03/07/2024 às 17h29min - Atualizada em 05/07/2024 às 08h07min

Em sua sétima edição, concurso Jovens Talentos da Gastronomia chega à reta final, com patrocínio da Castelo Alimentos

Com a participação de oito faculdades de gastronomia de São Paulo, concurso organizado pelo Grupo GoWhere já tem as duplas finalistas de estudantes que vão disputar a prova final em agosto

ALEXANDRE V.L.S
Crédito: Gustavo Tarallo

Com o objetivo de celebrar a cultura gastronômica do país e impulsionar o surgimento de novos chefs, a sétima edição do Concurso Jovens Talentos da Gastronomia encerrou a sua primeira fase e agora segue para a reta final. Com o patrocínio da Castelo Alimentos, o concurso organizado pelo Grupo GoWhere conta com a participação de oito faculdades gastronômicas de São Paulo: Anhembi Morumbi, Belas Artes, Estácio, FAM, FMU, Mackenzie, Senac e UNIP.

 Na primeira etapa, as provas foram realizadas em cada uma das faculdades participantes, com a disputa de cinco duplas de alunos que tiveram que cozinhar um prato principal e criar uma sobremesa, sendo avaliados por um corpo de jurados composto por renomados chefs paulistanos e os dois curadores do evento: o chef Dalton Rangel e a chef confeiteira Nathallie Casagrande. Na segunda e última fase, a dupla vencedora de cada faculdade, totalizando oito duplas, disputarão a prova final que será realizada no mês de agosto, após o retorno das férias de julho.  

Para Nathallie, que afirmou ter vontade de voltar a estudar ao ver os jovens cozinhando, o convite para ser curadora do concurso é uma honra. “Eu me sinto extremamente feliz com o convite, por poder ver a reação dos alunos, desempenho, e a dedicação deles. Esse concurso é muito importante para a gastronomia do país, e de São Paulo, em especial. A gente consegue ver a diferença entre as faculdades, e em algumas dá até vontade de voltar a estudar e começar do zero, porque são muito interessantes”, comenta a chef confeiteira. 
 

Emoção e realização de sonhos 

Além de proporcionar a abertura de portas para os estudantes de culinária, o Concurso Jovens Talentos da Gastronomia é carregado de realizações de sonhos e muita emoção. A Meire Rodrigues, participante do concurso pela Estácio, teve uma presença especial no dia da prova: seu filho e torcedor número 1 marcou presença para incentivar a mãe. “Foi muito bom ter meu filho torcendo por mim, parece que só o olhar dele já me acalma. E foi ele quem me incentivou a fazer o curso de gastronomia, porque cozinhar sempre foi um momento nosso, de mãe e filho mesmo. Hoje, eu tenho um restaurante de comida mineira. Comecei nesse ramo lavando louça em um outro estabelecimento e, na época que faltava funcionários, eu me arriscava no fogão e o pessoal gostava muito dos pratos, mas o chef não me deixava assumir, por não ter estudo. Hoje eu estou aqui e estou amando”, contou Meire. 

A emoção também esteve presente no momento de anúncio da dupla vencedora de cada faculdade. As estudantes Ana Caroline Taqueuti e Catarina Brandani, alunas da FMU, ficaram muito surpresas com a classificação. “Eu ainda estou em choque, não sei nem como reagir, mas a gente está muito feliz por ter passado dessa primeira fase, principalmente porque sei que estávamos competindo com pessoas muito boas. Nós experimentamos os pratos deles e estavam muito gostosos, estamos muito felizes com a classificação”, afirmou Ana.

É importante destacar que os patrocinadores do evento têm um papel importante no concurso, pois os alunos precisam cozinhar colocando os ingredientes das marcas na receita.  Para Gislaine de Freitas, Gerente de Marketing da Castelo Alimentos, patrocinar um evento gastronômico é investir no futuro da culinária brasileira. “Ter a oportunidade de fazer a diferença na vida desses estudantes é algo muito gratificante. Por meio do concurso, nós conseguimos apoiar e fortalecer a gastronomia do Brasil, além de incentivar a formação de novos chefs. Pudemos presenciar as provas finais da primeira fase e conhecemos grandes talentos, além de experimentarmos pratos incríveis que harmonizaram perfeitamente com os produtos da Castelo”, completou Freitas.

Já para as participantes, ter as marcas como patrocinadoras do concurso é uma valorização do profissional gastronômico. "Ter as marcas como parceiras das provas é muito especial. Nós já usamos os produtos no nosso dia a dia e ter as marcas como parceiras mostra uma valorização do concurso e da nossa profissão”, destaca Suzie, aluna do Mackenzie, que usou em sua receita o vinagre de vinho branco da Castelo para marinar a carne suína. “Usamos o vinagre porque ele tem uma acidez e como o nosso porco tinha pouco tempo de cozimento, o vinagre ajudou a quebrar as proteínas do porco para diminuir o tempo de cozimento e a carne ficar mais macia e suculenta”, explica a estudante. 
 

Sobre a Castelo

No mercado desde 1905, a Castelo Alimentos, antiga Vinagre Castelo, é a maior empresa de vinagres da América Latina. Considerada uma das mais importantes indústrias de alimentos, a empresa comercializa mais de 150 produtos, desde vinagres de vinho, de arroz, maçã e saborizados, até temperos completos, molhos para salada, molhos condimentados, balsâmicos, azeites, conservas, palmitos, patês e muito mais. Nos últimos anos, a Castelo Alimentos desenvolveu um projeto de conquista do mercado internacional com a exportação de seus produtos para diversos países, como Uruguai, Emirados Árabes, Angola, Portugal, Holanda, Japão, Bolívia, Argentina, Paraguai e Inglaterra. Em maio de 2024, a Castelo ingressa no mercado de produtos de limpeza com o lançamento de Vinabio, um produto inovador que utiliza o vinagre como matéria-prima.


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ALEXANDRE VICTOR LIMA SERAFIM
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