27/09/2021 às 12h08min - Atualizada em 27/09/2021 às 13h30min

BASF apresenta Reserva Suvinil, um trecho de Mata Atlântica em São Bernardo do Campo (SP)

Levantamento de biodiversidade da Reserva foi feito pela Fundação Espaço ECO nos 30 hectares de floresta na fábrica localizada em São Bernardo do Campo

SALA DA NOTÍCIA BASF
Já imaginou uma floresta dentro de um complexo químico industrial? Pode ser difícil visualizar essa cena, mas não para a BASF, que aplica a sustentabilidade na prática, com seu Jeito E. Para nós, produção E meio ambiente andam juntos. E tem mais: essa floresta existe e fica no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes da BASF, em São Bernardo do Campo (SP).

A Fundação Espaço ECO, consultoria para sustentabilidade, a pedido da Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, realizou um levantamento de biodiversidade da Reserva e identificou diversas espécies de plantas e animais. O levantamento foi feito na área de 30 hectares de Mata Atlântica, que corresponde a 30 campos de futebol. A Reserva faz parte da área da fábrica que, em 2020, completou 70 anos de atividade e tem capacidade de produção anual de 330 milhões de litros de tintas, esmaltes, vernizes e resinas, das marcas Suvinil e Glasu!.

Durante oito meses, dois biólogos realizaram o levantamento da Reserva Suvinil e descobriram que no local vivem, ao menos, 176 espécies de plantas pertencentes a 55 famílias e 117 gêneros botânicos. Deste total, 135 são árvores e 41 são ervas, trepadeiras e samambaias. Lá também moram 85 espécies de aves, oito de mamíferos e, ao menos, cinco de serpentes e três de lagartos, assim como anfíbios e peixes. “Com o levantamento, queremos mostrar para toda a sociedade o valor deste espaço, que representa praticamente metade de toda a área pertencente à nossa fábrica no município”, explica o diretor de Operações de Tintas Decorativas da BASF, Ricardo Gazmenga.

Essa área ainda está conectada a um grande maciço florestal, a floresta atlântica da Serra do Mar, e faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, reconhecida internacionalmente pela Unesco. “É tão gratificante poder identificar diferentes espécies da fauna e da flora dentro do ‘quintal’ de casa e ainda ter o privilégio de seguir com a preservação desse espaço que possui uma ampla variedade de plantas, como samambaias, bromélias, ervas, cipós e orquídeas, além de abrigar nascentes de águas cristalina”, afirma Cristiana Brito, presidente do Conselho Curador da Fundação Espaço ECO, consultoria para sustentabilidade instituída e mantida pela BASF.

A Reserva Suvinil faz parte da Floresta Ombrófila, suas árvores permanecem sempre verde, em qualquer estação do ano, uma vez que não perdem suas folhas de forma significativa. O espaço conta com cinco nascentes, que formam pequenos córregos e alguns se juntam ao longo da paisagem para formar o Ribeirão do Soldado. “Todos os córregos são afluentes da represa Billings, mostrando a importância destes corpos d’água para a manutenção dos mananciais que abastecem as regiões metropolitanas”, comenta Tiago Egydio, coordenador de Sustentabilidade da Fundação e responsável pelo levantamento.

Outro ponto interessante elencado por Egydio é que esta Reserva contribui para a preservação da Mata Atlântica e da biodiversidade brasileira, demonstrando, na prática, como indústria E meio ambiente podem coexistir. “A estimativa do carbono removido da atmosfera pela floresta é de 5.160,31 toneladas de CO2, o equivalente a um caminhão de 14 toneladas movido a diesel, dando 104 voltas ao redor da Terra”, calcula, lembrando que o anúncio global de redução de 25% das emissões de gases de efeito estufa pela companhia até 2030 em comparação com 2018 está também atrelado a essa prática, além da meta em zerar as emissões líquidas de CO2 globalmente até 2050.

A BASF possui mais de 37 anos de experiência em restauração de matas nativas do bioma Mata Atlântica. Por meio do programa Mata Viva®, iniciativa conduzida pela BASF e Fundação Espaço ECO, a empresa já plantou mais de 1,25 milhão de mudas nativas da Mata Atlântica até o final de 2020, reflorestando cerca de 730 hectares de terras, incluindo a Floresta Mata Viva localizada dentro do Complexo Químico de Guaratinguetá, além das iniciativas de restauração florestal com produtores rurais e do programa de compensação de emissões.

Para a BASF, as inovações, produtos e tecnologias contribuem para uma utilização mais eficiente dos recursos naturais. Há dez anos a empresa mantém o programa Demarchi+Ecoeficiente, iniciativa pioneira da empresa em gestão de ciclo de vida, que visa medir e otimizar processos de produção de tintas com foco na melhoria contínua e na implementação de uma gestão cada vez mais ecoeficiente. Romeu Escolástico, gerente sênior de Marketing de Tintas Decorativas da BASF, pontua que a Reserva Suvinil é um grande ativo desta frente. “Este programa demonstra como a sustentabilidade é capaz de potencializar as atividades de uma organização que, como a BASF, busca mais eficiência em seus produtos e processos.”

A sustentabilidade está no propósito da BASF. Por isso, está firmemente ancorada nos valores da organização, na governança e em seu modelo e estratégia de negócio. “Todos os dias materializamos o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável, pois acreditamos que podemos ser produtivos e sustentáveis e ajudar na implementação dos ODS. A Reserva Suvinil é um dos exemplos dessa materialização: preservação ambiental e produção de tintas. E os estudos ambientais que a Fundação faz geram um enorme valor para a sociedade e o meio ambiente”, finaliza Cristiana Brito.


Sobre a BASF
Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 110 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de €59 bilhões em 2020. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: http://www.basf.com/.

Sobre a Suvinil
Somos a Suvinil, uma marca do negócio de Tintas Decorativas da BASF. Estamos presentes há 60 anos em todas as regiões do Brasil, colorindo as casas de milhares de pessoas e ajudando a pintar suas histórias. Vivenciamos no dia a dia a riqueza da pluralidade e, ao longo do tempo, nos transformamos e acompanhamos os movimentos e mudanças da sociedade. O relacionamento próximo e conectado com nossos clientes, consumidores e parceiros tem nos permitido criar iniciativas alinhadas ao propósito da marca que abraça “todas as cores, todas as histórias”. Além disso, e para oferecer experiências de compras mais assertivas, especialmente atendendo as novas demandas e comportamentos do consumidor, oferecemos mais do que uma linha completa de produtos para você pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies, prezamos pelas múltiplas vivências e estimulamos a renovação e transformação das histórias por meio do uso de tintas e pela energia das cores. Conheça também nossas ações de sustentabilidade na  landing page, acompanhe as novidades em produtos e histórias inspiradoras no Pinterest e Instagram: @tintas_suvinil. 
 
Sobre a Fundação Espaço ECO
Na Fundação Espaço ECO, atuamos como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos - com base no pensamento de Ciclo de Vida. Nossa equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferecemos soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais.  Criada e mantida pela BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), atuamos com a missão de “promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade”; reinvestindo os recursos obtidos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade. Conheça mais em www.espacoeco.org.br, em https://www.linkedin.com/company/22315705/  e no
www.facebook.com/fundacaoespacoeco.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp