17/09/2024 às 14h11min - Atualizada em 19/09/2024 às 08h00min

Sediada na zona sul da capital paulista, a instituição filantrópica tem um novo braço em Santo André (BA) e aumenta sua rede de atividades e apoiadores

Rumo aos 70 anos de atividade, o Lar da Bênção Divina expande sua atuação em projetos voltados para o desenvolvimento intelectual, cultural e esportivo a 500 famílias em situação de vulnerabilidade social

MACIDA JOACHIM
Acervo pessoal
Rumo aos 70 anos de atividade, o Lar da Bênção Divina expande sua atuação em projetos voltados para o desenvolvimento intelectual, cultural e esportivo a 500 famílias em situação de vulnerabilidade social
Sediada na zona sul da capital paulista, a instituição filantrópica tem um novo braço em Santo André (BA) e aumenta sua rede de atividades e apoiadores

Lar: casa. Forma carinhosa para definir onde vive e convive uma família. Dentro desse espírito fraterno, o Lar da Bênção Divina tem, desde 1956, ajudado a construir uma sociedade mais justa e igualitária. O que começou com a doação de sopa a famílias em vulnerabilidade social no entorno do aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, cresceu e hoje oferece projetos de educação, cultura e esporte de excelência a crianças e jovens, além de atividades profissionalizantes às suas famílias.
Baseada no Jardim Prudência, zona sul de São Paulo, o Lar tem várias frentes de um trabalho multidisciplinar que visa contribuir para o desenvolvimento individual e coletivo. “A ideia é valorizar e estimular cada vez mais novos talentos de forma continuada, promovendo a inclusão social e a formação cidadã de forma a inspirar ainda mais gente, já que estamos há três gerações nesse propósito!”, explica Fernanda Lancellotti, presidente da ONG e neta da dona Judith, fundadora do Lar.
Com foco na primeira infância, o Lar criou o CEI - Centro de educação infantil, conveniado com a prefeitura de São Paulo desde a década de 1980 para atender bebês de 0 a 4 anos da região. No começo eram 30 e hoje são 140 em período integral, que recebem cinco refeições por dia (são mais de 4 milhões de refeições servidas desde 1980!), além de atividades artísticas e toda a infraestrutura necessária para que cresçam com saúde e oportunidades para seu pleno desenvolvimento.
Para os mais velhos, com idade entre 6 e 16 anos, são oferecidos projetos de contraturno escolar a alunos da rede pública, com aulas de reforço nas disciplinas de Português e Matemática e oficinas gratuitas de Artes, Teatro, Dança, Coral, Flauta Transversal, Viola, Violino, Violoncelo, Xilofone e musicalização. Elas acontecem de segunda a sexta-feira e recebem atualmente 140 pessoas. “Recentemente, três alunos foram aprovados na Emesp Tom Jobim, uma referência no ensino profissionalizante de música. Em 2019, nossa Orquestra Experimental apresentou, juntamente com o teatro e a dança, o espetáculo ‘Quantos Quilômetros mede um sonho?’ na imponente Sala São Paulo, que foi aplaudido por mais de 1000 pessoas e tornou-se uma marco na história do LAR. Além disso, em 2023, concretizamos um antigo sonho e conseguimos financiar uma bolsa de estudos aos alunos da Camerata de cordas”, conta Fernanda.
Direcionada à faixa etária dos 8 aos 16 anos de idade, um outro projeto foi criado em 2019: o “Corpo e mente em movimento”, que fomenta valores como: trabalho em equipe, disciplina, respeito, autoconfiança e liderança por meio de aprendizagens esportivas, educacionais e de convívio social para o desenvolvimento físico e mental. Atualmente, 320 crianças e adolescentes participam das aulas de futebol, aikidô e xadrez - atividade que já resultou em conquistas de troféus e medalhas no Campeonato Paulista! 
Mais do que isso: o projeto está em expansão e em 2022 iniciou uma parceria com a instituição Tapera das Artes, que atua há mais de 30 anos no Ceará, com a proposta de promover um intercâmbio pedagógico de expertises entre as duas instituições, a exemplo de uma oficina de lutheria. Em 2024, o projeto também se expandiu com para a Bahia, atendendo 80 alunos com treinamentos esportivos.
Para além destas atividades e atento às demandas da própria comunidade no entorno de sua sede em São Paulo, o Lar criou em 2018 um outro projeto: o LabLar de cultura maker, em bom português o “faça você mesmo”, cujo principal conceito é de qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, possa criar suas próprias soluções para problemas do cotidiano. No espaço são ministradas aulas de robótica e design thinking pedidas pelos adolescentes.
Outro programa de destaque é o “Costurar tá na moda”, pensado para capacitar adultos em aulas de corte, costura, crochê e bordado contemporâneos, além de técnicas de tingimento natural e empreendedorismo. Nas oficinas, as pessoas são estimuladas a confeccionar roupas de forma sustentável para que tenham uma nova perspectiva sobre os materiais existentes, questionando o consumo contínuo de novos itens e incentivando a reutilização de resíduos têxteis, visando dar-lhes uma nova vida. O curso, que contou com 20 turmas com 10 participantes em cada uma, promoveu um maior empoderamento feminino, novas oportunidades de trabalho e renda (muita gente aprendeu a precificar suas peças e avançar na venda delas nas redes sociais)  e também a troca de saberes, fortalecendo os laços comunitários.

Lar, doce lar

E como tudo isso acontece? É como diz a Brendha de Jesus Machado, atendida pelo Lar desde 2020: “O Lar é como coração de mãe: sempre cabe mais um”. A sustentabilidade da instituição depende do apoio de pessoas e empresas por meio de doações e projetos incentivados. Todos podem fazer parte desta família, sendo um apoiador mensal ou pontual, direcionando seu imposto de renda para os projetos (pessoas físicas e jurídicas podem destinar até 6% dos seus impostos para projetos incentivados), realizando um projeto de voluntariado, adquirindo produtos na lojinha, participando de eventos e muito mais.
Todas as iniciativas do Lar provam que ele, com quase 70 anos, está amadurecendo em sinergia com a modernidade e o conceito de ESG - deixando uma obra permanente sob o lema “Who Cares Wins” (em português, “Quem se importa, ganha“), mostrando seu envolvimento com as boas práticas de comprometimento com a superação da desigualdade, o bem-estar de todos os envolvidos na cadeia, o desenvolvimento de ações voltadas à inovação e à sustentabilidade e à política de transparência. Importante ressaltar que o Lar possui desde 2021 um conselho de administração e fiscalização,  que divulga os resultados alcançados em relação às metas estabelecidas e é auditado anualmente. Este ano, por exemplo, o Lar conquistou o certificado do Selo Doar da ONG Instituto Doar, que valida a seriedade e impacto do trabalho. “Temos a responsabilidade de fazer a prestação de contas de todas as despesas e investimentos realizados mensalmente e anualmente. Todo apoiador e patrocinador tem livre acesso ao LAR, localizado na R. Francisco Telles Dourado, 199/202, Jardim Prudência, São Paulo/SP. São dois prédios: um dedicado ao CEI e outro aos Projetos de Contraturno escolar. As atividades de futebol são realizadas no CDC Cidade Ademar, a 5 minutos de caminhada da sede. Venha nos conhecer de perto! A meta é montarmos um fundo perpétuo do Lar, para que esse trabalho de amor seja legado às gerações futuras”, diz Fernanda.

Mais sobre o LAR (www.bencaodivina.org.br)

A Associação Lar da Benção Divina é uma instituição filantrópica que, desde 1956, presta serviços de apoio às comunidades do entorno do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, entre elas a Coreia, Vila Inglesa, Buraco Quente e Vila Santa Catarina. No início, a instituição oferecia sopa feita por voluntários. Em 1980, firmou convênio com a Prefeitura tornando-se creche. De lá para cá, expandiu sua atuação profissionalizando sua gestão - passando de uma ONG familiar para uma estrutura mais robusta que conta com uma superintendente,  um conselho e profissionais de extrema qualidade.
Hoje o Lar também tem projetos incentivados no contraturno escolar envolvendo esporte, reforço escolar e cultura e apoia cerca de 600 crianças e famílias só em sua sede, visando desenvolver a autonomia, o resgate da cidadania e a quebra de barreiras sociais por meio da qualidade na educação.
Desde 2020 a Gestão do LAR tem se dedicado a participar de programas de aceleração como o VOA (2020 e 2021),  Malwee (2023) e Instituto Ultra (2024). Estes programas oferecem discussões importantes sobre os processos e a gestão de pessoas nas organizações. “Os resultados são pensados para a posteridade. Esse ato de abrir portas gera exemplos e se multiplica por meio de outras iniciativas”, explica Manoela Cervi, diretora-geral do LAR.


Fotos de acervo para divulgação: https://postimg.cc/gallery/fyMjh46


Lar da Bênção Divina
Rua Francisco Teles Dourado, 199/202 – Jd Prudência  - SP

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Macida Joachim
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.