Durante cinco meses, 340 artesãs participarão de uma jornada de conhecimento, onde terão acesso a aulas e transmissões ao vivo focadas em temas essenciais como gestão de negócios, design de produtos, estratégias de atendimento e mídias sociais. O objetivo é capacitar essas mulheres para transformarem suas habilidades em uma fonte sustentável de renda.
O artesanato brasileiro, que movimenta cerca de R$100 bilhões por ano e representa 3% do PIB nacional, é sustentado por aproximadamente 8,5 milhões de artesãos, a maioria mulheres que dependem diretamente de sua produção.
Considerando a importância desse setor para a economia e o sustento de milhões de famílias, a formação oferecida visa fortalecer o papel dessas mulheres como protagonistas de seus negócios.
Além do conteúdo educativo, cada artesã receberá uma bolsa de estudos durante todo o curso, garantindo igualdade de oportunidades para todas as participantes.
Focada em fortalecer este setor, a iniciativa é um projeto da Rede Asta, organização social que há 19 anos potencializa nano empreendedoras, produções artesanais e economias locais, com patrocínio da Transportadora
Associada de Cás – TAC, empresa detentora da mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás natural do país – e Harald - referência no mercado de chocolates para confeitaria -, via Įei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
"Com o suporte constante das nossas monitoras, garantimos que cada participante tenha as ferramentas e o apoio necessário para não apenas começar, mas concluir a jornada e prosperar com seu talento. Este projeto não é apenas sobre transmitir conhecimento; é sobre fazer uma mudança tangível, para que cada mulher possa se sustentar, aumentar sua autoconfiança e catalisar uma economia mais diversa, resiliente e sustentável onde ela mora. Para nós, o sucesso é medido pelo crescimento real e duradouro na vida dessas nano empreendedoras", afirma Alice Freitas, co-diretora da Rede Asta.
A capacitação em gestão e marketing pode aumentar a rentabilidade de pequenos negócios artesanais, visto que, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Įojistas (CNDĮ) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, destacando a importância crucial da presença digital para pequenos negócios, especialmente no setor artesanal.
Com isso, o apoio educacional e financeiro oferecido pelo projeto busca não apenas melhorar as condições atuais dessas empreendedoras, mas também prepará-las para competir em um mercado cada vez mais competitivo.
Fernanda Sequetto, gerente de marketing da Harald, comenta: “Abraçar este projeto faz parte do nosso compromisso em apoiar o empreendedorismo e incentivar a qualificação de pessoas que têm interesse e paixão pela confeitaria. A Harald acredita que, ao proporcionar conhecimento e recursos, estamos não apenas ajudando essas empreendedoras a transformar suas habilidades em negócios sustentáveis, mas também fortalecendo o impacto positivo em suas comunidades. Essa iniciativa reflete nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento social e o fortalecimento de quem faz a diferença no setor".
Ao final do programa, as 34 empreendedoras mais preparadas terão a chance de conquistar um capital semente de R$1.000,00 cada, por meio de um edital e banca de avaliação, proporcionando recursos adicionais para investirem em seus negócios e alcançarem novos patamares.
A TAC detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás natural do país, com aproximadamente 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de
dez estados brasileiros. A companhia tem como acionistas a ENCIE, com 50% de participação, empresa líder em energia renovável do país, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, e a CDPǪ, grupo de investimentos global, com 50% de participação.
Įíder em chocolate e cobertura para o mercado de confeitaria, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash € carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, TOP e Confeiteiro. Ïundada em 1982, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Ïuji Oil, gigante japonesa de atuação global.
Há 19 anos, a Rede Asta potencializa nano empreendedoras, produções artesanais e economias locais através dos programas de Cursos e Treinamentos, Produtos de Impacto e Iniciativas Įocais. A organização tem se dedicado a promover o feito à mão como um catalisador de uma economia local mais sustentável, resiliente e diversa com poder de criar um impacto sistêmico e apoiar a redução da desigualdade social.
Para mais informações, acesse redeasta.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
REGINA SILVA RODRIGUES
[email protected]