06/09/2024 às 10h38min - Atualizada em 10/09/2024 às 08h00min

Educadores da rede pública de Pindamonhangaba participam de capacitação do projeto Arte na Travessia

O objetivo da iniciativa é utilizar arte e cultura como recursos de aprendizagem socioemocional para a educação integral. Mais de 20 escolas e quase 8 mil alunos são beneficiados direta e indiretamente

FáBIO MALVEZZI / FIBRA COMUNICAçãO
Divulgação
 

Tão importantes para a formação integral quanto as bases disciplinares do conhecimento, as competências socioemocionais precisam ser também trabalhadas desde cedo com as crianças e jovens, possibilitando que atinjam plenamente seu potencial para uma vida mais próspera. E qual o melhor recurso para isso do que usar as expressões artísticas, em todo o seu contexto de linguagem universal? Esse é o propósito do projeto Arte na Travessia, implementado desde maio em 27 escolas da rede municipal de Pindamonhangaba (SP) pela Evoluir, com patrocínio da Novelis, apoio da Secretaria Municipal de Educação e incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) do Ministério da Cultura.

 

Beneficiando direta e indiretamente quase 8 mil alunos do Ensino Fundamental no município, o Arte na Travessia inclui a capacitação de mais de 30 educadores para que possam aplicar em sala de aula as atividades propostas, sempre com acompanhamento pedagógico. São cinco módulos de formação presencial, totalizando 27 horas, com conteúdo que envolve temas como autocuidado, equilíbrio emocional, trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. As escolas recebem também um acervo literário com seis diferentes títulos e que conversam diretamente com essa programação.

 

“Os professores de Pindamonhangaba já participaram de dois módulos formativos e devemos ter mais um módulo agora em agosto, com foco em empatia e cooperação”, conta Thais Buratto, coordenadora do Arte na Travessia na Evoluir. “Em cada uma das etapas, promovemos vivências que abordam as competências socioemocionais, e é muito gratificante ver como os educadores se engajam, refletem sobre o seu autoconhecimento e sobre o desenvolvimento pessoal de seus alunos, com muita disposição para aplicar tudo em sala de aula”.

 

Thaís explica que as atividades do projeto utilizam diversos recursos, como músicas, vídeos, desenhos e dinâmicas em grupo, para trazer o conhecimento de forma mais lúdica e prática. “Em uma delas, por exemplo, propomos que as crianças ouçam determinadas canções e compartilhem as emoções que surgem a partir dessa experiência. Em outra, após a apresentação de uma série de referências artísticas, elas produzem seu autorretrato, utilizando cores e materiais de acordo com sua sensibilidade. Nos dois casos, é a arte que possibilita acessar e concretizar sentimentos, tudo conduzido de forma segura e planejada pelo professor, que já vivenciou a mesma dinâmica na capacitação”.

 

A coordenadora da Evoluir acrescenta que a última ação do projeto é uma mostra cultural realizada pelas escolas, prevista para novembro, com a exposição dos trabalhos executados pelos alunos. “É um momento de confraternização entre todos os participantes, mas também onde os estudantes podem ter essa experiência de ter sua produção artística compartilhada com colegas, familiares, amigos e comunidade em geral, lembrando que cada uma daquelas obras traz um significado particular, especial, ligado a uma competência socioemocional desenvolvida”.

 

“O projeto Arte na Travessia está sendo muito interessante, estou fazendo o possível para seguir os passos realizados e também absorver o máximo de informações, pois conseguimos perceber a importância do desenvolvimento socioemocional para todos, de forma individual e para a comunidade”, destaca o professor Anderson Darci da Silva, mais conhecido como Miro, da Escola Municipal Joaquim Pereira da Silva. “Ele colabora para a educação integral,  fazendo com que os alunos adquiram habilidades que serão úteis em todos os momentos da vida, como a capacidade de resolver problemas, de reflexão, de lidar com a frustração e o desapontamento. Nas turmas em que já realizei as atividades propostas, os alunos gostaram muito, foi algo diferente e acho que por isso despertou a atenção”.

 

"Na Novelis, entendemos que o desenvolvimento integral dos jovens vai além do ensino tradicional. Ao apoiar o projeto Arte na Travessia, reafirmamos nosso compromisso com a educação e o fortalecimento das competências socioemocionais, elementos essenciais para a construção de comunidades mais resilientes e inovadoras. Acreditamos que, ao investir em iniciativas como essa, contribuímos para um futuro mais próspero e sustentável", Eunice Lima, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Participam desta edição do Arte na Travessia em Pindamonhangaba educadores das escolas: a CMEI José Ildefonso Machado, E.M. Dr. André Franco Montoro, E.M. Arthur de Andrade, E.M. Dr. Ângelo Paz da Silva, E.M. Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães, E.M. Prof. Felix Adib Miguel, E.M. Profª. Gilda Piorini Molica, E.M. Profª. Isabel do Carmo Nogueira, E.M. João Cesário, E.M. João Kolenda Lemos, E.M. Prof. Joaquim Pereira da Silva, E.M. José Gonçalves da Silva Seu Juquinha, E.M. Prof. Lauro Vicente de Azevedo, E.M. Profª. Maria Aparecida Arantes Vasques, E.M. Profª. Maria Aparecida Camargo de Souza, E.M. Profª. Maria Helena Ribeiro Vilela, E.M. Padre Mário Antônio Bonotti Redentorista, E.M. Prof. Elias Bargis Mathias, E.M. Profª. Maria Madureira Salgado Dona Minica, E.M. Profª. Yvone Aparecida Arantes Corrêa, E.M. Prof. Paulo Freire, E.M. Profª. Madalena Caltabiano Salum Benjamin, E.M. Profª. Regina Célia Madureira de Souza Lima, E.M. Prof. Orlando Pires, E.M. Profª. Rachel de Aguiar Loberto, E.M. Profª. Ruth Azevedo Romeiro e Projeto de Educação Ambiental Casa Verde.

 

Sobre o Arte na Travessia

O Arte na Travessia promove a aprendizagem de competências e habilidades socioemocionais, como o autoconhecimento, equilíbrio emocional e resiliência, autocuidado, empatia, habilidades interpessoais, comunicação efetiva, ética e liderança. É desenvolvido com crianças, adolescentes e educadores representantes de escolas e demais organizações sociais, por meio de jornadas formativas/cursos, oficinas temáticas, doação de acervos literários (livros) e mostras artístico-culturais com as produções dos participantes. Tem como estratégia usar as diversas expressões artísticas e culturais como ferramentas e recursos para o desenvolvimento das habilidades e competências previstas, fomentando assim o desenvolvimento pessoal, interpessoal e a saúde mental e emocional.

Sobre a Novelis Inc.

A Novelis Inc. é movida pelo propósito de criarmos, juntos, um mundo sustentável. Somos líderes na produção de soluções inovadoras de alumínio laminado e maior recicladora de alumínio no mundo. Nossa ambição é ser o principal fornecedor de soluções de alumínio sustentáveis e de baixo carbono e alcançar uma economia totalmente circular por meio de parcerias com nossos fornecedores, bem como nossos clientes nas indústrias aeroespacial, transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. No ano fiscal de 2024, o resultado das vendas líquidas da Novelis foi de US$ 16,2 bilhões. A Companhia é subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder do setor de alumínio e cobre, e parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com. 

 Sobre a Novelis América do Sul 

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.700 profissionais e alcançou receita da ordem de R$ 12 bilhões no ano fiscal de 2024. Atualmente, a empresa possui capacidade de laminação de 720 mil toneladas/ano e capacidade de reciclagem de 500 mil toneladas/ano.  Os investimentos atuais de R$ 450 milhões devem ser concluídos até 2024, elevando a capacidade de laminação para 750 mil/toneladas/ano. A companhia mantém 15 centros de coleta de sucata distribuídos pelo país. 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br  


 

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FABIO DESPONTIN MALVEZZI
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