27/09/2021 às 17h21min - Atualizada em 27/09/2021 às 17h30min

Os heróis e a influência na construção do caráter

Um mundo sem heróis seria um mundo caótico, sem referências de superação

SALA DA NOTÍCIA João G. Brene
https://blog-noticiasecuriosidades.blogspot.com/
Divulgação

Leitores, espectadores, gamers e todos aqueles que de alguma maneira são expostos às influências de figuras ficcionais heróicas podem se questionar de onde vieram esses personagens e porque são tão importantes.

Diferente do que alguns pensam, heróis não são uma invenção de Hollywood. Desde o início dos tempos histórias são contadas e heróis são evidenciados. Todos aqueles que fizeram coisas notáveis tiveram seus nomes nos contos de outrora.

É evidente que os grandes estúdios de indústria cinematográfica se aproveitam de histórias para contar por meio de filmes grandes feitos de seus heróis. Quem não se apaixonaria pelos contas da amazona Daiana, que com habilidades incríveis torna-se a Mulher Maravilha. Ou pelas aventuras do jovem Harry Potter que depois de mergulhar em um mundo novo torna-se um bruxo de habilidades e atitudes notáveis. Ou nos livros da trilogia Johnny Bleas, onde o jovem Johnny se depara com grandes guerras e diversas desventuras.

 

Mas afinal, qual é a relevância dos heróis?

Se partirmos de princípios neurocientíficos sabe-se que as repetições são fundamentais para a consolidação sináptica, e por sua vez para a geração de memórias, por isso quando fazemos exposições de crianças e adultos a contextos positivos como as jornadas dos heróis memórias positivas podem se consolidar.

Provavelmente um dos autores mais conhecidos sobre o assunto é Joseph Campbell que, na simbologia das mitologias, relaciona os heróis a seres capazes de superar seus próprios limites. 

Portanto, você consegue imaginar o quanto o assunto herói pode ser importante para uma criança? 

Seja nos histórias, nos videogames, nos filmes ou na vida real, figuras heróicas que representem superação de limites, valores éticos sólidos, coragem e determinação certamente são fatores positivos para as rotinas das crianças e adolescentes.

Um mundo sem heróis seria um mundo caótico, sem referências de superação. Com ou sem super poderes, o mundo precisa de heróis.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp