Itaquera em Notícias Publicidade 1200x90
09/05/2024 às 09h01min - Atualizada em 09/05/2024 às 09h01min

Doação de leite humano aumenta em 8% no Brasil em 2023

Ministério da Saúde lança campanha para ampliar oferta de leite materno a recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país até esse ano.

Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Ministério da Saúde
Divulgação/Julia Prado/MS
Em 2023, o Ministério da Saúde registrou a doação de 253 mil litros de leite humano provenientes da ação de 198 mil mulheres. Essa doação beneficiou diretamente 225.762 recém-nascidos, representando 55% da necessidade real de leite humano no Brasil. Para ampliar ainda mais essa oferta, o Ministério lançou a campanha “Doe leite materno: vida em cada gota recebida”, com a meta de aumentar em 5% a oferta de leite materno para recém-nascidos internados em unidades neonatais até 2024.

Estima-se que 340 mil bebês brasileiros prematuros ou de baixo peso nascem anualmente no país, correspondendo a 12% do total de nascidos vivos. O secretário de Atenção Primária, Felipe Proenço, destacou a importância da doação de leite humano para o desenvolvimento dessas crianças.

A doação de leite humano é benéfica para recém-nascidos prematuros ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais e não podem ser amamentados pela própria mãe. Além disso, representa uma economia de recursos, reduzindo a necessidade de compra de fórmulas infantis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha de incentivo ao aleitamento em 2024 também focará no apoio à mulher trabalhadora que amamenta. O Ministério da Saúde certifica empresas que mantêm salas de apoio à amamentação, permitindo a coleta e armazenamento de leite por mães trabalhadoras. Essas salas serão integradas às novas Unidades Básicas de Saúde.

O aleitamento materno é essencial para a saúde infantil, reduzindo a morbimortalidade e trazendo benefícios para as mães. Estima-se que possa diminuir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.