Itaquera em Notícias Publicidade 1200x90
27/02/2024 às 08h11min - Atualizada em 28/02/2024 às 00h11min

Instituto de ex-craque do basquete coordena projeto com recursos da Lei Paulista

Assistência pra Vida atende alunos da rede pública de ensino nas cidades de Olímpia e Franca

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/instituto-de-ex-craque-do-basquete-coordena-projeto-com-recursos-da-lei-paulista/
DownloadGoverno de SP
Fausto ao lado da secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis

Quando jogador de basquete nos anos 1970 e 1980, Fausto Giannecchini se especializou em distribuir assistências para seus colegas de time pontuarem. O tempo de atleta passou e desde 2011 ele joga em outras frentes: Fausto tem um instituto em seu nome e encabeça o Assistência pra Vida, projeto que conta com recursos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e tem como foco a inserção de estudantes da rede pública de ensino dos 7 aos 18 anos no cenário esportivo por meio do basquete. Atualmente, o programa opera nas cidades de Olímpia e Franca.

Em 13 anos, o Assistência pra Vida já atendeu mais de 13 mil alunos e ajudou a capacitar 120 professores de Educação Física. A ideia para 2024 é abrir 1 mil novas vagas. As atividades ocorrem nas quadras das próprias escolas da rede pública de ensino, e o projeto entra com uniforme completo, tênis, squeeze e frutas como benefícios.

“Para participar, (o aluno) precisa ter disciplina, frequência escolar e boas notas. Se ele está suspenso das aulas, por exemplo, não participa”, diz Fausto, que ressalta que o programa não tem como objetivo o basquete de competição. “Nosso projeto é educacional, não trabalhamos pensando em lançar um atleta para o profissionalismo. Pode acontecer, claro. Já tivemos alunos que foram jogar no time de Franca e em outras equipes da região.”

Um dos maiores armadores do basquete brasileiro, Fausto atuou profissionalmente de 1970 a 1981. Jogou em equipes tradicionais, como Franca e Sírio, e defendeu a seleção brasileira, onde foi campeão sul-americano em três oportunidades.

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por Prefeituras no Estado de São Paulo.

Para mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, acesse lpie.sp.gov.br.

O post Instituto de ex-craque do basquete coordena projeto com recursos da Lei Paulista apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.