04/11/2021 às 13h47min - Atualizada em 04/11/2021 às 18h50min

Costura como terapia: atividade traz benefícios à saúde mental

Terapia artesanal auxilia nos processos de criatividade, controle emocional e mental, autoestima e realização pessoal

SALA DA NOTÍCIA Trama Comunicação
Divulgação
São Paulo, novembro de 2021 – A pandemia da covid-19 acentuou os casos de doenças psiquiátricas, principalmente nos jovens. Segundo pesquisa divulgada pelo laboratório Pfizer, metade desse público sentiu impacto na saúde mental. O estudo aponta que 39% das pessoas na faixa de idade entre 18 e 24 anos disseram que a saúde mental ficou ruim no período e 11% responderam que ficou muito ruim.

Embora nada substitua o tratamento médico adequado, algumas atividades manuais podem ser um excelente complemento para trabalhar a saúde mental. A chamada terapia artesanal auxilia nos processos de criatividade, controle emocional e mental, autoestima e realização pessoal. Isso porque quem enfrenta questões como depressão ou ansiedade, por exemplo, passa a se entreter e dedicar o seu tempo a alguma atividade que realmente gosta e se sinta motivada a criar.

Neste cenário, peças feitas à mão estão, cada vez mais, ganhando destaque dentre os diversos hobbys praticados pela população e, por isso, muitas pessoas têm encontrado na costura uma forma de terapia. A costura permite que a pessoa, no seu tempo, se envolva com uma atividade que exige concentração, mas que, acima de tudo, estimule a criatividade. Ou seja, apesar de exigir atenção, é um trabalho prazeroso que ativa a imaginação.

“A costura é uma alternativa para controlar a mente e afastar pensamentos e sensações negativas, de canalizar a concentração e focar em algo que de fato terá um resultado. Quando as pessoas conseguem ver as peças prontas, automaticamente se sentem mais capazes e produtivas, melhorando a percepção sobre elas mesmas”, explica Concheta Feliciano, diretora de marketing da PFAFF para a América Latina.

Líder na fabricação de máquinas e acessórios de costura, a PFAFF, que faz parte do grupo SVP Worldwide (que também detém a Singer), tem observado uma forte mudança no comportamento dos consumidores, principalmente por conta da pandemia. A empresa tem percebido um aumento nos trabalhos manuais e personalizados, tanto para geração de renda, como para hobby.
   
A marca possui as máquinas de costura mais robustas e tecnológicas do mercado que contam com a exclusividade do sistema IDT™ que proporcionam precisão aos pontos e costuras perfeitas em diversos tipos de tecidos, desde os mais leves e delicados como a seda até os mais pesados como jeans ou sarja.

“As máquinas da PFAFF são ideais para quem quer começar a costurar como forma de terapia. Além de serem fáceis de usar, contribuem para a produção de peças de alta qualidade e sofisticação, tanto para serem utilizadas como decoração, como, por exemplo, enxovais, ou até mesmo para presentear pessoas queridas”, completa a executiva.


Sobre a Singer do Brasil
Com 170 anos de atuação no Brasil, a Singer é líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais. Seus produtos estão presentes nas maiores lojas do varejo, lojas especializadas em máquina de costura, comércio eletrônico e ateliês de costura e artesanato de todo o País. A companhia, por meio de sua forte presença global, desenvolve competências dentro de uma organização de alto desempenho, com o objetivo de gerar o mais elevado nível de valor agregado aos seus clientes, colaboradores, acionistas e sociedade. A presença da Singer do Brasil transforma a vida das comunidades em seu entorno, uma vez que estimula o empreendedorismo, o empoderamento feminino e a geração de empregos, além de dinamizar a economia e promover uma nova cultura, mais moderna e dinâmica entre os funcionários e seus familiares. Para mais informações sobre a empresa, acesse: https://www.singer.com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp