29/09/2021 às 16h25min - Atualizada em 29/09/2021 às 19h40min

Alimentação sustentável: bom para saúde, para o meio ambiente e para o bolso

A geladeira é uma das aliadas para quem quer começar uma mudança de hábitos e atitudes

SALA DA NOTÍCIA Raquel Ferreira
Divulgação
Cada vez mais as pessoas estão se atentando ao fato de que precisam comer bem. E comer bem não quer dizer uma montanha de comida no prato e sim fazer boas escolhas, o que resulta na alimentação sustentável, boa para a saúde e o meio ambiente.

Lori Vargas, proprietária da loja Mapeei – Uma Vida sem Plástico, é adepta da alimentação sustentável e dá três dicas para quem quer iniciar o processo. Confira:
  1. Consciência em primeiro lugar

Tudo o que colocamos no prato é uma escolha, então a primeira etapa de uma alimentação saudável e sustentável é ter consciência da origem do seu alimento.

“Pense bem: de onde vem aquele produto? Como ele foi comercializado, em grandes redes de supermercado ou em produção local? Você fez a compra a granel ou por um pacotinho formado por isopor e plástico filme?”, pergunta a empresária.

“São essas pequenas atitudes que nos trazem consciência ao comprar um produto. A cadeia de alimentação é vasta, mas uma escolha adequada já faz toda a diferença”, conta Lori.
  1. Utilize o que você já tem para prolongar a vida do alimento

Um dos maiores problemas de escolher alimentos frescos é que eles são perecíveis e, se não armazenados de forma correta, rapidamente não servem mais para o consumo.

Nesse ponto, vale pensar em diferentes formas para aproveitar um preço bom de um ingrediente. “Achou tomate barato e comprou bastante? Inove nos formatos de consumo”, indica Lori.

A profissional ainda lembra que potes de vidro, que todo mundo tem em casa, ajudam muito na hora de prolongar a vida de um alimento. “Uma parte dos tomates pode se transformar em extrato, que pode ser armazenado em vidros de conserva que a pessoa já tem em casa, por exemplo, e adiantar a vida de quem cozinha na hora de preparar carnes e massas”.

Da mesma forma, ele pode ser congelado junto com as ervas aromáticas preferidas da família, já em forminhas de gelo. Depois, basta descongelar e colocar para temperar o prato do dia.
  1. Geladeira, a grande aliada

A geladeira é a grande aliada na hora de prolongar a vida dos alimentos frescos. Mas, até mesmo ela não consegue esticar o prazo de consumo se a comida não estiver em bom estado.

Por isso, a dica da Lori é usar produtos que, junto com a geladeira, vão garantir maior tempo de vida para o alimento, como a Bag de Legumes.

Também chamada de Bag de Geladeira, o produto parece uma bolsa carteira, e foi desenvolvido especialmente para armazenar legumes, frutas e verduras na geladeira e mantê-los fresquinho por muito mais tempo.
 
Confeccionado em tecido atoalhado, 100% algodão e com forro duplo, é muito simples de usar: basta mergulhar o produto em água, deixando o tecido úmido. Depois, é só guardar os alimentos dentro dele, que podem durar por semanas na geladeira.

“Você pode comprar seus alimentos usando saquinhos e sacolas de algodão e, ao chegar em casa, armazená-los no seu porta-legumes, evitando assim uma quantidade enorme de plástico”, explica Lori.
 
Bag de geladeira Mapeei
O acessório é uma alternativa aos saquinhos e potes de plástico. Fácil de usar, é durável, basta lavar com sabão neutro e deixar secar.

Valor: R$ 45,00

Link para compra: https://www.umavidasemplastico.com.br/products/bag-geladeira-mapeei


Além dessas três dicas, vale lembrar que outras ações caminham lado a lado para alcançar uma alimentação sustentável, como evitar o desperdício de alimentos, aproveitar integralmente os ingredientes, consumir frutas, verduras e vegetais da estação e optar por alimentos orgânicos.

“É possível aproveitar os alimentos de muitas formas: se sobrou uma parte da receita, podemos congelar ou preparar uma marmita para o dia seguinte. As cascas e talos podem ser reaproveitados para fazer sopas, caldos ou até para formar adubo para deixar sua hortinha ainda mais saudável”, finaliza Lori.

Não esqueça de reutilizar também a água do cozimento dos alimentos. Ela pode ser reutilizada na própria cozinha ou para saciar a sede das suas plantinhas!
 



Sobre a empresa
A Mapeei - Uma Vida Sem Plástico nasceu da crença de que existe uma forma de viver com menos desperdício e com o fim de auxiliar como pessoas podem sim evitar o plástico.  É um lugar onde nos orgulhamos em dividir experiências e conhecimento além de oferecer produtos e soluções mais ecológicos para nosso dia a dia, independente de onde cada um esteja em sua jornada para uma vida mais sustentável. A Mapeei é um espaço onde pessoas que compartilham da mesma paixão pelo meio ambiente e também por práticas mais sustentáveis, podem comprar e vender produtos mais ecológicos, com o compromisso de transformar nosso planeta em um lugar melhor.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp