Itaquera em Notícias Publicidade 1200x90
14/03/2024 às 18h23min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h06min

Conheça as empresas que mais geraram impacto social América Latina em 2023; tem brasileira no top 10

Ranking elaborado pela plataforma de impacto social Betterfly tem como base dados das ações positivas que as empresas realizaram no último ano e que foram revertidos em doações sociais

Redação
Divulgação

Conaltura, Yaneken, AEIP, Mapfre Seguros, Rassini, Dartel, Epharma, KN Chile&Bolivia, Akron e Jardines Del Valle. Essas são as 10 empresas que mais geraram impacto social por meio de ações positivas na América Latina em 2023. Os dados foram divulgados pela chilena Betterfly, uma plataforma de proteção, prevenção e impacto social, por meio do ranking global Better Companies, entre mais de 3 mil empresas clientes.

Uma pesquisa da WMcCann revelou que o público mais jovem, especificamente aqueles que fazem parte da chamada Gen Z (1990-2010),  são mais propensos a comprarem mais de marcas que demonstrem algum engajamento social. "Nosso propósito na Betterfly é ajudar a transformar a realidade do mundo em que vivemos. Por isso criamos o Better Companies, para dar visibilidade àquelas companhias que estão alinhadas com esse propósito e ainda colocar luz sobre o tema”,  explica Ana Paula Mattar, head de Marketing da Betterfly Brasil.

Única representante do Brasil nas 10 primeiras colocações, a Epharma, healthtech de saúde corporativa, realizou 81.644 ações positivas, que totalizam 140 pontos obtidos pela empresa no ranking.  A primeira colocada do ranking, Conaltura (Colômbia), conta com 284.709 ações positivas (427 pontos).

“Unimos forças com a Betterfly para empoderar nossos colaboradores e eles poderem fazer a diferença no mundo. O que começou como uma iniciativa da área de ESG se tornou um movimento contagiante dentro da Epharma. Os próprios epharmers se tornaram os maiores promotores da plataforma, inspirando uns aos outros e cobrando da empresa um compromisso cada vez maior com as causas humanitárias”explica a Juliana Ferreira, Gerente de ESG da  epharma, que ainda completou dizendo “Atualmente contamos com nove Embaixadores ESG que assumiram um papel fundamental na promoção da cultura de Sustentabilidade, Governança e Responsabilidade Social dentro da empresa. Acreditamos que juntos estamos construindo um futuro onde cada passo faz a diferença, onde cada indivíduo tem o poder de gerar impacto positivo e impactar vidas no mundo”.

Para além das 10 primeiras, figuram no ranking, entre as 200 mais, as seguintes empresas brasileiras: o banco digital Neon ficou com a 16º posição, (220.359 ações positivas e 102 pontos);  a seguradora Icatu na 23º (214.719 ações positivas e 84 pontos) e  a KN Brasil em 30º (62.112 ações positivas e 71 pontos). 

“Estamos muito felizes em poder reconhecer as empresas mais engajadas em transformar a realidade do mundo em que vivemos. Conforme a pauta de ESG avança na sociedade e, principalmente no mundo empresarial, precisamos gerar esse engajamento social. Estamos juntos, pensando em ações positivas que possam ser reverberadas em impacto na ponta. Hoje, as empresas desempenham um papel fundamental na prevenção à saúde e no bem-estar de seus times”, analisou Ana, que completou “ "Por meio deste índice e do uso da plataforma da Betterfly, comprovamos que pequenas ações do dia a dia, a competição saudável entre as equipes  e a gamificação geram motivações e grandes mudanças. Todos podemos fazer a diferença". 

Metodologia aplicada

Reconhecida como o primeiro unicórnio social da América Latina, a startup Betterfly,  plataforma de proteção personalizada, avaliou as ações positivas (que incluem horas de sono dormidas, treinos realizados, meditações e hábitos saudáveis) de mais de 3 mil empresas em seis países da América Latina - Brasil, Peru, Chile, Equador, México e Colômbia, desde pequenas e médias até grandes empresas, com 30 a 5 mil colaboradores, ponderando com a quantidade de doações sociais feitas por meio da plataforma.

As ações positivas geram pontos que são obtidos da seguinte forma: 

Quantidade de passos dados: mais de 8 mil passos geram dois pontos no ranking. Entre 4k e 8k,, um ponto. Até 4k, zero. 

Treino (atividade física): até 30 minutos, zero pontos. De 30 a 60 minutos, um ponto. De 60 a 90, dois pontos. Mais de 90 três pontos.

Horas de sono: até 7h, nenhum ponto. Acima de 7h, um ponto

Meditação: até 10 minutos, zero pontos. De 10 a 20 min., um ponto. De 20 a 30min., dois pontos. Mais de 30 minutos, três pontos.

Dentro do modelo de negócios da empresa, os usuários do app são recompensados  por cada hábito saudável realizado em seu dia a dia - como caminhar, meditar, dançar ou ler um livro. Todas essas atividades são mensuradas dentro da solução digital gamificada e convertidas em doações sociais a ONGs parceiras. Além disso, quanto mais a pessoa gera impacto positivo, mais o seu seguro de vida cresce, pois ele é dinâmico. Ou seja, para realizar o ranking Better Companies, a Betterfly, durante o ano de 2023, contabilizou as empresas que mais geraram ações positivas dentro da sua plataforma.

Para identificar as horas de sono e os passos dados por cada usuário do app da Betterfly, o sistema desenvolvido pela empresa conta com a possibilidade de integração aos aplicativos de saúde de cada aparelho - seja ele iOS ou Android. Basta a pessoa possibilitar a integração para que a plataforma da insurtech possa ter acesso aos dados. Vale a pena destacar que: no caso de possíveis fraudes ao sistema, como um número de passos totalmente fora dos padrões, por exemplo, o sistema da startup identifica e pede para a equipe analisar o comportamento daquele usuário. 

Segundo a OMS, pelo menos 80% de todas as doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes tipo 2 poderiam ser prevenidas com pequenas mudanças que impactam em uma vida mais saudável, como uma melhor alimentação que inclua frutas e verduras, atividade física, meditação, entre outros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.