27/09/2021 às 17h26min - Atualizada em 27/09/2021 às 17h30min

Doutores da Alegria completa 30 anos e lança documentário O Ano Em Que A Terra Parou

Filme já está disponível no canal @tvdoutores, do Youtube; Associação completa 30 anos na terça (28/9)

SALA DA NOTÍCIA Lúcio Nunes
www.doutoresdaalegria.org.br
Divulgação | Doutores da Alegria
Para comemorar os 30 anos de atuação no Brasil de Doutores da Alegria, a associação montou uma programação especial que vai se desdobrar até o próximo mês de novembro. Nesta segunda-feira (27) acontece o lançamento do minidocumentário O Ano em que a Terra Parou. O filme já está disponível no canal oficial dos Doutores da Alegria na plataforma Youtube (@tvdoutores).

Diante do impacto da pandemia em todos os âmbitos, especialmente na saúde e na cultura, dois dos pilares do trabalho do Doutores da Alegria, o minidocumentário registra a reinvenção das ações da instituição ao longo desse período.

Depoimentos dos palhaços, da equipe administrativa e da diretoria da associação compõem a obra, além de trechos de vídeos idealizados e executados pelos palhaços em suas casas, durante os meses de isolamento social. O filme relembra a decisão de deixar as pediatrias fisicamente, a retomada do trabalho dos palhaços nas plataformas digitais e o impacto da pandemia no trabalho e na vida dos artistas.

Também resgata a história da criação dos Doutores da Alegria, em 1991, quando Wellington Nogueira, palhaço fundador da associação, trouxe a ideia para o Brasil após uma temporada trabalhando em Nova York (EUA), no Clown Care Unit. O grupo foi pioneiro ao levar palhaços para dentro dos hospitais. O argumento inicial do vídeo é assinado por Bruno Tavares e Gabriela Caseff, essa última também responsável pela produção. A realização é da Júpiter Conteúdo em Movimento.

Balanço anual – Na esteira das repercussões da pandemia de Covid-19 na associação, Doutores da Alegria lança também nesta segunda-feira (27) o Balanço de Atividades 2020 que, pela primeira vez, foi pensado em formato digital. São duas versões, uma para desktop e outra para mobile, além da edição impressa, que será limitada.

“O formato digital nos permitiu criar um conteúdo interativo e muito mais amplo, que dá uma dimensão profunda do nosso trabalho ao longo do último ano. Quando falamos, por exemplo, da criação de vídeos, é só clicar que o leitor já estará no canal do YouTube”, comenta Danilo Lima, designer responsável pela criação do Balanço 2020.

“Foram 300 dias absolutamente diferentes de tudo o que já vivemos em quase 30 anos. Mais do que contar como a organização se reinventou em 2020, este balanço procura mostrar como Doutores da Alegria sobreviveu em um ano em que o inimaginável se tornou realidade”, complementa Luis Vieira da Rocha, Diretor-presidente da associação Doutores da Alegria.

O balanço pode ser acessado no link: balanco.doutoresdaalegria.org.br.

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doutoresdaalegria.org.br ou pelo Facebook (/Doutores)


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp