21/09/2021 às 10h59min - Atualizada em 21/09/2021 às 11h30min

Meio ambiente educacional e inovação tecnológica

(*) Marli Turetti Rabelo Andrade

SALA DA NOTÍCIA NQM
http://www.uninter.com
Divulgação
A tendência da inovação tecnológica envolve a sociedade contemporânea, e o meio ambiente educacional e cultural, permeia a educação nas complexas correntes econômicas. Não podemos negar o impacto das transformações tecnológicas em todos os setores, inclusive na educação.

O desenvolvimento econômico envolve investimentos, combinações de produtos e processos produtivos, que refletem no desempenho financeiro do setor público e privado educacional.

A ampliação das inovações tecnológicas, emergem de uma organização administrativa efetiva, nas transformações da esfera econômica, relacionando a interação do setor produtivo e as áreas de pesquisa e conhecimento.

Na educação superior, a abertura para a prestação de serviços, abre um leque de mercado competitivo, que estabelecem uma sinergia com a pesquisa tecnológica e as políticas públicas, envolvendo os professores pesquisadores de todas as áreas de conhecimento.

As informações, e os produtos inovadores de investimento público e privado, passam a criar uma sustentabilidade social e universitária. Os professores têm condições de trocar ideias com outros pesquisadores do meio ambiente educacional, de forma geral, para especificar o seu trabalho em determinado problema, que pode ocorrer em qualquer local do país, por meio da comunicação virtual.

Deste modo, o avanço da ciência e do conhecimento, parece não ter mais barreiras, no tempo e espaço. As informações e o processo inovador estão desenvolvendo-se em velocidade admirável, e a interferência na demanda das atividades educacionais, estão sendo determinadas pela intensidade do trabalho docente, em vista da possibilidade das relações entre a ciência e a tecnologia.

Com a globalização da economia, e a flexibilização da organização do mundo do trabalho, que envolve a formação e o desenvolvimento de redes virtuais de comunicação e do conhecimento humano, a inovação das atividades acadêmicas e o sistema nacional de inovação, invade a formação e a integração das habilidades, do ser humano. Na perspectiva construtivista das técnicas, metodologias e contribuição do meio ambiente educacional, na inovação tecnológica.

A relação entre a tecnologia e a economia, amplia os horizontes da autonomia e eficiência, envolvendo as crenças e o interesse das pessoas. A inovação estabelece novos princípios, controvérsias e conflitos, que movem debates estabelecendo parâmetros, legitimando técnicas e articulando com a lógica e a gestão das formas, conciliando com o conhecimento, critérios e elementos do processo acadêmico.

Investigando o sentido da prática, o professor busca a interação com a realidade do contexto social, com o meio ambiente educacional e cultural. Viabilizando projetos e envolvendo a comunidade social e escolar, para o desenvolvimento e a formação integral do ser humano.

(*) Marli Turetti Rabelo Andrade, Doutoranda em Educação e Professora da Área de Humanidades da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER.


 
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