03/10/2024 às 11h21min - Atualizada em 05/10/2024 às 12h03min

Liderança exponencial: Potencializando o crescimento e inovação das empresas

*Juliana Dimário, Diretora de Pessoas e Cultura da CBYK

THALITA TARTARELLI
Divulgação CBYK

A liderança exponencial, segundo Tonia Casarin, vai além dos modelos tradicionais de gestão, exigindo uma mentalidade adaptativa e inovadora para enfrentar os desafios do mundo moderno. Casarin propõe uma metodologia baseada nos 10 "Cs", que são competências fundamentais para desenvolver líderes capazes de catalisar o crescimento acelerado e sustentável.

Esses pilares incluem características como curiosidade, coragem e conexão, que, juntos, permitem aos líderes não apenas acompanhar as mudanças, mas também moldar o futuro de suas organizações. E quando falamos em liderança exponencial é a convergência entre a inovação e a tecnologia humana, como estratégia para que os líderes estejam abertos a mudar sua mentalidade e comportamento de forma que possam desenvolver competências que sejam à prova de futuro. 

O chamado “líder do futuro” possui as habilidades necessárias para absorver mudanças rápidas e complexas e se adaptar a elas, promovendo resultados positivos para a empresa, mesmo diante de um cenário de incertezas, onde inovar não é uma opção, mas uma obrigação para a sobrevivência do negócio. 

Essa liderança do futuro deve deixar um legado significativo, ajustando mentalidades e comportamentos para desenvolver competências humanas e essenciais. No entanto, para orientar esse desenvolvimento, considero valiosa a metodologia dos 10 "Cs" da liderança exponencial, de Tonia Casarin. São elas: 

Consciência: o autoconhecimento é essencial para um líder, permitindo que ele compreenda o impacto de suas ações e tome decisões mais alinhadas com valores e objetivos;

Cuidado: líderes que demonstram genuína preocupação com sua equipe criam um ambiente de confiança, promovendo crescimento e resultados positivos;

Confiança: a verdadeira liderança começa com a autoconfiança e se expande para capacitar e confiar no potencial do time;

Compaixão: ser compassivo é fundamental para melhorar relações, oferecendo suporte emocional tanto para si quanto para os outros;

Conexão e colaboração: estas habilidades interligadas garantem que um time se mova na mesma direção, aumentando a produtividade e criando um ambiente de trabalho saudável;

Causa: ter uma causa forte dá sentido ao trabalho, motivando os colaboradores a se dedicarem com mais entusiasmo;

Curiosidade e criatividade: a curiosidade leva à busca por soluções inovadoras, enquanto a criatividade as torna realidade. Juntas, essas habilidades impulsionam mudanças transformadoras;

Coragem: a coragem permite que líderes exponenciais enfrentam desafios e assumam riscos, sempre buscando o equilíbrio entre resultados e bem-estar;

Esses 10 Cs formam a base para uma liderança que não só atinge metas, mas também deixa um legado positivo e duradouro, com eles, os líderes são capacitados para navegar com sucesso no ambiente de constante mudança e inovação. Essa metodologia forma a base para uma liderança que não apenas reage às transformações, mas as antecipa e as molda. 

Em um cenário de crescimento acelerado e desafios complexos, o líder exponencial é aquele que inspira, conecta e potencializa sua equipe, gerando impacto positivo e sustentável para o futuro. Assim, a liderança exponencial se torna essencial para quem deseja prosperar e deixar um legado duradouro no mundo corporativo.

*Juliana Dimário é Diretora de Pessoas e Cultura da CBYK Consultoria e Seastorm Ventures, com certificação Internacional em Psicologia Positiva pelo WholeBeing Institute, Chief Hapiness Officer (CHO) pelo Instituto Feliciência, Colunista no RH Portal, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, e graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista.

Profissional voltada a Cultura Organizacional, Bem-estar e Comunicação Corporativa, com mais de 15 anos de experiência atuando em empresas de grande porte e multinacionais, na área de engajamento e clima organizacional, branding, jornada de cliente, comunicação corporativa e marketing de produtos.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Thalita Tartarelli do Nascimento
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.