Entre os benefícios da era digital, possibilitados pelos avanços tecnológicos no setor financeiro, está o surgimento dos bancos digitais. Essas instituições financeiras oferecem serviços bancários totalmente online, com contas digitais que podem ser abertas por meio de apps e soluções que podem ser solicitadas e administradas na palma da mão.
Impulsionados pelas gerações mais jovens e pelo sucesso do “roxinho”, os bancos digitais caíram nas graças do público e se tornaram concorrentes diretos dos grandes bancos tradicionais. “Ainda assim, muitos dos novos bancos não conseguem oferecer certos serviços que os ‘bancões’ conseguem. Além disso, muitas pessoas ainda não se desvincularam totalmente de suas contas em bancos tradicionais, dificultando que os novos bancos retenham os recursos de seus clientes”, comenta Renan Basso, co-fundador e diretor da MB Labs. Com isso, o especialista listou algumas dicas de como os bancos digitais podem fidelizar ainda mais seus correntistas.
Incentivos e benefícios aos clientes
A forma mais certeira de chamar a atenção e cativar um possível novo cliente é ofertando bons incentivos e as melhores e mais diversas opções de benefícios. Desde conta corrente sem taxas, empréstimos com juros reduzidos ou vantagens ao usar o cartão de crédito, como pontos, parcerias com lojas ou companhias aéreas, entre outros. Muitos desses benefícios já são bastante comuns nos grandes bancos, mas os digitais ainda estão caminhando e criando parcerias para oferecer serviços similares.
Quando a instituição tem acesso aos registros bancários de seus clientes e como ele transaciona seu dinheiro, o sistema é capaz de identificar possíveis serviços que possam fazer sentido para ele. “Por isso é tão importante para esses bancos reter o cliente e entender o comportamento dele. Se ele costuma pagar prestações de aluguéis de carros, por exemplo, e a instituição tiver uma parceria com uma empresa similar, é possível oferecer melhores ofertas e conquistá-lo em outro serviço”.
Além disso, as novas gerações não se sentem presas ou fiéis a apenas um banco, como antes. “Eles utilizam os serviços que proporcionam os benefícios que melhor atende os interesses e estilo de vida dele, independente da instituição financeira, e o Open Finance estimula esse comportamento. Eles podem usar o cartão de crédito de um banco, por ter melhores benefícios, como entradas no cinema ou pacote de milhas aéreas, e a conta corrente de outro banco, por exemplo. Por isso, a importância de oferecer diversos tipos de incentivos a eles”.
Quantidade de produtos financeiros
A maior diferença entre os bancos digitais e os bancos tradicionais é a quantidade de serviços disponíveis para os clientes. Muitos dos bancos digitais ainda estão se consolidando em determinada frente financeira e investindo nela. Por isso, é incomum ver bancos digitais oferecendo financiamento de automóvel ou imóvel, algum tipo de seguro ou plano de saúde ou CDB, por exemplo.
“As instituições financeiras da velha guarda estão extremamente consolidadas no país, muitas delas batem recordes de faturamento ano após ano, tornando mais fácil oferecer soluções de com alto risco e que envolvem algum tipo de empréstimo, como o financiamento. Essa é uma fatia consideravelmente grande no mercado brasileiro, já que grande parte da população precisa desses serviços para conquistar diversos objetivos de vida”.
Confiança
Por serem relativamente novos, os bancos digitais ainda podem ser vistos como inseguros, os correntistas podem ter receio de deixar os seus bens em uma instituição pouco consolidada, por medo de quebra. “Nesse caso é importante transmitir confiança e investir em marketing digital ou em divulgações positivas. Consolide um serviço, como cartão de crédito, e mostre constantemente que a empresa está crescendo ano a ano, com parceiros consolidados e relevantes no mercado. Isso passa credibilidade”.
Relacionamento com o cliente
Outro ponto diferencial entre as modalidades de banco é o relacionamento entre empresa e cliente. Está no DNA dos bancos digitais que todos os serviços e contatos sejam feitos de forma totalmente online, mas para atingir outras gerações é importante mostrar que é fácil e rápido resolver qualquer tipo de demanda ou problema.
Por mais que os gerentes de conta sejam cada vez menos citados entre os serviços oferecidos, os grandes bancos ainda contam com eles e isso passa uma certa proximidade entre instituição e correntista. “Para alguns clientes ainda é importante saber que, caso precise tirar alguma dúvida ou denunciar algum tipo de golpe, por exemplo, eles podem contar com uma pessoa real para ligar e resolver seus problemas o mais rápido possível”.
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BARBARA CESAR FRANCO
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