28/09/2021 às 13h58min - Atualizada em 28/09/2021 às 15h10min

Saiba como minimizar os impactos do tempo seco na saúde

Veja dicas essenciais para quem sofre com consequências do tempo seco

SALA DA NOTÍCIA Alice Bachiega
divulgação

O ano de 2021 registrou alguns picos de secura no ar que são impossíveis de ignorar: alergias atacadas, coceiras no nariz, olhos secos e boca seca são alguns dos sintomas mais gerais de tempo seco nos seres humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade do ar esteja entre 40% e 70%, porém não é uma realidade dos brasileiros nos últimos dias, visto que a previsão é de que a umidade fique abaixo dos 30% em diversos estados brasileiros. Um dos grandes efeitos é a dispersão dos poluentes, tornando o ar mais poluído.

A escassez de chuva e a possibilidade de queimadas em alguns locais podem piorar muito a qualidade do ar, devido à baixa umidade, e por isso alguns cuidados são essenciais para evitar que a saúde seja ainda mais prejudicada. Confira aqui algumas dicas do que você pode fazer para minimizar os impactos do tempo seco na sua saúde.

Hidrate-se

Parece óbvio, mas muitas pessoas não se hidratam de maneira adequada nem quando o tempo está seco. É fundamental que você tome bastante água – ao menos, dois litros por dia – para reduzir os danos da secura do ar na saúde. Em dias secos e quentes, é melhor que você ingira um pouco mais de água, uma vez que o calor também aumenta a perda de água do corpo. E hidratar-se só traz benefícios: você mantém o bom funcionamento dos seus rins, por exemplo, e auxilia a manter o corpo mais fresco.

Além de ingerir água, você também pode jogar soro no nariz ou fazer inalação com soro fisiológico, para ajudar na hidratação das mucosas. 

Alimente-se bem

Outra dica fundamental é se alimentar bem, principalmente com alimentos ricos em água, vitaminas e antioxidantes, para ajudar o corpo a manter o funcionamento da maneira correta. Frutas cítricas e castanhas também são grandes aliadas nesse momento. E, ao invés de refrigerantes, prefira sucos naturais.

Tratamentos de base natural

A homeopatia também é uma ótima aliada para diminuir os riscos e impactos do tempo seco na saúde. Existem substâncias próprias para manter as mucosas nasais hidratadas e mais saudáveis, além de outros que são focados em todo o trato respiratório, ajudando principalmente quem sofre com alergias como sinusite, rinite e faringite.

Plantas no ambiente

Dica valiosa para manter qualquer ambiente mais úmido e mais fresco: ter plantas em casa! Plantas como aloe vera, palmeira de jardim e ficus são ótimas, pois tornam o ambiente mais úmido, liberando vapor no ar.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp