Com objetivo de colaborar para a formação qualificada de jovens em situação de vulnerabilidade e criar novas oportunidades para atuarem no mercado cultural, nasce o EconoArte: projeto inédito que tem como foco principal realizar ações formativas que propiciem a 160 jovens de São Paulo e Belo Horizonte, a partir de 14 anos, contato com o universo da educação e gestão financeira por meio de experimentações práticas no segmento da produção cultural.
Desenvolvido pela Muda Cultural, agência especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos, o curso acontece de agosto a dezembro de 2024. No total serão 18 encontros de 2 horas, por turma, além de formação de 4 horas para educadores em cada localidade. Entre as temáticas abordadas estão: contexto cultural brasileiro, curadoria de eventos, pré e pós-produção, comunicação, gestão e fontes de financiamento, contribuindo com conhecimentos qualificados para quem busca trilhar um caminho profissional na área. Durante o projeto também será desenvolvido um jogo de videogame gratuito que visa engajar ainda mais o público jovem, valorizando o trabalho colaborativo, conhecimentos sobre produção, gestão e eventos musicais.
“O EconoArte é um projeto com cunho social que pretende tornar os jovens protagonistas de suas vidas e demonstrar que, por meio do mercado cultural, é possível projetar um futuro promissor, principalmente com a educação e gestão financeira em foco”, explica Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da Muda Cultural.
Com coordenação pedagógica de Romulo Avelar e Erick Krulikowski, agentes de destaque no mercado com ampla trajetória em gestão de projetos culturais e gestão financeira, a ação se desdobrará no Instituto Anchieta Grajaú, em São Paulo, e na E.E. Walt Disney, no bairro Casa Branca, em Belo Horizonte, e busca fortalecer também o desenvolvimento econômico das regiões impactadas, promovendo o enriquecimento cultural e a inclusão social por meio da cultura brasileira.
O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Banco PAN e apoio da Cerâmica Atlas, realização da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal - União e Reconstrução.
“Acreditamos que a educação financeira é uma ferramenta essencial de conscientização e formação. O patrocínio do Banco PAN ao projeto EconoArte busca esse objetivo, aculturar adolescentes e jovens sobre a importância do planejamento financeiro, que permite a tomada de decisões de forma mais inteligente e proporciona a realização de seus sonhos”, destaca Leticia Toledo, Superintendente Executiva de Pessoas do Banco PAN.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Júlia Silva de Lira
[email protected]