Itaquera em Notícias Publicidade 1200x90
23/04/2024 às 15h01min - Atualizada em 24/04/2024 às 00h10min

Electrolux Group utilizou 3 mil toneladas de plástico reciclado nos produtos fabricados no Brasil em 2023

Globalmente, grupo planeja substituir 50% da matéria-prima virgem em suas linhas até 2030

Redação
Electrolux Group
Divulgação


 

 

Electrolux Group utilizou 3 mil toneladas de plástico reciclado nos produtos fabricados no Brasil em 2023
 

Globalmente, grupo planeja substituir 50% da matéria-prima virgem em suas linhas até 2030

O aspirador de pó e água Acqua Power com Função Sopro possui mais de 50% de plástico reciclado
 

Abril de 2024 - O Electrolux Group continua em busca de soluções para garantir mais sustentabilidade em todas as suas etapas de produção e cadeia de valor. Entre as ações, o Grupo está reduzindo o uso de plástico virgem em seus produtos. Para se ter ideia, a companhia já utiliza, anualmente, aproximadamente 3 mil toneladas de plásticos reciclados em seus produtos somente no mercado brasileiro. Além disso, tem a meta de usar globalmente, no mínimo, 50% desse tipo de resina em suas linhas de eletrodomésticos até 2030.
 

POR QUE IMPORTA?

  • O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022, a geração de resíduos plásticos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas em 2022. 
     
  • Ainda no país, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos vão parar nos rios e mares todos os anos, quantidade suficiente para cobrir mais de 7 mil campos de futebol. Diante disso, a reciclagem de plásticos se tornou essencial para a manutenção da vida na Terra.
     
  • Aproximadamente 10% do impacto climático dos eletrodomésticos vem dos materiais utilizados em sua produção, sendo mais de 60% do aço e plástico. O uso de matéria prima reciclada reduz significativamente este impacto.


O QUE DIZ O ELECTROLUX GROUP

“Além de reduzirmos o uso do plástico virgem, há outro detalhe muito importante nesse processo: o plástico reciclado utilizado nos produtos pode ser reciclado novamente e, assim, usado na fabricação de outro eletrodoméstico. Isso amplia ainda mais a importância da economia circular como base para diminuição das emissões de carbono”
 

João Zeni, diretor de sustentabilidade do Electrolux Group America Latina.
 

As máquinas de cuidar produzidas no país já contam com 15% de plástico reciclado pós-consumo (PCR)

 

PLÁSTICO RECICLADO COM IMPACTO EM ESCALA

  • O primeiro produto a ser comercializado com plástico reciclado em sua composição no mercado brasileiro foi um aspirador de pó. Isso ocorreu em 2011.  A predominância do uso desse tipo de resina nos produtos da Electrolux é na linha Floor Care (lavadoras de alta pressão e aspiradores de água e pó), na qual alguns produtos, como o aspirador de pó e água Acqua Power com Função Sopro, já atingem mais de 50% de plástico reciclado pós-consumo (PCR) na fabricação. PCR, sigla referente à expressão inglesa Post-Consumer Recycled, é uma resina obtida a partir de outros materiais plásticos que já foram utilizados.
     
  • Outro exemplo são as máquinas de cuidar produzidas no país, que contam com 15% de plástico reciclado pós-consumo. Em 2023, foram comercializadas mais de 2 milhões de unidades que usam plástico reciclado em seus componentes sendo que, aproximadamente, a cada duas máquinas de cuidar vendidas no mercado brasileiro, nos modelos Top Load e Front Load, uma é da Electrolux.
     
  • Atualmente, 100% das lavadoras Top Load produzidas no Brasil pela Electrolux levam algum percentual de plástico reciclado em sua fabricação.  
     
  • São mais de 100 modelos que levam matéria-prima reciclada em sua composição e, somente em 2023, no mercado brasileiro, foram vendidos mais de 4 milhões de produtos pelo Electrolux Group das mais diversas categorias com a inclusão de algum percentual de plástico reciclado em sua fabricação.  
     
  • Globalmente, o uso desse tipo de resina é cada vez maior. Em 2022, por exemplo, foi lançada pelo Electrolux Group uma nova linha de refrigeradores embutidos com revestimentos internos feitos com 70% de plástico reciclado.
     
  • O Electrolux Group não olha somente para o início da sua cadeia, incluindo materiais reciclados, mas também para o fim de vida de seus produtos. A empresa tem um programa próprio de logística reversa desde 2022, reciclando mais de 300 toneladas de materiais e é uma das fundadoras da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos), que em 2023 reciclou milhares de toneladas de equipamentos, garantindo o retorno de materiais como plástico e aço para a indústria.
     

 

Sobre o Electrolux Group 

O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas líderes, que incluem a Electrolux, AEG e Frigidaire, vendemos produtos para cozinhas domésticas e profissionais em mais de 120 mercados, todos os anos. Em 2023, o Electrolux Group teve um faturamento de 134 bilhões de SEK e empregou 45 mil pessoas pelo mundo. No Brasil, a marca Electrolux está presente em 67% dos lares, incluindo a Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa. Para mais informações, acesse: Link.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.