29/07/2024 às 15h22min - Atualizada em 30/07/2024 às 00h11min

Talento Incluir lança novo posicionamento estratégico

Com a mudança, a empresa vai além de serviços de consultoria para se tornar um ecossistema de inclusão produtiva da pessoa com deficiência.

ANDREA CIPRIANO
CEO da Talento Incluir, Katya Hemelrijk Foto: UINStock
A Talento Incluir - empresa do Grupo Talento Incluir – consultoria de DE&I, que já colaborou com a empregabilidade de mais de 9 mil pessoas com deficiência, além da atuação no desenvolvimento da cultura de inclusão nas empresas – chega aos 16 anos com nova marca, alinhada com sua nova estratégia. A empresa deixa de ser uma consultoria para se tornar um ecossistema de inclusão produtiva, focado em colaborar com o desenvolvimento das pessoas com deficiência para ampliar a inclusão no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Com isso, será a única do mercado a ter acessibilidade, da logomarca à estratégia e passará a oferecer de forma inédita a capacitação gratuita para impulsionar a carreira profissional das pessoas com deficiência, a partir do segundo semestre do ano. 

A iniciativa da Talento Incluir - primeira área de negócios do grupo, fundada por Carolina Ignarra e Juliana Ramalho, também provocou uma mudança no Grupo Talento Incluir, que a partir de agora passa a se chamar Grupo Talento, com atuação em cinco unidades de negócios: 

●    Talento Incluir: que passa de consultora a ecossistema de inclusão da pessoa com deficiência, com atuação em: 
❖    Consultoria e letramento, a partir de soluções que auxiliam a construção e fortalecimento da cultura de inclusão nas empresas;
❖    Empregabilidade com soluções para contratação e desenvolvimento da pessoa com deficiência;
❖    Capacitação, para colaborar com o aumento de oportunidades de trabalho e evolução na carreira profissional das pessoas com deficiência candidatas. 
●    Talento Sênior: empresa de Talent as a Service focada em profissionais com mais de 45 anos;
●    UinStock, primeiro banco digital e nacional para a produção e venda de imagens de diversidade da população brasileira pouco representada;
●    UinHub, o primeiro e mais acessível marketplace do mundo para pessoas com deficiência.

De acordo as CEOs e fundadoras do Grupo Talento, Carolina Ignarra e Juliana Ramalho, a mudança da Talento Incluir tem a ver com o processo amadurecimento do tema na sociedade. Com a nova estratégia de posicionamento, a Talento Incluir – além da inserção e desenvolvimento das pessoas com deficiência no mercado de trabalho - apoiará de forma inédita e gratuita esses profissionais, com conteúdos e programas de capacitação e informação sobre o mundo do trabalho, acessibilidade arquitetônica, interseccionalidade de marcadores sociais e informações sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Acessibilidade do logo à estratégia

Com o desenvolvimento da nova marca, que contou com a parceria da agência Liq Boutique - consultoria que desenvolve marcas e estratégias de comunicação cruzando dados do mercado, do negócio com comportamentos humanos - a Talento Incluir passa a ser a única empresa no país a ter acessibilidade do logo à estratégia. Isso porque, toda essa mudança trouxe para a nova marca os atributos de acessibilidade, cuidadosamente pensados e testados por pessoas com deficiências variadas.

O processo de criação levou cerca de sete meses e contou com a participação de toda a empresa para trazer à nova Talento Incluir a identificação visual que mais combinasse com as novas estratégias de negócios, incluindo, missão, propósito e o novo DNA.  Foi identificado que era preciso ampliar a atuação da Talento, com objetivo de ser a primeira e única consultoria acessível, de verdade, às pessoas com deficiência. “Os resultados nos mostraram que os elementos que traduzem a marca são: inconformada, transformadora e que valoriza o ser humano em tudo que faz, o que deu origem ao novo propósito da empresa: “Romper o capacitismos para que as pessoas com deficiência ocupem seus espaços nas empresas e sociedade”, destaca o diretor da Liq Boutique, Edgard Vidal Fernandes Neto. 

Foi preciso transformar a marca em uma personalidade. Essa “pessoa” surgiu dos elementos trazidos por toda a equipe para a agência e resultou na seguinte personalidade: mulher com deficiência, empoderada, autoconfiante e empreendedora. Seus traços mais marcantes são:
  • Acolhedora: demonstra preocupação genuína com o bem-estar e as necessidades das pessoas com empatia, paciência e prontidão;
  • Positiva: acredita que é possível construir um mundo mais igualitário, diverso e inclusivo, criando momentos memoráveis na vida de quem é incluído;
  • Sábia: é especialista em DE&I da pessoa com deficiência e está em constantemente se atualizando sobre o tema e compartilhando conhecimentos de forma acessível para capacitar as pessoas com deficiência;
  • Provocativa: questiona as normas e as convenções sociais estabelecidas, com coragem para assumir posições a favor da sua causa, como agente de transformação;
“A nova marca reforça nossa estratégia e nossos valores, cada vez mais focados em trazer soluções criativas, mensuráveis, que tragam resultados, a partir de um time especializado e criativo com processos leves, acolhedores e transformadores”, destaca Katya Hemelrijk 

Nova logomarca - uma fonte de inclusão

A fonte utilizada na nova logomarca possui uma inclinação entre as letras “c”, “l” e “u” e será utilizada eletronicamente em suas comunicações com clientes, fornecedores, mídias sociais entre outros meios. O logo também ganhou uma vibração sonora que como se traduzisse o nome ‘Talento Incluir’. 
A nova logomarca foi criada para refletir o propósito e os valores da Talento Incluir, trazendo acessibilidade. Por isso, conta com letras minúsculas, já que a mistura entre letras maiúsculas e minúsculas podem ser confundidas, dependendo da fonte utilizada. Também não contém serifas - um tipo de letra com prolongamentos no final. Por isso, foi testada e aprovada por pessoas especialistas em acessibilidade, pessoas neuro divergentes e pessoas com deficiência visual.
Atributos trazidos para a nova logomarca da Talento Incluir:
1.    Acessibilidade: 
2.    Acolhimento e jornada contínua da inclusão
3.    Autenticidade, transformação, provocação:
 
“O reposicionamento estratégico da marca da Talento Incluir é um convite para a sociedade repensar os padrões. Além disso, reforça nossas crenças de que capacitar, valorizar e mostrar o potencial das pessoas com deficiência é fundamental para quebrar um ciclo de capacitismo que sempre promoveu a falta de acessibilidade, dependência e falta de autonomia, invisibilidade e falta de conhecimentos e de convivência com pessoas com deficiência. A inclusão é uma jornada que deve ser produtiva para impulsionar os negócios das empresas e colaborar com uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”, conclui a CEO da Talento Incluir Katya Hemelrijk


Sobre a Talento Incluir

A Talento Incluir – primeira empresa do Grupo Talento, já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil pessoas com deficiência, com atuação em Consultoria, Letramento, Empregabilidade e Capacitação das pessoas com deficiência. É a única empresa do mercado a ter acessibilidade da logomarca à estratégia. Fundada em 2008 por Carolina Ignarra e Juliana Ramalho, busca apoiar o desenvolvimento de carreira destes profissionais para que a inclusão aconteça de maneira produtiva, gerando impactos positivos na vida destas pessoas e na sociedade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 400 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels, Avanade, WhirlPool (Consul e Brastemp) entre outras. Para mais informações, acesse:
Talento Incluir (site)

Sobre o Grupo Talento
O Grupo Talento é um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil com o objetivo de promover a equidade nas relações empresariais e sociais por meio de diferentes unidades de negócios: Talento Incluir – primeira empresa do grupo e já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil pessoas com deficiência, com atuação em Consultoria e letramento, Empregabilidade e Capacitação das pessoas com deficiência. É a única empresa do mercado a ter acessibilidade da logomarca à estratégia; Talento Sênior: empresa de Talent as a Service focada em profissionais com mais de 45 anos; UinStock, primeiro banco digital e nacional para a produção e venda de imagens de diversidade da população brasileira pouco representada; UinHub, o primeiro e mais acessível marketplace do mundo para pessoas com deficiência.

Para mais informações, acesse:
Talento Incluir (site) 
Talento Sênior (site) 
UinStock (site) 
UinHub (site)

GrupoTalento Incluir | Informações para Imprensa: 
Pitchcom Comunicação
Isadora Leone | (11) 98445-3985 - [email protected]
Andrea Cipriano | (11) 99151-2328 - [email protected]
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDREA FERREIRA CIPRIANO BORREGO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.