21/09/2021 às 16h07min - Atualizada em 21/09/2021 às 16h50min

Vinhos para dias quentes e frios: conheça as combinações ideais para cada clima

Fabenne dá dicas de consumo de vinho branco, tinto e rosé em todas as estações do ano

SALA DA NOTÍCIA Victoria

Segundo dados oficiais da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com base no Sistema de Cadastro Vinícola da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, a venda de vinhos finos brasileiros alcançou o recorde histórico de vendas. De janeiro a junho de 2021, comparado ao mesmo período de 2020, o crescimento foi de 41,15%, passando de 10,8 mi de litros para 15,2 mi de litros. 

 

Em um país com diversos climas e habituado às mudanças drásticas de temperatura, nem sempre é fácil combinar o vinho ideal com o ambiente. Para isso, a Fabenne, primeira startup brasileira de vinhos Bag-in-Box, separou algumas dicas para incorporar o consumo de  vinho à rotina, com moderação, independentemente da estação. 



 

Bags Fabenne | Créditos: Divulgação Fabenne

 

Vinhos e o inverno

Não à toa, o vinho é a bebida preferida da estação, já que suas propriedades vasodilatadoras ajudam a aquecer o corpo e enfrentar o frio. Vinhos tintos encorpados como o Cabernet Sauvignon combinam com pratos que vão muito bem no inverno, como carnes vermelhas, queijos fortes - a exemplo do gorgonzola -, e massas. Vinhos da uva Malbec são outra boa pedida e, além dos queijos, esse vinho combina perfeitamente com carnes mais gordurosas, como por exemplo o cordeiro. 

 

Vinho Fabenne Cabernet Sauvignon | Créditos: Divulgação Fabenne

 

Entretanto, não são só os tintos harmonizam bem com a estação. Vinhos brancos da uva Chardonnay são uma boa pedida para acompanhar peixes e vegetais. Para ter a melhor experiência, a armazenagem dos vinhos tintos devem ser entre 15°C e 18°C e os brancos entre 12°C e 14° C.

 

Dias quentes também pedem um bom vinho

Uma bebida gelada pode ser grande aliada para aliviar a sensação de calor. Vinhos de todas as cores, desde que leves, são os mais adequados a esse tipo de clima, sendo as uvas brancas e os rosés são algumas das opções que melhor harmonizam com o calor. O destaque vai para o Moscato Giallo que é suave, macio e com aroma único de frutas tropicais.

Os vinhos brancos também podem ser consumidos como acompanhamento das refeições de verão, pois combinam com peixes em geral, inclusive em petiscos, por exemplo, Lula à dorê e Bolinhos de bacalhau. Já os rosés vão bem com tábuas de frios com queijos brancos, azeitonas, salames e castanhas, além de sushis, sashimis e temakis. 

 

Por sua vez, os vinhos tintos não ficam de fora do verão: para harmonizar seu Cabernet no calor, opte por massas com molho vermelho, legumes e carnes assadas. Além dessas combinações, fazer drinks com vinhos, como o Aperol Spritz e a Sangria, pode ser uma ótima e refrescante opção.

 

Nesse período, os vinhos esquentam mais rápido, portanto, o ideal é deixar a bebida dentro de um balde de gelo ou de um freezer para manter sua temperatura agradável. Para manter a refrescância, vinhos brancos ou rosés devem estar em 6°C e tintos em 15°C. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp