O crescente consumo de streaming tem sido uma tendência na indústria do entretenimento, refletindo mudanças no comportamento dos consumidores e abrindo novas oportunidades para a publicidade, especialmente em Connected TV (CTV). Segundo um estudo recente da Nielsen, o tempo gasto em streaming atingiu 40,3% do uso total da TV nos EUA. Este aumento destaca a transformação contínua na forma como o público consome conteúdo e a importância do streaming como plataforma dominante, no último estudo da Comscore sobre o setor, do total da população brasileira, na internet, 50% assistem conteúdos em tv conectada.
O aumento significativo no consumo de streaming se deve a diversas razões. Primeiro, há uma crescente demanda por flexibilidade e personalização, os consumidores hoje desejam escolher o que assistir, quando assistir e onde assistir, e o streaming oferece exatamente essa liberdade. A possibilidade de acessar uma vasta gama de conteúdos, sem a necessidade de seguir horários fixos de programação, tem atraído uma audiência cada vez maior.
A conveniência também é um ponto importante. A integração de serviços de streaming em dispositivos móveis permite que os consumidores acessem suas plataformas preferidas em qualquer lugar e a qualquer momento por um custo acessível e que elimina a necessidade de equipamentos caros e contratos extensos. Para a publicidade, a conveniência se dá em permitir, também, uma ótima oportunidade para retargeting, ou seja, impactar o público de interesse de acordo com seus objetivos e em diferentes dispositivos.
Com o crescimento do streaming, as marcas têm uma oportunidade valiosa para impactar o seu público-alvo através da TV Conectadas. A principal vantagem desse recurso é a capacidade de alcançar audiências altamente segmentadas e qualificadas, com base em dados comportamentais e demográficos.
“Diferente da TV tradicional, que frequentemente exibe anúncios para um público amplo e não segmentado, CTV permite que as marcas direcionem suas campanhas com mais precisão. Isso significa que, ao invés de gastar recursos em uma audiência genérica, as marcas podem focar em segmentos específicos de consumidores com base em interesses, hábitos de visualização e outros critérios relevantes e ainda terem uma análise precisa sobre o desempenho dessas campanhas”, explica Paulo Fernandes, Diretor Geral da Siprocal no Brasil
Os anúncios em CTV podem ser integrados diretamente ao conteúdo de streaming, proporcionando uma experiência mais fluida e menos intrusiva para os espectadores, quase 55% dos entrevistados na pesquisa realizada pela Comscore, admite preferir conteúdo gratuito ou de baixo custo com anúncios do que pagar uma assinatura integral para streaming e cerca de 60% diz lembrar-se dos anúncios que viram antes dos conteúdos. A integração permite que as campanhas publicitárias se misturem de forma natural com o conteúdo que os usuários estão assistindo, em vez de interromper a experiência.
Além disso, a publicidade em CTV oferece oportunidades para formatos mais criativos, como anúncios que permitem interação direta com o conteúdo, experiências imersivas e até mesmo a capacidade de realizar compras instantâneas. Paulo acredita que a publicidade em CTV está alinhada com as futuras tendências de consumo. “Com a crescente adoção de dispositivos de streaming e a preferência por conteúdo sob demanda, investir em CTV permite que as marcas se posicionem na vanguarda das tendências de mídia. Isso não só ajuda a atingir o público atual de maneira mais eficaz, mas também prepara as marcas para se adaptarem à medida que o cenário da mídia continua a evoluir”.
Em suma, investir em publicidade digital em CTV oferece às marcas uma oportunidade única e estratégica para alcançar audiências segmentadas com campanhas personalizadas. Essa abordagem não apenas permite que a marca se posicione de maneira assertiva no crescente mercado de streaming, mas também facilita a construção de conexões mais autênticas com seus consumidores. Além disso, ao integrar experiências publicitárias diretamente no conteúdo, as marcas têm a chance de criar um impacto duradouro, reforçando sua presença na mente dos espectadores e consolidando relacionamentos mais sólidos com seu público-alvo.
Sobre a Siprocal
A Siprocal é uma plataforma de tecnologia para mídia que ajuda publishers, operadoras e anunciantes líderes nas Américas a crescerem e monetizarem sua base de usuários em múltiplos dispositivos, utilizando o acesso direto a audiências e inteligência de dados first-party para promover novas conexões e conversões. Presente em todo o continente americano, a Siprocal impacta todos os meses centenas de milhões de pessoas em seus canais favoritos, sejam eles celulares, TVs conectadas, streaming ou games. Para mais informações, acesse: www.siprocal.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MYLENA VITORIA QUINTAO
[email protected]