24/09/2021 às 18h08min - Atualizada em 24/09/2021 às 20h40min

Motivação: como garantir que os colaboradores tenham um bom desempenho profissional

SALA DA NOTÍCIA Redação

*Por Maria Clara Castro

Durante 8 horas por dia, 5 dias por semana, os colaboradores estão focados nas demandas da empresa, dedicando boa parte do tempo para que os resultados sejam alcançados. Portanto, durante toda essa jornada, pode ser difícil mantê-los motivados e com bom desempenho. 

Para que esse tempo dedicado seja bem gasto, é essencial que a empresa garanta um bom ambiente de trabalho e condições adequadas para seus colaboradores desenvolverem suas atividades. Mas não é só isso, é preciso entender as razões que desmotivam as pessoas. Afinal, como será possível desenvolver e reter talentos se eles não se sentem estimulados no ambiente corporativo?

A motivação é o impulso que faz com que as pessoas ajam para tomar uma atitude ou ação em relação a algo. No caso dos negócios, ter colaboradores motivados permite que eles desempenhem suas funções com mais satisfação, além de estimulá-los a não permanecerem na zona de conforto e contribuírem para o crescimento e reconhecimento deles e da própria empresa. 

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia constatou que um colaborador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele também fica mais motivado para atender os clientes, reduz desperdícios e evita acidentes. 

Neste caso, um fator primordial para manter a motivação é a comunicação. Gestores e líderes devem sempre estar atentos e garantir que tenham um bom diálogo com a equipe. A transparência nas informações também ajuda, uma vez que o time sente confiança na empresa, além de todos serem lembrados sobre a missão e valores do negócio. 

É importante ressaltar que a motivação não é um dever somente da direção. Gestores e líderes também devem contribuir para que ela seja estabelecida, principalmente, por estarem mais próximos no dia a dia dos colaboradores, podendo sugerir ações que façam mais sentido e que os deixem mais satisfeitos e felizes. Por consequência, é importante também conhecer o perfil dos colaboradores para propor essas ações. 

Ter um local de trabalho agradável também contribui. Uma boa iluminação e móveis confortáveis são detalhes simples que fazem a diferença no ambiente e no clima da empresa. Além dos fatores físicos, é interessante que seja construído um ambiente que estimule a motivação, assim o indivíduo se sente incentivado para se desenvolver e crescer dentro da companhia.

Metas também são uma forma eficiente de manter os funcionários motivados, mas desde que sejam alcançáveis, pois, caso contrário, pode ocorrer o contrário com a equipe. Com metas coerentes, a empresa pode estimular os indivíduos, que se sentirão animados e dispostos a atingi-las.  

Compreender as necessidades da equipe e empregar ações que façam sentido para os colaboradores contribuem para o incentivo do time. Pessoas motivadas trazem melhores resultados, ficam mais satisfeitas e felizes de se desenvolver profissionalmente na empresa. Por isso, ela é importante também para a retenção dos talentos. Colaboradores estimulados ajudam no crescimento e no desenvolvimento do negócio.

 

Maria Clara Castro é Head de Marketing e Vendas da Niduu, aplicativo que usa os elementos de games e microlições para desenvolver colaboradores


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp