12/08/2024 às 00h22min - Atualizada em 12/08/2024 às 20h05min

ViaMobilidade recebe novo trem para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

As 36 novas composições adquiridas pela empresa possuem portas mais amplas, ar-condicionado de última geração e salão contínuo, além de gastarem menos energia

PAULO MATHIAS NETO
Fonte: CCR Mobilidade

São Paulo, agosto de 2024 – A ViaMobilidade acaba de receber o 31° novo trem para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, resultado do investimento feito pela concessionária desde o início da concessão, totalizando R$4,1 bilhões.

Os oito carros da nova composição saíram da fábrica em Taubaté no sábado (3) e passaram por três rodovias - Carvalho Pinto, Ayrton Senna e Rodoanel - até chegar na avenida Alexandre Colares, onde aguardaram até a madrugada, para travessia noturna. Ao ingressarem no Pátio Presidente Altino, a equipe responsável realizou a conexão dos carros, das passagens (gangway) e os cabos elétricos, para realizar as avaliações preliminares. Os testes do novo trem devem ter início em agosto e a previsão é que em setembro aconteça a liberação para operação comercial.

Das 36 composições compradas da Alstom, 24 estão em operação nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Outras seis composições, incluindo a que chegou neste domingo, já foram entregues e estão nos pátios da companhia para realização de testes.


Design Inovador

As novas composições adquiridas pela ViaMobilidade são mais modernas e buscam proporcionar uma experiência melhor aos passageiros, por meio de uma viagem com mais conforto, segurança e eficiência. O design gangway elimina portas entre os carros, sendo que o salão contínuo permite uma passagem livre, facilita a busca por um assento mais agradável, oferecendo comodidade superior e uma amplitude maior.
 

Climatização Eficiente

As portas e janelas são mais amplas e os aparelhos de ar-condicionado de última geração apresentam alta eficiência, garantindo a climatização ideal em todas as estações do ano.


Tecnologia Avançada

A tecnologia embarcada é outro diferencial, desde a contagem de passageiros, até os mapas dinâmicos de linhas, passando por monitores e vigilância por vídeo e câmeras retrovisores, com sistemas embarcados de última geração, incluindo CFTV e multimídia.
 

Eficiência Energética

A sustentabilidade também foi considerada, uma vez que os veículos adquiridos consomem menos energia elétrica que os anteriores. O trem foi projetado para maximizar a eficiência energética, uma vez que ele possui um sistema de regeneração de energia que retorna à rede aérea durante as frenagens, reduzindo o desperdício e economizando recursos.


Acessibilidade

E no âmbito da acessibilidade, os carros dispõem de pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.

Cada trem possui oito carros de aço inoxidável, o que os torna mais leves e com durabilidade de mais de 40 anos. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas e há detectores e extintores de incêndio.

Confira abaixo algumas das curiosidades das composições dos trens

  • Possuem mais de 167 metros de extensão e pesam cerca de 322 toneladas
  • Cada trem tem capacidade de levar 2500 passageiros.
  • Por dentro dos trens, passam mais de 5 mil metros de extensão de cabos e fiações
  • Conta com 308 assentos, pega-mão em toda a extensão dos carros, 48 janelas laterais e 64 portas de acesso ao salão
  • Tem 16 aparelhos de ar-condicionado de salão e 2 equipamentos de ar-condicionado nas cabines de operação.

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Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.


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PAULO MATHIAS NETO
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