Itaquera em Notícias Publicidade 1200x90
28/02/2024 às 17h54min - Atualizada em 29/02/2024 às 00h02min

EMS lança plataforma digital gratuita para ampliar acesso à bula de remédios do mercado brasileiro

Solução criada pela NC Tech, hub de inovação do Grupo NC, ao qual pertence a empresa, proporciona inclusão ao permitir acesso a informações sobre produtos farmacêuticos e de saúde por meio de bulas eletrônicas, lembretes de uso de medicação e alerta de recalls

..
Farmacêutica EMS
28 de fevereiro de 2024Em mais um avanço tecnológico, a EMS – maior laboratório farmacêutico no Brasil, pertencente ao Grupo NC – anuncia o lançamento de uma plataforma digital que tem como objetivo democratizar, humanizar e ampliar o acesso a informações de produtos farmacêuticos e serviços de saúde, auxiliando na adesão e segurança do tratamento. A solução, que é gratuita, foi criada pela NC Tech, hub de inovação do Grupo, e já está disponível para o usuário por meio do QR Code presente nas caixas de medicamentos da EMS e pelo site www.sara.com.br.

Por meio da plataforma Sara, que conta com layout personalizado e intuitivo, o paciente pode consultar informações sobre medicamentos da EMS ou de qualquer outro laboratório farmacêutico, acessar a versão eletrônica de bulas e fazer autogestão de cuidados. Dentre as funcionalidades, estão, por exemplo, o envio de lembrete por WhatsApp na hora de tomar a sua medicação, a criação de listas dos medicamentos em uso para pacientes polimedicados e, ainda, a possibilidade de consultar alerta de recalls, informando o lote do medicamento que será recolhido. A plataforma conta também com conteúdos exclusivos de saúde, garantindo informações sempre atualizadas para o consumidor.

Para Diego Neufert, CTO da EMS e do Grupo NC, a digitalização da bula é apenas um dos benefícios fornecidos pela plataforma, dentre outros serviços, já que o sistema de QR Code está em todas as embalagens de medicamentos fabricados pela EMS. “É algo inédito. Estamos falando sobre uma inovação que irá humanizar, universalizar e garantir mais acessibilidade às informações que devem ser consideradas ao se fazer o uso de medicamentos. Inclusive, a bula poderá ser consultada antes da aquisição do medicamento e sem a abertura da caixa, apenas apontando a câmera ao QR code da embalagem, servindo também de auxílio a balconistas e farmacêuticos em casos de dúvidas. O resultado é uma melhora na experiência do paciente e na adesão ao tratamento, mais segurança na ingestão de medicações, administração da dosagem e menor risco à saúde”, detalha o executivo. 

Acessibilidade, inclusão e consciência ambiental
Segundo Neufert, um ponto positivo de inclusão da plataforma tem relação com a jornada dos deficientes visuais, já que 60% deles estão inseridos no universo tecnológico e a disponibilização online favorece o acesso desse público à bula. “Contamos, inclusive, com apoio de profissionais portadores de deficiência visual, que nos ajudam a aprimorar a experiência da Sara de maneira geral. Nosso foco é na inclusão e garantia de acessibilidade. Trabalhamos para que os leitores de telas nativos dos smartphones funcionem de maneira organizada e fluida na plataforma”.

Outro pilar social é o cuidado na inclusão das bulas na plataforma, de modo que tragam informação em tópicos e em fontes grandes com possibilidade de zoom, favorecendo a leitura. Além disso, foi feita uma vasta pesquisa de campo para validação e aprovação da plataforma pelo público 60+, inclusive com relação ao recebimento dos lembretes de tomadas de medicamentos por WhatsApp, uma das ferramentas mais utilizadas pela população brasileira em seus celulares.

Sendo assim, é possível compreender a dimensão dessa iniciativa no que diz respeito também aos pilares de ESG (Ambiental, Governança e Social) e a importância desse tema para a organização.

Lançamento em evento em Paris
A solução digital foi lançada pela EMS em um evento na sede da Embaixada Brasileira em Paris. Ela fez parte de um seleto grupo de projetos selecionados para evento da FBE (França-Brasil Empreendedores), na França, em 2023. O encontro teve como viés o tema de inovações de impacto social e reuniu grandes cases de inovação liderados por mulheres. A EMS, na ocasião, foi representada por Patrícia Ianelli, responsável pela plataforma, na mesa-redonda “Inovação em Produtos Liderada por Mulheres”, com a apresentação do case da Sara intitulado “Produto com Propósito”, abordando a jornada de criação, validação com os pacientes, desenvolvimento e os próximos passos para a evolução da experiência.

Sobre a Sara
A Sara é a solução referência em bula digital, lembretes de medicamento e conteúdos de saúde. Possui o propósito de democratizar, humanizar e ampliar o acesso a informações de produtos farmacêuticos e serviços de saúde, auxiliando na adesão e segurança do tratamento. A solução é gratuita e já está disponível para o usuário por meio do QR Code presente nas caixas de medicamentos da EMS e pelo site www.sara.com.br.

Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 18 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 60 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

Mais informações para a imprensa
GBR Comunicação
Denver Pelluchi – 11-99722-2313 | [email protected]
Vagner Magalhães – 11-99196-1716 I [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.