27/09/2021 às 17h36min - Atualizada em 27/09/2021 às 17h50min

Primeira loja “zero desperdício” do Brasil sobrevive à pandemia, completa três anos e mostra a importância de repensarmos o consumo

Mapeei é parada obrigatória para quem opta por um estilo de vida mais consciente

SALA DA NOTÍCIA Raquel Ferreira
https://www.umavidasemplastico.com.br/
Mapeei - Uma Vida sem Plástico
A Mapeei – Uma Vida sem Plástico, primeira loja zero waste (zero desperdício) do Brasil completa três anos em setembro e esse aniversário merece muita comemoração. Primeiro porque, segundo dados do Sebrae, 30,2% dos novos comércios fecham as portas nos primeiros cinco anos. 

O segundo ponto é que a empresa continua funcionando, mesmo em meio a uma pandemia, que obrigou marcas bem mais antigas a encerrarem suas atividades.

O terceiro e mais importante é que chegar aos três anos significa que o brasileiro está mais consciente com seu consumo. Ou seja, há muito o que comemorar!

“A Mapeei nasceu porque percebemos que mesmo com um estilo de vida produzindo o mínimo de lixo, ainda tinha muito o que melhorar. Nós sentimos que as pessoas se preocupavam com o meio ambiente, mas faltava o acesso ao conhecimento e às ferramentas necessárias para dar este salto. Então a Mapeei é a ponte que liga o ‘desejo de melhorar’ ao ‘como melhorar’”, explica Lori Vargas, proprietária da loja.

SUSTENTABILIDADE

Hoje, a Mapeei reúne em seu catálogo mais de 500 produtos, que são soluções mais ecológicas para o dia a dia, independente de onde cada um esteja em sua jornada para uma vida mais sustentável.

“Estamos há anos pesquisando produtos (não só no Brasil como ao redor do mundo) que sejam justos, ecológicos e que consigam dar suporte para uma vida rumo ao desperdício zero e, principalmente, que combata a poluição plástica crítica que vivemos na atualidade”, conta a empresária.

Entre os itens vendidos, destacam-se as categorias “casa sem plástico”, com produtos de organização e limpeza para cozinha, banheiro e lavanderia (cômodos que mais geram lixo dentro de uma residência), como marmitinhas e potes de vidro, saquinhos para verduras e legumes, escovas e buchas; “cuidados pessoais”, como escova dental 95% compostável, coletor menstrual, absorventes ecológicos, além de produtos de higiene e beleza naturais, como o aparelho de barbear em aço carbono (um dos produtos mais vendidos da loja), sabonetes, shampoos sólidos, creme e pó dental e “on the go”, com produtos básicos para serem levados na bolsa, pensados para a pessoa ser zero waste enquanto estiver na rua também, como kit de talheres de inox, canudo de bambu e copo retrátil.

O Brasil, segundo dados do Banco Mundial, é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Um levantamento realizado pelo WWF com base nos dados do Banco do Mundial analisou a relação com o plástico em mais de 200 países e apontou que o Brasil produz, em média, aproximadamente um quilo de lixo plástico por habitante a cada semana. Ou seja, o que o brasileiro precisa é de consciência.

Desde seu nascimento, a Mapeei já impactou positivamente centenas de casas e famílias, mas seu impacto no meio ambiente é muito mais importante. “Com apenas três anos de abertura, impedimos a emissão aos aterros, lixões e ambiente de diversos materiais cotidianos: evitamos o desperdício de mais de milhares de canudos plásticos, absorventes femininos e embalagens de xampu, por exemplo”, pontua Lori.

E para ser uma loja completamente sem desperdício, o cuidado vai muito além de não oferecer uma sacolinha plástica para o cliente. A profissional conta que para um produto entrar na loja, todo seu processo de fabricação é analisado anteriormente. “Também medimos nosso impacto quando apoiamos nossas marcas a reduzirem o #desperdício em seus processos produtivos. Apoiamos a redução de plásticos, resíduos e embalagens de nossas marcas e clientes. Essa construção é diária e muito efetiva!”, conta Lori.

ECONOMIA

Quando você compra em uma loja como a Mapeei, você escolhe apoiar não apenas uma loja, uma causa e produtos sustentáveis, mas também escolhe apoiar centenas de pequenos negócios e artesãos que compõem esta engrenagem.

Lori ainda conta que a marca não é apenas uma loja que vende as ferramentas necessárias para uma vida livre de plástico. É um espaço que prova que o comércio sustentável é possível e claramente necessário.

O espaço reúne marcas, fornecedores e artesãos que trabalham com baixíssimo impacto ambiental e alto impacto social.

TURISMO

A Mapeei está presente em todo o Brasil por meio da loja online – http://www.umavidasemplastico.com.br. Em sua loja física, no centro de São Paulo, a marca oferece cursos para ajudar as pessoas na jornada a caminho de uma vida zero desperdício.

Quem mora na capital ou vem à turismo para a cidade e se preocupa com sua pegada no mundo não pode deixar de colocar a Mapeei em seu roteiro. “A Mapeei é mais do que uma loja. Somos um espaço onde pessoas que compartilham da mesma paixão pelo meio ambiente e também por práticas mais sustentáveis, podem aprender, trocar experiências e adquirir produtos mais ecológicos, com o compromisso de transformar nosso planeta em um lugar melhor”, finaliza Lori.

De lá, o turista não leva nenhum souvenir, mas o entendimento de que dá sim para viver de forma prática e sustentável.


Site: https://www.umavidasemplastico.com.br/
Instagram: @umavidasemplastico
SAC/ whats: (11) 97323-2670, com horário de atendimento das 11h às 19h
Endereço da loja: Rua Augusta, 1524 (galeria), lojas 19 e 22
E-mail / Fale conosco: online@umavidasemplastico.com.br

Sobre a empresa

A Mapeei - Uma Vida Sem Plástico nasceu da crença de que existe uma forma de viver com menos desperdício e com o fim de auxiliar como pessoas podem sim evitar o plástico.  É um lugar onde nos orgulhamos em dividir experiências e conhecimento além de oferecer produtos e soluções mais ecológicos para nosso dia a dia, independente de onde cada um esteja em sua jornada para uma vida mais sustentável. A Mapeei é um espaço onde pessoas que compartilham da mesma paixão pelo meio ambiente e também por práticas mais sustentáveis, podem comprar e vender produtos mais ecológicos, com o compromisso de transformar nosso planeta em um lugar melhor.

Para mais informações - MALI CONTENT:
 
Raquel Ferreira
imprensa@malicontent.com.br
(35) 99834-8758

Liane Leonel
liane@malicontent.com.br
(11) 97693-5158

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp