30/09/2024 às 16h37min - Atualizada em 02/10/2024 às 08h04min

Rio de Janeiro ganha primeiro Hub FoodTech, no CEASP, e promete revolução tecnológica e sustentável da produção rural

Evento de apresentacão acontece dia 09 de outubro, em Ipanema, RJ

TATIANA FERRADOR
Ceasp
Divulgação
     
O CEASP, maior Centro Privado de Abastecimento de Alimentos do Brasil, localizado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, traz novidades em suas operações e com ações direcionadas às práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), ou seja, nas áreas Ambiental, Social e Governança. Vai sediar o primeiro Hub FoodTech no Estado, com objetivo de fortalecer a Agricultura Familiar, por meio da inovação e tecnologia. O projeto de lançamento acontece no dia 9, às 19h, na Arca Hub, em Ipanema. A entrada é frança.
Mais moderno e atento às necessidades de operações cada vez mais sustentáveis, o CEASP terá este parceiro que conectará produtores rurais aos grandes varejistas, com a vantagem de ofertar uma logística integrada, já que o transporte de mercadorias partirá diretamente dos produtores aos mercados. Posteriormente, o Hub será responsável também por vendas online, via Marketplace.
O projeto inovador conduzido pelo empresário varejista Gustavo Scarambone, que é sócio-empreendedor do CEASP, tem foco na inovação e na sustentabilidade, a começar pela capacitação dos profissionais envolvidos. Há, ainda, uma preocupação com a rastreabilidade e qualidade dos produtos em circulação e a transição agroecológica. Para isso, o Hub vai  adotar práticas que visam a conservação dos recursos naturais e o bem-estar da população, considerando os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos, assim como o redesignamento do agroecossistema, em busca de processos ecológicos equilibrados.
A preocupação social pensada durante o planejamento do projeto do Hub FoodTech, além de prever dezenas de cursos de capacitação para famílias de agricultores, primou por escolher como sede o CEASP justamente porque lá existe um Banco de Alimentos que já destinou, em apenas um ano, mais de 45 toneladas para o combate à fome à fome e ao desperdício, garantindo a segurança alimentar às familias em situação de vulnerabilidade social .
As ações meio ambiente também já foram planejadas pelo Hub. Até 2030, em consonância com os ODS 17 – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável pactuado pela ONU, o Hub Foodtech do CEASP vai reflorestar áreas degradadas com espécies nativas da Mara Atlântica, ajudando na preservação do Mico-leão-dourado, primata que só existe no Rio de Janeiro e ainda figura na lista de animais em extinção. “Com isso, vamos provar que é possível conciliar Agricultura com Meio Ambiente, por exemplo, executando ações de fomento ao plantio de Agroflorestas”, pontuou Scarambone.


SERVIÇO:

Evento:  Apresentação do projeto Hub Foodtech
Quando: 09/10/2024
Horário: 19h às 22h
Onde: Arca Hub - Rua Jangadeiros, 48 – Ipanema – Rio de Janeiro
Entrada franca
Mais informações: 22 99877-3989





Informações para a imprensa:
THRIVE Soluções Empresariais
(11) 9 8245-0919
Tatiana Ferrador
[email protected]
www.thrivesolucoes.com.br



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Tatiana Ferrador Neix de Brito
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.