29/09/2021 às 12h14min - Atualizada em 29/09/2021 às 14h30min

Em Minas Gerais, Prefeitura adota aplicativo para ajudar na alfabetização de estudantes de escolas públicas

Iniciativa é uma parceria entre o município de Curvelo, Fundação Lemann e Instituto ABCD e tem por objetivo tornar a alfabetização mais lúdica e eficaz

SALA DA NOTÍCIA VIVIANE MELEM
fundacaolemann.org.br
Divulgação
Contar com o acesso à tecnologia e usá-la a favor do processo de alfabetização das crianças foi o que motivou o Instituto ABCD a criar e desenvolver o aplicativo EduEdu, uma ferramenta que oferece soluções para quem está aprendendo a ler e escrever. Por meio de uma parceria com a Fundação Lemann, que possui um projeto para buscar e apoiar inovações tecnológicas educacionais para contribuir com as escolas públicas, a cidade de Curvelo, no interior de Minas Gerais e com pouco mais de 80 mil habitantes, foi escolhida para fazer uso do aplicativo.
A iniciativa tem como objetivo intensificar a aprendizagem dos alunos em idade de alfabetização, tornando-a mais eficaz e lúdica, em função da gamificação proposta pelo app, além de ajudar na formação dos profissionais da educação. A previsão é que as 13 escolas municipais, que oferecem do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de Curvelo, adotem a nova tecnologia nos próximos meses. Professores, especialistas, diretores das escolas e também a equipe pedagógica da SME (Secretaria Municipal de Educação) já passaram por treinamento no início do mês de agosto deste ano.
Nicolas de Camaret, diretor executivo do Instituto ABCD e criador da plataforma EduEdu, avalia a importância da iniciativa: “Aliar tecnologia à educação é cada vez mais necessário para contribuir com resultados que façam a diferença no ensino público."  
Para Tiago Maluta, especialista em Inovação da Fundação Lemann, é preciso entender a educação básica como o primeiro vetor para a transformação social. “Apoiar iniciativas que combinam tecnologia e educação e usar nossa força de interlocução com a esfera pública para promover melhor acesso a plataformas que irão realmente auxiliar na alfabetização de crianças e jovens pelo Brasil é o nosso compromisso. É fundamental que todos saibam ler e escrever, um direito garantido. Qualquer sonho ou projeto passa, inicialmente, pelo processo de alfabetização”, explica ele.

Saiba mais sobre o EduEdu:
Com mais de 580 mil alunos inscritos até o momento, o EduEdu reúne exercícios, avaliações e materiais didáticos de língua portuguesa para crianças que estão entre o 1º e 3º ano do ensino fundamental. Atende, também, os anos finais da Educação Infantil, para crianças de 4 e 5 anos, contribuindo para o desenvolvimento de alunos com dificuldade de aprendizado.
Após uma avaliação inicial, o EduEdu identifica as áreas em que a criança precisa de apoio e desenvolve atividades personalizadas para ela. Além de acompanhar a evolução do usuário, também monitora o seu processo, gerando novas atividades quando necessário.

Entenda como funciona o app no link:
https://eduedu.com.br/.

Características do aplicativo são:
  • O aplicativo está disponível na Google Play Store desde dezembro/2019;
  • Utiliza a abordagem educacional com gamificação (elementos de jogos);
  • Faz uma prova inicial para identificar as áreas em que a criança precisa de apoio e cria atividades personalizadas;
  • Possui uma funcionalidade para o desenvolvimento de competências       socioemocionais e dá dicas e orientações para os pais sobre como lidar com as emoções das crianças;
  • Em apenas 3 meses, entrou na lista de apps e games para crianças que estão em casa (‘featured’ list de “Apps & games for kids at home”) do Google;
  • Os investimentos no EduEdu somam R$ 2 milhões (aporte desde o ano passado até o que está previsto para o fim deste ano).

Sobre o Instituto ABCD
O Instituto ABCD https://www.institutoabcd.org.br/ é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha desde 2009 para melhorar a qualidade de  vida de pessoas com dislexia e outros transtornos da aprendizagem, com o objetivo de que todos tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.
Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.
Saiba mais em: fundacaolemann.org.br.
Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn

Mais informações:
Analítica Comunicação – Assessoria de Imprensa da Fundação Lemann
Rení Tognoni – reni@analitica.inf.br (11) 99151-6164
Júlia Magalhães – julia.magalhaes@analitica.inf.br (11) 97638-8016
Julia Rezende – julia.rezende@analitica.inf.br (11) 99684-5604
Mariana Vieira – mariana.vieira@analitica.inf.br (11) 94270-0352

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp