04/11/2021 às 12h33min - Atualizada em 04/11/2021 às 18h50min

Pague Menos acelera expansão orgânica no trimestre e atinge EBITDA Ajustado de R$ 160,4 milhões, avanço de 7,4% em relação ao 3T20

Vendas cresceram 7,4%, com índices de 7,1% em mesmas lojas e 6,6% em lojas maduras

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Foto: Divulgação/Pague Menos
Fortaleza, 3 de novembro de 2021 – As Farmácias Pague Menos (PGMN3), a primeira rede do varejo farmacêutico a ter presença em todos os estados da Federação e Distrito Federal, encerrou o terceiro trimestre de 2021 com Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 160,4 milhões, crescimento de 7,4% em relação ao 3T20. A margem Ebtida foi de 7,9%, estável em relação ao mesmo período de 2020.

No 3T21, a companhia registrou lucro bruto de R$ 604,6 milhões, incremento de 11,2% comparado aos meses de julho, agosto e setembro do ano passado. A margem bruta atingiu 29,6%, crescimento de 1,0 p.p. em relação ao 3T20, impulsionado principalmente pelo aumento da participação de medicamentos genéricos de 9,2% para 9,7% – e de marcas próprias de 5,5% para 6,3% – na venda total. A categoria de produtos de marcas próprias foi a que mais se destacou em vendas no 3T21, totalizando R$ 127,8 milhões, aumento de 22,4% em relação ao terceiro trimestre de 2020, número três vezes superior ao crescimento total da companhia. Considerando apenas itens do autosserviço (produtos de fora do balcão), a participação de marcas próprias alcançou 13,7% das vendas totais.

“É importante observar que o bom desempenho de margem bruta acontece paralelamente ao crescimento de canais digitais, convênios e parcerias, que são mais promocionais, com margens brutas menores”, afirma Mário Queirós, CEO da Pague Menos. No 3T21, os canais digitais alcançaram 8,5% das vendas totais. A disponibilidade de produtos em lojas foi ampliada com expansão do sortimento médio por loja, atingindo 9,6 mil SKUs, incremento de 17,8% contra o terceiro trimestre de 2020, e pela redução no nível de ruptura de estoques, que atingiu a mínima histórica da rede. As vendas provenientes de ações de CRM foram responsáveis por 2,9% da receita total, 1,6 p.p. acima do 3T20. E o nível de serviço obteve pontuação máxima histórica de 76 no NPS.

A receita bruta do trimestre foi de R$ 2,0 bilhões, aumento de 7,4% nas vendas. O crescimento foi de 7,1% em mesmas lojas e 6,6% em lojas maduras.  O lucro líquido ajustado foi de 35,6 milhões, com e margem líquida de 1,7%, retração de 0,4 p.p. comparado ao terceiro trimestre de 2020.

A conquista de market share em regiões core foi outro ponto que se sobressaiu no 3T21. No trimestre, a Pague Menos atingiu participação de 5,7% no Brasil, crescimento de 0,1 p.p. em relação ao 3T20. No corte regional, cresceu 0,5 p.p. no Nordeste; 0,6 p.p. no Norte; e avançou 0,1 p.p. no Centro-Oeste. No Sul, manteve estabilidade, e no Sudeste reduziu a participação em 0,1 p.p. Neste ponto, Queirós observa que a companhia continua a apresentar taxas de crescimento de venda média por loja acima da média de mercado em todas as regiões onde atua. “Isso evidencia que o crescimento de market share é resultado da combinação saudável de crescimento mesmas lojas e expansão orgânica”, diz.

Hub de saúde
O Hub de Saúde Pague Menos avança, consolidando a liderança da companhia na proposta de promoção de saúde e bem-estar à classe média expandida. No 3T21, o Clinic Farma atingiu a marca de 501 mil atendimentos, acréscimo de 128% em relação terceiro trimestre do ano anterior. As clínicas farmacêuticas vêm se posicionando como importantes pontos de testagem diagnóstica, no modelo Point of Care Testing (POCT).

Excluindo os testes de covid-19, a aplicação de testes laboratoriais remotos (TLRs) cresceu 135% em relação ao 3T20, sendo 58% em decorrência do aumento de demanda de testes ofertados e 77% em decorrência de novos testes adicionados ao portfólio durante o último ano, sinalizando que a demanda por esses serviços deve continuar crescendo.

Investimentos e expansão orgânica
No acumulado de 2021, foram investidos R$ 140,6 milhões, direcionados principalmente para a expansão orgânica e reformas do parque de lojas. No 3T21, foram inauguradas 25 lojas, totalizando 32 no ano. O portfólio atingiu 1.126 pontos de venda distribuídos em 339 municípios, com 91,8% de lojas maduras. Das 32 lojas inauguradas, 97% estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste e 75% posicionadas em microrregiões com predominância das classes C e D. “Reiteramos a projeção de 80 aberturas para 2021, com 48 lojas previstas para inauguração no quarto trimestre de 2021 e 120 aberturas para 2022”, enfatiza o CEO.

ESG
A Pague Menos avançou na construção de sua agenda ESG no 3T21. A empresa definiu sua visão de sustentabilidade para 2030 completamente integrada ao seu planejamento estratégico e aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU: “Saúde para todos - A Pague Menos será uma solução completa de saúde que contribuirá, significativamente, para reduzir as desigualdades de acesso à uma vida saudável, no Brasil”.

No trimestre, foi estruturada a área de Diversidade e Inclusão da companhia, que está trabalhando fortemente em quatro frentes: Equidade de Gênero, Racial, PCDs e 50 anos +. Quanto à equidade de gênero, as mulheres correspondem a 59% do quadro de colaboradores e a 60% dos cargos de liderança. A Pague Menos faz parte do seleto grupo de 3% de empresas listadas no Novo Mercado da B3 com três ou mais mulheres no Conselho de Administração e também na Diretoria. Por essa representatividade, recebeu no 3T21 o selo Women on Board. Além disso, aderiu aos movimentos Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero e ONU Mulheres.

No mesmo trimestre, ampliou o abastecimento por energia solar para as lojas dos estados de Rondônia, Amapá, Rio de Janeiro, Acre e Goiás. Ao fim do 3T21, lojas de 16 diferentes estados, representando 61,4% do total do parque de lojas, passaram a ser abastecidas por energia renovável gerada a partir de 33 parques solares. Estão contratados e em construção outros 26 parques solares com capacidade para ampliar a geração de energia para 100% do parque de lojas até o 1T22, incluindo as novas lojas.

Sobre as Farmácias Pague Menos
Pague Menos é a única rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com mais de 20 mil colaboradores, está presente em mais de 339 municípios e conta com 1.126 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos é hoje um Hub de Saúde, com 845 unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.
 
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