Itaquera em Notícias Publicidade 1200x90
22/04/2024 às 11h12min - Atualizada em 22/04/2024 às 12h05min

CMI/Secovi-MG e Sicoob Imob criam curso para formação de mediador de assembleia condominial (MAC)

Iniciativa pretende contribuir para uma gestão condominial mais eficiente e com segurança jurídica; primeira turma será realizada a partir desta semana

Interface Comunicação
Foto: Divulgação
Atentas à evolução da administração de condomínios, a CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais) e a cooperativa de crédito Sicoob Imob desenvolveram um curso para formar um novo tipo de profissional no Brasil. Nesta semana, terá início a formação de Mediador de Assembleia Condominial (MAC). A iniciativa pioneira busca preencher uma lacuna na gestão condominial, oferecendo uma solução eficaz para os desafios enfrentados por milhares de condomínios. A primeira turma, a partir do dia 23 de abril, será “in company” na sede da Pacto Administradora em Belo Horizonte.

Com cerca 30 mil condomínios existentes em Belo Horizonte e região metropolitana, foi identificada uma demanda significativa por profissionais capacitados para orientar e garantir a efetividade das assembleias condominiais. Erros comuns no registro dessas reuniões podem resultar em consequências adversas para os condomínios, desde questões legais até conflitos entre os moradores. "Ter um profissional capacitado para garantir a conformidade legal e a representação adequada dos interesses dos condôminos é fundamental para evitar litígios e assegurar amparo jurídico aos condomínios", avalia a advogada e consultora jurídica da CMI/Secovi-MG, Leticia Madureira.

Durante as 33 horas de duração do curso, os participantes serão capacitados para redigir a ata de forma precisa e completa, assegurando o direito de todos os presentes se manifestarem. A formação vai abordar preenchimento de documentos, como a ata da assembleia, lista de presença e aspectos legais envolvidos nesse tipo de reunião. O Mediador de Assembleia Condominial (MAC) também estará apto a conciliar os problemas que serão debatidos nas reuniões às regras que regem o condomínio: regimento interno, convenção e Código Civil. O profissional também vai produzir a ata presencialmente e colher as assinaturas ao final da reunião.

"Essa é a primeira etapa, com planos futuros para oferecer uma modalidade on-line do curso, visando atender condomínios em todo o Brasil", afirma o vice-presidente de Administradoras de Condomínio da CMI/Secovi-MG, Leonardo Mota. Ele avalia que a presença desse profissional nas assembleias pode garantir a eficácia e a segurança dos processos. "Uma assembleia condominial bem registrada é a base para uma gestão condominial eficiente. Ter um profissional capacitado para mediar essas reuniões não apenas garante a conformidade legal, mas também promove um ambiente de transparência, participação e colaboração entre os condôminos", afirma.

A iniciativa integra o programa de bolsas de estudos, já em vigor há dois anos, promovido pela CMI/Secovi-MG em parceria com o Sicoob Imob. Nesta primeira edição do curso, os condomínios associados à cooperativa tiveram a oportunidade de indicar um profissional para receber uma bolsa de estudos. Como forma de destacar a importância fundamental do projeto, passará a ser requisito para a concessão de novos financiamentos pela cooperativa aos condomínios que eles tenham um Mediador de Assembleia Condominial (MAC) contratado. A participação no curso também resultará em pontuação no Programa de Qualificação e Excelência (PQEX), oferecendo um incentivo adicional para os profissionais interessados em aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Conteúdo do curso
Com aulas realizadas às segundas, terças e quintas-feiras, o curso é composto por quatro módulos (Teórico, Pessoal e Psicológico, Mediação e Prático), que totalizam 33 horas. Além da advogada Leticia Madureira Horta Canabrava, os instrutores são a psicóloga Andreia Madureira Horta Canabrava Soares, a bacharel em direito Ana Clara Eyer de Souza e o advogado Diego de Sousa Pugas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.