Itaquera em Notícias Publicidade 1200x90
22/04/2024 às 16h47min - Atualizada em 22/04/2024 às 16h47min

Poupatempo da Alesp inicia emissão de carteira para autistas

Ampliando o acesso aos direitos, Poupatempo da Assembleia Legislativa de São Paulo começa a emitir a CipTEA durante o mês de Conscientização sobre o Autismo.

Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Prodesp
Divulgação/Prodesp
Durante o mês de Conscientização sobre o Autismo, o Poupatempo da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) iniciou a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). Este documento, uma criação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) com o apoio da Prodesp, já registra mais de 47 mil emissões em todo o estado desde seu lançamento em abril de 2023.

O Poupatempo da Alesp, situado na Avenida Sargento Mário Kozel Filho, nº 165, em São Paulo, opera de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Agora, ele se junta aos 27 postos do Poupatempo no estado que emitem a carteira e possuem salas sensoriais, proporcionando a impressão imediata da CipTEA e a entrega do cordão de girassol ao cidadão autista.

As salas sensoriais são locais de acolhimento, equipados com equipes especializadas para atender pessoas autistas e neurodivergentes. Estes espaços são confortáveis, projetados para evitar crises e estresse do público atendido. O serviço também oferece quadros brancos, marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bola de pilates.

A emissão da CipTEA não exige agendamento prévio. Para os demais serviços presenciais, é obrigatório o agendamento gratuito através do portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.

A CipTEA segue as normas da lei federal 13.977/20 e da Lei Estadual 17.651/23, promulgada pelo Governo de São Paulo em março de 2023. Esta ação está incluída no Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, instituído pelo decreto estadual nº 67.634.

O documento auxilia na identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em serviços públicos e privados em todo o território paulista, e ajuda a garantir os direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais.

Para obter o documento, o cidadão pode visitar o portal ciptea.sp.gov.br, criado pela Prodesp – a empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo e ligada à SGGD –, ou ir a um dos 27 postos do Poupatempo localizados na capital, interior e litoral do estado. O serviço também está disponível no aplicativo Poupatempo.SP.GOV.BR.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.