No mundo globalizado e conectado, para alcançar novas oportunidades, muitas pessoas e empresas buscam outros mercados. Entre os países mais desejados por estudantes, profissionais ou empreendedores estão: Estados Unidos, Portugal, Canadá, Austrália, Reino Unido e Espanha.
O ambiente econômico passa de forma intensa e contínua por um processo acelerado de integração entre os diversos agentes. O mundo está muito menor do que era há alguns anos. Produzir na China e vender para os Estados Unidos; fabricar nos Estados Unidos e negociar para a Europa; produzir no Brasil e vender para a China; contratar uma empresa de marketing digital no Brasil para alavancar negócios em outros países, são exemplos de atividades que se tornaram corriqueiras.”, afirma Ricardo Cerqueira Leite, sócio-fundador do Cerqueira Leite Advogados Associados, e CEO da Oneworld International Partners (OWIP), empresa líder em internacionalização de negócios.
Para quem quer investir em outros países com sucesso é necessário planejar e desenvolver habilidades. Ricardo Cerqueira Leite compartilha orientações valiosas para o processo de internacionalização com segurança:
1 - Despertar pessoal para as oportunidades no exterior Num país continental como o Brasil, com mais de 210 milhões de pessoas, há um contingente enorme que pode caminhar pela trilha da internacionalização individual e contribuir para gerar oportunidades aos menos favorecidos.
As pessoas precisam se internacionalizar antes de suas organizações. O caminho de novos mercados pelas empresas, sem a internacionalização dos indivíduos que integram ou apoiam essas organizações muito dificilmente ocorrerá ou, se desenvolverá em limites abaixo do potencial.
2 - Superar a distância psicológica O maior elemento para mudar qualquer história e percorrer a nova trajetória é o desejo. Ter o global mindset, assim ampliar a visão para a atuação internacional.
3 - Compreender a cultura e aprimorar habilidades É fundamental o pensamento para o aprendizado, desenvolver habilidades, conhecer outros idiomas, estudar sobre a história e a cultura de outros países. Fazer curso no exterior, saber dos sistemas, educação continuada e se especializar.
4 - Redes de contatos e relações Ainda no Brasil participar de alguma organização internacional. É importante cultivar relacionamentos sólidos. Contar com consultores especializados, instituições ou soluções que possam estabelecer parcerias e viabilizar esse processo.
5 - Os meios jurídicos e financeiros Construir história de crédito no país desejado, abrir conta corrente fora do país e fazer um investimento internacional, ainda que de pequeno porte. Para os empreendedores constituir uma pessoa jurídica estrangeira como veículo para participações em outras empresas. Buscar a segunda cidadania. Criar o planejamento sucessório que contenha pessoas jurídicas internacionais.
“
Ao seguir essa trilha e as boas práticas, o conjunto de experiências no ambiente internacional trará mais segurança para outros passos e um novo leque de oportunidades.”, indica Ricardo Cerqueira Leite.
Sobre Oneworld International Partners: Empresa no ramo de internacionalização de negócios e pessoas no eixo Estados Unidos, China, Portugal e Brasil. Acredita no empreendedorismo sem fronteiras e atua com ética, equidade, honestidade e cooperativismo. Oferece um conjunto de soluções por meio de diagnóstico, estudo de mercado, abertura de canais, soluções regulatórias e jurídicas de modo a propiciar o ingresso e desenvolvimento em novos mercados.