Itaquera em Notícias Publicidade 1200x90
27/02/2024 às 11h44min - Atualizada em 29/02/2024 às 00h02min

Criar Jogos Labs abre matrículas em São Bernardo do Campo para curso gratuito de desenvolvimento de jogos eletrônicos

Projeto já beneficiou mais de 5 mil alunos propõe ensino de programação, edição de áudio e vídeo, design, roteirização e outras competências necessárias para trabalhar no setor

Alex Olobardi
Erick Midias
O Criar Jogos Labs, maior curso gratuito de desenvolvimento de jogos e letramento digital do Brasil, abre matrículas em São Bernardo do Campo (SP). Realizado pelo Instituto Burburinho Cultural, o projeto oferece oportunidade única de capacitação na área de games e é destinado aos jovens, de 12 a 29 anos da cidade. As aulas começam em 4 de março no Instituto Geração Futura, e as inscrições podem ser feitas no site até dia 1º de março.

O Brasil é um dos maiores consumidores de jogos eletrônicos do mundo, mas tem uma margem exponencial para crescer quando o assunto é produzir experiências 100% nacionais. Principalmente, se considerar que 82% dos brasileiros investem em jogos eletrônicos como principal fonte de entretenimento, é o que mostra a Pesquisa Game Brasil de 2023.

Quem acredita nessa no poder da capacitação como forma de alavancar a criatividade é a BASF, que busca fomentar iniciativas que disseminam a cultura da inovação e do empreendedorismo como estratégia para lidar com os desafios sociais da atualidade. Por isso, a companhia patrocina, por meio de leis de incentivo fiscal, o Criar Jogos Lab, pelo terceiro ano consecutivo. Para Júlia Paglerani, consultora de comunicação da BASF, a empresa planeja fomentar oportunidades de novos negócios na região. "O objetivo é levar educação científica e empregabilidade aos jovens, para que construam negócios e empregos do futuro, contribuindo para o desenvolvimento social da cidade".

Outro ponto que o Criar Jogos acredita é que a gamificação não é só atividade recreativa, pois está presente no audiovisual, na área de Recursos Humanos, atendimento ao cliente, ela é parte do mundo do trabalho. Além desses motivos, é uma ferramenta importante no letramento digital, aspecto fundamental para a redução das desigualdades sociais.
O projeto ainda, desenvolve habilidades e competências alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), por meio de atividades educativas virtuais e presenciais nos laboratórios dos polos. Desse modo, o projeto permite que 4 das 10 competências gerais propostas pela Base possam ser alcançadas – Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; e Cultura Digital, além de capacitar jovens para o novo mercado de trabalho.
Próprio ritmo
Oferecendo um método inovador de ensino, o Criar Jogos Labs traz videoaulas exclusivas que permitem ao estudante acessar o conteúdo no seu próprio ritmo. Com o acompanhamento de monitores, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre animação 2D, edição de som para jogos, roteirização, narrativa e muito mais. O curso ainda inclui desafios e testes que tornam o aprendizado divertido e prazeroso.

Não há pré-requisitos. XX vagas serão disponibilizadas para capacitação de jovens entre 12 e 29 anos, a estarem aptas e dominarem a tecnologia que já possibilita a criação de jogos eletrônicos. A duração do curso é de 18 semanas, concluindo um total de 54 horas de carga. Com um cronograma flexível, as aulas acontecerão em seis turmas, variando de acordo com os horários disponíveis.

Histórico

O projeto Criar Jogos é 100% original e mais de 5 mil estudantes já foram beneficiados desde 2022. Tendo como propósito ampliar o conhecimento tecnológico em áreas periféricas, em parceria com escolas da rede pública pelo país.  Além dos polos presenciais, o Criar Jogos também ocorre de forma remota – EAD, em que cada aluno pode contar com o auxílio de mentores para esclarecer dúvidas em todo o curso. A inauguração do primeiro polo do Criar Jogos foi em junho de 2022 no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG). Depois, São Gonçalo dos Campos e Camaçari, na Bahia, além de Guaratinguetá, Jacareí e Mogi Guaçu, em São Paulo. Em 2023, abriu novas turmas em Guaratinguetá, ampliando fronteiras para Curitiba (PR) e renovando presença em Camaçari, além de começar turmas em Paracatu (MG). No Rio de Janeiro, polos presenciais foram sediados na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, na Faetec de Mangaratiba e na Casa Escola de Arte e Tecnologia, em Itaboraí. Vale destacar: todos os municípios citados oferecem atualmente vagas EAD.

O Criar Jogos Labs é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, BASF, Kinross, Grupo Boticário, BRQ, Sicredi, DataPrev, parceria da Visão Coop e realização da Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.

Serviço:

Local: Instituto Geração Futura – Rua Valdomiro Luís, 45 – Demarchi - São Bernardo do Campo – SP
Início: A partir de 04/03/2024
Turma 1: Segundas e quartas, das 9h30 às 11h
Turma 2: Segundas e quartas, das 14h às 15h30
Turma 3: Segundas e quartas, das 16h às 17h30
Turma 4: Terças e quintas, das 16h30 às 18h
Turma 5: Terças e quintas, das 18h30 às 20h
Turma 6: Sábado, das 8h30 às 11h30
Investimento: Gratuito.
Site: www.criarjogos.com.br

Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.