Itaquera em Notícias Publicidade 1200x90
28/02/2024 às 13h04min - Atualizada em 29/02/2024 às 00h13min

Conectar usuários e tecnologia em um ecossistema digital é vital para uma educação eficiente e prazerosa

*por Martin Oyanguren

Assessoria de Imprensa
Imagem: Divulgação / Educacional
Um ambiente contemporâneo ideal de educação deve promover a harmonia entre tecnologias e usuários. Com isso, cria-se uma experiência integrada para o fluxo de conhecimento no qual professores ensinam com eficiência e os alunos aprendem com satisfação. Essa é a proposta de operação de um ecossistema digital, que consiste em um sistema interconectado de dispositivos, softwares, dados e usuários.

Assim como nos ecossistemas biológicos, cada membro do ecossistema tem uma função específica e precisa dos outros agentes para sobreviver e evoluir. Na educação, esse ambiente digital ocorre na forma de aprendizagem em rede e favorece a colaboração entre os membros da comunidade escolar: pais, professores, gestores e estudantes. Além disso, potencializa a aprendizagem por meio de metodologias inovadoras e recursos digitais, já que as escolas têm acesso a diversas ferramentas que melhoram a qualidade do ensino, como videoaulas, games educacionais, avaliações, monitoramento de frequência, testes e bibliotecas digitais, entre outros.

A personalização do aprendizado é outro ponto forte desse modelo. Ele permite que os educadores ajustem o conteúdo e o método de entrega com base nas habilidades e no ritmo de aprendizado de cada aluno. Isso possibilita uma abordagem mais inclusiva, atendendo às diferentes necessidades existentes dentro de uma sala de aula moderna.

Alunos e professores também podem atuar além de suas barreiras físicas, já que a conexão entre todas as partes extrapola as limitações geográficas – característica potencializada pela simplificação da tecnologia, o que facilita o acesso a informações instantâneas, a ferramentas interativas e a plataformas de colaboração, enriquecendo todo o processo.

Criar e implementar um ecossistema digital eficaz para uma escola exige uma abordagem estratégica. Primeiramente, é fundamental investir em infraestrutura tecnológica robusta, garantindo uma conectividade confiável. Em seguida, crucial fazer a seleção cuidadosa de plataformas educacionais alinhadas aos objetivos pedagógicos da entidade. Outra peça-chave desse quebra-cabeça é capacitar educadores para integrar toda a tecnologia de forma eficaz.

Também é importante considerar os valores partilhados e a visão em comum entre todos os envolvidos no processo, assim como é recomendado manter um modelo de organização descentralizado que possua uma visão ampla das atividades e promova a transparência, a inclusão e a responsabilidade.
 
Empresas como o Educacional, por meio de sua Suíte Educacional, desempenham um papel fundamental nessa jornada, pois integram uma variedade de recursos, desde plataformas interativas até conteúdo educacional envolvente.

No contexto específico do setor educacional, a atuação de um ecossistema digital é especialmente vital. Não se trata apenas uma adição agradável, e sim de uma necessidade imperativa. À medida que navegamos por esse novo território, é essencial que educação e tecnologia caminhem de mãos dadas e proporcionem um ambiente de aprendizado dinâmico, adaptável e verdadeiramente inclusivo.

*Martin Oyanguren é CEO do Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da Positivo Tecnologia dedicada à educação, e VP da Positivo Tecnologia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.