No próximo dia 30 de setembro, às 19h, o Sindi Clubes - Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo sediará uma série de palestras que abordará temas essenciais como Racismo, Discriminação de Gênero e Assédio no ambiente de trabalho. O evento contará com especialistas renomados que discutirão os desafios e soluções para essas questões, trazendo luz a problemáticas ainda presentes no mercado de trabalho brasileiro. O evento é gratuito e aberto ao público.
"Estamos muito orgulhosos em promover essa série de palestras, que traz à tona temas tão importantes e urgentes no ambiente de trabalho. Racismo, discriminação de gênero e assédio são questões que precisamos enfrentar de frente, criando espaços de diálogo e conscientização. Nosso objetivo é que, a partir desses debates, possamos contribuir para a construção de ambientes mais inclusivos e respeitosos, não apenas nos clubes, mas em toda a sociedade," declara Paulo Movizzo, presidente do Sindi Clubes.
Entre os palestrantes confirmados, está Alisson Silva Garcia, especialista em igualdade racial e de gênero, que discutirá as raízes históricas do racismo e da discriminação de gênero. Andrea Mauro Ceneviva, com vasta experiência em assédio no ambiente corporativo, abordará os aspectos legais e culturais dessa forma de violência. Já Armando Ferreira, representando a Associação Portuguesa de Desportos, trará um case de sucesso com a campanha "Não ao Racismo", detalhando a experiência do clube em combater o preconceito racial e o evento será mediado por Marcelo Parra, advogado pós-graduado em Direito Processual Penal, que conduzirá as discussões e estimulará a troca de ideias entre os palestrantes e o público presente.
Dados sobre racismo e assédio no trabalho
Estudos recentes reforçam a urgência de discutir esses temas. Uma pesquisa da CEGOS, empresa de treinamento e desenvolvimento, aponta que 75% das empresas brasileiras reconhecem o racismo como a principal forma de discriminação no ambiente de trabalho. Além disso, os dados sobre assédio revelam um cenário alarmante: cerca de 18,3% das mulheres relataram ter sofrido assédio sexual no trabalho, percentual cinco vezes maior que o dos homens (3,4%). No que se refere ao assédio moral, 31% das mulheres já foram vítimas, em comparação a 22% dos homens, segundo levantamento da startup de aconselhamento jurídico Forum Hub.
SERVIÇO
Palestra sobre Racismo, Discriminação de Gênero e Assédio
Data: 30 de setembro - segunda-feira
Horário: 19h
Local: Sede do Sindi Clubes
Endereço: Av. Indianópolis, 668 - Moema
Evento aberto ao público e gratuito
SOBRE OS PALESTRANTES
Andrea Mauro Ceneviva
Consultora Co-Fundadora da MMC Coaching & Training, com mais de 25 anos de experiência. Atua como formadora, palestrante, consultora e mentora em desenvolvimento de liderança e coaching executivo. Professora convidada do MBA em Gestão de Clubes da Universidade USCS e do Curso de Gestão do Esporte do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.
Tema: conhecimento e experiênca com o tema ASSÉDIO
Armando Ferreira
Publicitário, especialista em Marketing Esportivo. Em 2020, assumiu o cargo de vice-presidente de marketing da Associação Portuguesa de Desportos com o desafio de reformular e implementar o novo Programa Sócio-Torcedor.
Tema: experiência da Portuguesa com a campanha exitosa de NÃO AO RACISMO
Alisson Silva Garcia
Advogado, especialista em Direito Penal e mestre em Criminologia Forense. Bacharel em Educação Física e presidente da Comissão de Igualdade Racial e de Gênero da OAB de São Bernardo do Campo. Alisson possui ampla experiência em defesa criminal, combinando sua formação técnica com uma abordagem humanística para oferecer uma defesa estratégica em casos de alta complexidade.
Tema: questão histórica da Igualdade Racial e de Gênero
Mediador Marcelo Parra
Graduado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP; Pós-Graduação "Lato Sensu" em Direito Processual Penal pela Escola Paulista da Magistratura. Atualmente, é presidente da Comissão de Assistência Judiciária da 39a Subseção da OAB/SP. Desde 2016, é Auditor (juiz) do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paulista de Basketball.
Sobre o Sindi Clubes
Completando 35 anos de existência em 2024, o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo - Sindi Clubes - é o único representante oficial dos clubes esportivos, sociais, culturais e recreativos no Estado de São Paulo, com uma base de 1,4 mil clubes representados, que empregam diretamente 40 mil colaboradores e reúnem aproximadamente 2,5 milhões de associados. Fundado em 1989, tem por objetivo promover e defender os interesses dos clubes, bem como contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do segmento. O sindicato atua em diversas frentes, como na negociação das convenções coletivas de trabalho da categoria, na oferta de serviços de consultoria jurídica e técnica, e na realização de eventos e cursos voltados para a gestão e operação dos clubes. Além disso, o Sindi Clubes busca fomentar a integração e o intercâmbio entre os associados, visando fortalecer o setor e proporcionar experiências positivas aos frequentadores dos clubes associados.
Mais informações: https://sindiclubesp.com.br/home/ Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Keise Tiffany Astolpho
[email protected]