04/11/2021 às 19h06min - Atualizada em 04/11/2021 às 19h31min

Rosas Periféricas apresenta Labirinto Selvático e Ladeira das Crianças

SALA DA NOTÍCIA Eliane Verbena
https://verbenacomunicacao.blogspot.com/2021/10/rosas-perifericas-apresenta-labirinto.html
Ladeira das Crianças - TeatroFunk (foto: Allan Bravos)
O Grupo Rosas Periféricas, atuante no Parque São Rafael, Zona Leste de São Paulo, segue com o projeto Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro, iniciado em março de 2021. Todas as atividades são gratuitas com exibição online pelo Facebook/rosas.perifericas e YouTube/RosasPeriféricas. No mês de novembro, o Rosas Periféricas apresenta dois espetáculos que fazem parte do segundo ciclo de suas produções (2014 - 2019): Labirinto Selvático (de 4 a 27/11, quinta e sábado, às 20h) e o infantil Ladeira das Crianças – TeatroFunk (de 10 a 26/11, quarta, quinta e sexta, às 15h).

Também em novembro, o Sarau da Antiga 28 (criado pelo Rosas Periféricas) recebe o Sarau da Brasa (13/11, sábado, às 17h) e Sarau Tem Coragem!? da Okupação Cultural Coragem (27/11, sábado, às 17h). E seguem, até 26/11, as oficinas artísticas para crianças, jovens e adultos, cujas inscrições podem ser fitas pelas redes sociais do grupo: Construção de Rima, Oficina de Passinho e História do Funk, ministradas por Renata Prado, Fanieh e Pablinho IDD, respectivamente.

Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro foi contemplado na 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Iniciada em março, a programação traz uma mostra de repertório com as produções do coletivo, de 2009 a 2019, e também contempla outras ‘vozes’, inspiradoras para o grupo: montagens de companhias parcerias, oficinas, saraus e rodas de conversa, entre outras.

Espetáculo: Labirinto Selvático
04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de novembro. Quintas e sábados, às 20h.
Grátis. Gênero: Drama. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos

Sinopse: Uma explosão no complexo petroquímico próximo é o agente disparador para esse capítulo final da trilogia Parque São Rafael - Labirinto Selvático, iniciada em 2014 pelo Rosas Periféricas. A partir desse fato, o elenco apresenta as versões, previsões e invenções sobre o futuro no bairro, em texto construído a partir da pesquisa com os moradores locais.

FICHA TÉCNICA - Roteiro e direção: O Grupo. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Paulo Reis, Monica Soares, Rogério Nascimento e Matheus Barreto. Colaboração dramatúrgica: Zernesto Pessoa. Colaboração de cena: Marta Baião. Preparação musical e percussão: Rogério Nascimento. Imagem de projeção: Sebastiana Batista e Nalva Medeiros. Produção musical: Fezsantos. Figurino: O Grupo e Isa Santos. Cenografia: O Grupo. Sonoplastia: Leandro Melque. Iluminação: O Grupo. Operadora de luz: Danielle Meireles. Operação de projeção e de som: Viviane Barbosa.

Espetáculo infantil: Ladeira das Crianças - TeatroFunk
10, 11, 12, 17, 18, 19, 25 e 26 de novembro. Quarta, quinta e sexta, às 15h.
Grátis. Gênero: Infantil. Duração: 45 minutos. Classificação: Livre

Sinopse: No ‘bonde’ da ladeira tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem. Tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia. As histórias de crianças periféricas ganham a cena e revelam seus desejos e sonhos, embalados pelo ritmo do funk. Após, a exibição do espetáculo terá um bate papo com os artistas do grupo sobre temáticas que ronda o espetáculo.

FICHA TÉCNICA - Texto: Grupo Rosas Periféricas - livremente inspirado nos livros Amanhecer Esmeralda e O Pote Mágico, de Ferréz. Dramaturgia: Marcelo Romagnoli. Direção: O Grupo. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento. Coreografia: Michel Quebradeira Pura. Músicas: MC Kelvin Alves e Michele Araújo. Produção musical: Leony Fabulloso e Fezsantos. Preparação musical: Rogério Nascimento. Figurino: Isa Santos. Cenário: Patrícia Faria. Produção cenográfica: Paula Rosa e Camila Olivetti. 

SARAU DA ANTIGA 28 PERGUNTA
Com Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento.
13 de novembro (sábado, às 17h) - Convidado: Sarau da Brasa
27 de novembro (sábado, às 17h) - Convidado: Sarau Tem Coragem!?

O Sarau da Antiga 28 Pergunta são encontros virtuais ao vivo: visitas e homenagens do Sarau da Antiga 28, criado pelo Rosas Periféricas, a saraus tradicionais de São Paulo, cuja troca de experiência irá nortear suas novas edições. O objetivo dos encontros é entender a dinâmica de cada um, conhecer suas histórias e reverenciá-los, reservando momentos para literatura marginal com poesias e lançamento de livro. O Rosas Periféricas começou a participar de saraus em 2015. Em 2016, criou o Sarau da Antiga 28, propondo discussões e reflexões sobre temas como política, mulheres, cor da pele e a América Latina, tudo regado a muita poesia lida e inventada. O nome vem do endereço de sua primeira sede, cuja Rua Martin Lumbria era conhecida como “antiga Rua 28”, no Parque São Rafael

O Sarau da Brasa, criado em julho de 2008 no bairro de Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo, é parte integrante de um movimento de “literatura periférica”, que acontece principalmente nas periferias da capital paulista. No encontro com o Sarau da Antiga 28 participam: Sonia Regina Bischain, Michell da Silva, Sidnei das Neves, Vagner Souza e Samanta Biotti.

Em 2017, teve início o Sarau Tem Coragem!?, na Okupação Cultural Coragem, em Itaquera, zona leste da cidade, com o propósito oferecer espaço às atividades culturais de diversas linguagens, entre as quais: poesia, música, dança, teatro, literatura, arte, cultura popular e outras. Nesse encontro participam os seguintes integrantes do Sarau Okupação Coragem: Kajé Laui, Mauro Grillo, Jéssica Marcelle e Kauê de Souza.

Onde assistir: Facebook/rosas.perifericas e YouTube/RosasPeriféricas.
https://www.facebook.com/rosas.perifericas
https://www.youtube.com/channel/UC6_M2YIWkAlwGwWTAV6hsmg

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp