São Paulo, agosto de 2024 - Milhares de brasileiros estão na reta final de preparações para prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), marcado para o próximo dia 25 de agosto. Entre eles, 19 mil pessoas do ecossistema do iFood receberam bolsas de estudo para o curso preparatório para a prova, como parte do programa Meu Diploma do Ensino Médio, oferecido pelo iFood aos entregadores e seus familiares, além dos donos e funcionários de estabelecimentos parceiros da plataforma. A prova, promovida pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas (Inep), certifica aqueles que por algum motivo não concluíram essa etapa de formação.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em pesquisa realizada em 2022, 41,5% da população brasileira entre 25 e 64 anos não tinha o ensino médio completo. “O diploma é um viabilizador de oportunidades. Completar a etapa escolar impulsiona o conhecimento e a oferta de trabalhos e concursos que exigem essa formação. Há também um aspecto intangível, que é o da dignidade e do respeito. Temos visto, por exemplo, entregadores que, após anos de evasão escolar, conseguem terminar o ensino médio e retomam o orgulho e a capacidade de alcançar novos objetivos”, explica Renata Citron, diretora de Educação do iFood.
Um exemplo, entre os mais de 6 mil formados pelo programa Meu Diploma, é a Vitória, de 27 anos, casada e com um filho de 7 anos. Ela teve apoio de toda a família durante o período de estudo. “Não é fácil a correria, o dia a dia, mas se você tiver força de vontade e isso for uma meta da sua vida, você consegue. A partir das 20h até as 23h eu me dedicava somente aos estudos. Eu coloquei isso como uma rotina do meu dia-a-dia. Se eu não estudasse, eu não tinha concluído o dia”. E acrescenta: “Era difícil, cansativo, mas valeu muito a pena. Valeu demais, não me arrependo, faria tudo de novo.” Hoje, Vitória está realizando seu sonho cursando administração.
Meu Diploma do Ensino Médio
A empresa tem investido desde 2022 no apoio aos entregadores para conclusão do Ensino Médio. O objetivo é que todos os parceiros da plataforma que desejarem ter o diploma consigam fazer parte do projeto, com a disponibilização de cursos gratuitos preparatórios para o Encceja. Mais de 6 mil entregadores já conquistaram a certificação com o apoio do programa. Em 2023, os entregadores cadastrados no iFood representaram 2,3% de todas as pessoas inscritas no Encceja nacionalmente. Para a edição 2024, o iFood ampliou o escopo do programa para familiares dos profissionais de entrega e donos e funcionários dos estabelecimentos, somando mais de 19 mil pessoas inscritas, sendo 80% entregadores. Além disso, o iFood anunciou recentemente uma parceria com o SESI-SP para somar ao programa Meu Diploma do Ensino Médio, oferecendo a opção de formação pela Nova Eja ou Eja Profissionalizante.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.
Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 96 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 300 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.700 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.
Para saber mais sobre o iFood, visite: www.institucional.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JENNIFER PEREIRA DA SILVA
[email protected]