Jacobina/BA recebe, entre os dias de 29 de agosto a 31 de outubro, as oficinas do projeto "Profissionais do Amanhã", com o intuito de auxiliar os jovens na busca do primeiro emprego. As ações acontecem no Colégio Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho e no Colégio Gilberto Dias de Miranda.
Segundo dados do IBGE, o Brasil fechou 2023 com taxa média de desemprego de 7,8%, portanto, esse ainda é um assunto recorrente no país, além de ser uma pauta de constantes discussões e projetos de lei.
Com o objetivo de contribuir com o tema, o projeto "Profissionais do Amanhã" vai realizar oficinas gratuitas de artes cênicas para alunos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Os jovens aprenderão técnicas artísticas e pedagógicas, a fim de auxiliar na busca do primeiro emprego, bem como ensinar a lidar com as diversas situações dessa etapa.
As atividades serão desenvolvidas durante 3 meses com cada turma, trabalhando a auto expressão, escuta, trabalho coletivo, proatividade e sensibilidade. No fim das oficinas, os alunos realizarão um espetáculo teatral aberto para a comunidade, como conclusão dessa formação.
O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.
Oficinas
Serão realizadas 10 oficinas de artes cênicas, para grupos com até 30 jovens, com duração de 90 minutos cada. Nessa oficinas, serão aplicadas algumas técnicas, como: comunicação e expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica. O projeto é indicado para jovens alunos, com idades entre 13 e 17 anos.
Com o objetivo de moldar os profissionais do futuro, o projeto "Profissionais do Amanhã" é uma iniciativa inovadora e eficaz, oferecendo aos alunos uma experiência prática e abrangente no mercado de trabalho.
“Este projeto, composto por dez oficinas de atuação, concentra-se em proporcionar habilidades cruciais para o sucesso profissional, enquanto visa remover barreiras como a timidez, promovendo a desenvoltura e confiança necessárias para enfrentar os desafios do mundo corporativo. A metodologia do projeto se diferencia ao integrar práticas teatrais como instrumento pedagógico, uma abordagem única que tem se mostrado eficaz em outras iniciativas semelhantes”, explica Iberê Pereira, coordenador das oficinas.
“O uso do teatro não apenas contribui para a expressão artística dos alunos, mas também aprimora suas habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe. O projeto visa replicar o sucesso observado em obras similares já realizadas, onde os participantes não apenas absorveram conhecimento prático, mas também demonstraram notável crescimento pessoal,” complementa Iberê.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Profissionais do Amanhã” tem a produção da Sancell Produções, apoio da Komedi Projetos e Webka, com patrocínio da Jacobina Mineração e Instituto Pan American de Desenvolvimento Socioambiental e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
"O projeto Profissionais do Amanhã representa a continuidade da aposta da Sancell Produções em projetos que pretendem desenvolver, por meio das artes cênicas, as habilidades de comunicação de adolescentes prestes a ingressar no mercado de trabalho, para torná-los confiantes para novos desafios".
"Esse é um projeto que a Jacobina Mineração tem muito entusiasmo e orgulho em apoiar. Nós sabemos que muitas vezes, mesmo com as qualificações, os mais jovens encontram dificuldades para se expressar e mostrar o seu melhor, seja do ponto de vista pessoal ou profissional. O trabalho desenvolvido no projeto vai promover esse desenvolvimento com acessibilidade e inclusão", afirma Edvaldo Amaral, Gerente Geral da JMC.
Sobre a Jacobina Mineração e Instituto Pan American de Desenvolvimento Socioambiental: A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia.
Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Profissionais do Amanhã” em Jacobina/BA
Datas e horários:
29/08 a 31/10 - Apresentação final em 07/11
Colégio Municipal Luis Alberto Dourado de Carvalho
Endereço: Avenida Anisia de Carvalho n 104 - Jacobina/BA.
30/08 a 16/09
Colégio Gilberto Dias de Miranda
Endereço: Rua Antônio Vieira de Mesquita S/N - Jacobina/BA.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE CRISTINA CAMPOS MANCINI
[email protected]