24/09/2021 às 09h36min - Atualizada em 24/09/2021 às 21h20min

Ânima Educação realiza Semana do Idoso com eventos voltados à saúde

Os encontros, que têm apoio do Instituto Ânima, são gratuitos, online e promoverão informações sobre saúde, envelhecimento e direito dos idosos. As inscrições já estão abertas

SALA DA NOTÍCIA Priscila Ventura
Comemorado internacionalmente em 1º de outubro, o Dia do Idoso tem como objetivo promover a reflexão sobre a situação de saúde e bem-estar desta parcela da sociedade. O Instituto Ânima, responsável pelos projetos de impacto social da Ânima Educação, o maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil, preparou uma semana inteira de conteúdos especiais e educativos por meio do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa - Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa.

Com o tema “Saúde Mental dos Idosos: um olhar importante”, o primeiro encontro promovido pelo Instituto Ânima, marcado para o dia 30 de setembro, será sobre a saúde mental. Os convidados Leandro Faria, psicólogo, pós-graduado em Gerontologia e Qualidade de Vida e em Políticas Sociais, Coletividade e Trabalho pela UNESAV e a Cátia Pontes, assistente social, docente, especialista em atendimento às famílias nas políticas públicas, mestre em gestão social e educação, falarão sobre a necessidade de proteger a saúde mental dos idosos e perceber como a instabilidade emocional torna esse público mais vulnerável. Além disso, explicarão como a família e as pessoas próximas podem tomar alguns cuidados para evitar que situações assim culminem no desenvolvimento de doenças mentais, como a depressão.

Já nos dias 1 e 2 de outubro, acontece o CONCIEN - I Congresso Nacional em Ciências do Envelhecimento, realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas, que também faz parte do Ecossistema Ânima, em parceria com o Instituto Ânima. O encontro vai reunir profissionais, pesquisadores, estudantes e médicos que atuam ou estudam o envelhecimento humano. O objetivo do evento é proporcionar uma compreensão atual e interdisciplinar sobre o envelhecimento, incentivando os participantes a adquirirem conhecimento, competências e habilidades que podem ser utilizadas em diversos contextos associados ao envelhecimento humano.

E, por fim, entre os dias 4 e 8 de outubro será realizado o 3º Encontro Intergeracional | 6º Idosos em Ação 60+, coordenado por professores e alunos dos programas de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas, em parceria com o Projeto de Extensão Sênior para a Vida Ativa e o Instituto Ânima. Nessa terceira edição, o evento pretende celebrar o dia internacional dos idosos e das crianças, bem como provocar a comunidade a refletir a respeito do tema: ‘As relações do Bem Viver e os Processos de Envelhecimento’.

Serviço
Saúde Mental dos Idosos: um olhar importante
Data: 30 de setembro de 2021, das 09h às 11h
Valor: Gratuito
Inscrições: https://www.sympla.com.br/webinar--saude-mental-dos-idosos-um-olhar-importante__1346823

CONCIEN - I Congresso Nacional em Ciências do Envelhecimento
Data: 1 e 2 de outubro
Valor: Gratuito
Inscrições: https://eventos.congresse.me/concien

3º Encontro Intergeracional | 6º Idosos em Ação 60+
Data: 4 a 8 de outubro
Valor: Gratuito
Inscrições: https://www.sympla.com.br/3-encontro-intergeracional--6-idosos-em-acao-60__1330655
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp