19/09/2024 às 18h13min - Atualizada em 20/09/2024 às 08h09min

Falar mal da empresa nas redes sociais pode levar a demissão por justa causa, alerta especialista

Advogado em direito do trabalho explica como posts na internet podem afetar o emprego e oferece orientações para evitar problemas trabalhistas

TG COMUNICAçãO
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Com o crescimento do uso das redes sociais, as fronteiras entre o pessoal e o profissional estão cada vez mais tênues. Comentários sobre o trabalho em plataformas como LinkedIn, TikTok e Instagram podem trazer consequências sérias, incluindo demissões por justa causa, alerta Giovanni Cesar, advogado especialista em Direito do Trabalho. 

Segundo ele, as empresas têm observado cada vez mais esse tipo de comportamento e aplicado medidas disciplinares que, em alguns casos, resultam na demissão por justa causa.

Cuidado com as redes: o que pode levar à justa causa?

“Com o aumento do uso das redes sociais, é comum que funcionários expressem suas frustrações online. Os tribunais têm entendido que, ao prejudicar a imagem da empresa, o empregado pode ser demitido por justa causa, pois afeta a honra e a reputação do empregador”, explica.

Esses casos são considerados graves o suficiente para que a empresa não precise aplicar advertências ou suspensões. O artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trata das faltas graves, e uma das razões para demissão por justa causa é o ato lesivo à honra e à boa fama do empregador. Cesar explica que, “nesses casos, o impacto na imagem da empresa é considerado grave o suficiente para justificar a demissão imediata, sem a necessidade de advertências prévias”.

Dúvidas comuns sobre redes sociais e justa causa

Quais comportamentos nas redes podem levar à justa causa?
Publicações que prejudiquem a imagem da empresa, revelem informações confidenciais ou ofendam colegas e superiores podem justificar a demissão por justa causa.

Existe a possibilidade de reverter uma demissão por justa causa?

Reverter uma demissão por justa causa é difícil, mas não impossível. O trabalhador deve comprovar que não houve intenção de prejudicar a empresa ou que a situação foi mal interpretada.

Como os trabalhadores podem se proteger ao usar redes sociais?
Evitar mencionar a empresa ou seus colegas diretamente nas redes já é um bom começo. Além disso, seguir as políticas internas sobre o uso de plataformas digitais é essencial.

Como as empresas devem agir e evitar situações de conflito com os funcionários?

A prevenção é o melhor caminho. Uma comunicação direta sobre o que é permitido, ou não, nas redes sociais pode evitar conflitos e demissões por justa causa. 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Tais Gomes Oliveira
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