21/09/2021 às 11h04min - Atualizada em 21/09/2021 às 11h30min

Especialista avalia inovações do ENEM e alerta para os erros mais comuns na hora de estudar

Provas estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro e, este ano, versões digital e impressa terão os mesmos conteúdos

SALA DA NOTÍCIA VIVIANE MELEM
https://www.redeinspiraeducadores.com.br/
Divulgação
São Paulo, setembro de 2021 - Para quem vai prestar o ENEM este ano, a versão digital tem novidades em relação à primeira edição, realizada em 2020, por meio de um teste piloto. Mais de 100 mil vagas foram ofertadas na modalidade que disponibilizará atendimentos especializados. O candidato que optou pelo digital, poderá, por exemplo, solicitar tradutor intérprete de língua brasileira de sinais, exame com letra ampliada, tempo adicional para finalizar a prova e sala com acessibilidade.
Para Jonas Stanley, diretor pedagógico da Inspira Rede de Educadores, a prova digital é um avanço para todos, em especial, para a pessoas com deficiência: “É um ótimo sinal perceber que estão olhando, de fato, para todos os públicos com o cuidado necessário. É fundamental ter a possibilidade de escolher o local ou ampliar o tempo de prova, por exemplo. E por que não, ter a chance de ampliar o exame em caso de baixa acuidade visual?”, comenta. 

Data e conteúdo
Na edição deste ano, as duas versões, impressa e digital serão realizadas nos mesmos dias, 21 e 28 de novembro e, diferentemente do que aconteceu em 2020, os conteúdos serão os mesmos. Stanley observa que leitura e interpretação de texto são premissas da prova do ENEM. Segundo o especialista, a ideia é que o candidato tenha aptidão interpretativa para todas as áreas.
Especificamente na área de Linguagens e suas Tecnologias, a parte de Língua Portuguesa é 100% interpretação de texto. “Não há Gramática específica, mas é claro que a Gramática auxilia muito na interpretação de texto. Quando analisamos a área da Matemática e suas Tecnologias, as divisões da disciplina, aliadas à quantidade de questões mostram que todos os assuntos do conteúdo programático serão abordados”, avalia.

Planejamento
Na hora de estudar, o cronograma é fundamental. Ele ajuda a organizar melhor o tempo para preencher as questões e simulados, programar revisões, evitar confusões e até a procrastinação. Stanley orienta que há vários formatos de cronogramas disponíveis atualmente e alerta que é preciso evitar o erro de fazer um planejamento com temas preferidos: “Hoje, existem programas e apps que criam cronogramas. Alguns colégios oferecem ferramentas que criam um cronograma com base no que realmente é abordado no ENEM e não nas preferências do leitor. Ao usar o app, é comum colocar somente as partes das quais mais gosta. Fazer um cronograma com “o que eu mais gosto” é um erro clássico de quem prepara seu próprio cronograma, seja pelo app ou seja em uma folha de papel”.

Sobre a Inspira Rede de Educadores
Com mais de três anos de atuação no mercado, a Inspira Rede de Educadores está presente em todas as regiões do Brasil. Amparada por valores diferenciados, como protagonismo, resiliência, interdependência, felicidade, justiça, curiosidade e simplicidade, a empresa trilha uma jornada pautada pela educação de excelência.

Hoje, consolidada como uma das três maiores operadoras de escola do país, a companhia é responsável pelo aprendizado de mais de 33 mil alunos, das 60 escolas integradas à rede. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam mais de duas décadas de experiência no setor, a empresa segue em pleno processo de expansão.

Reconhecida pelas práticas de excelência, a Rede é formada por instituições que inspiram pessoas e hoje é referência em educação diferenciada, formando pessoas apaixonadas por conhecimento, dentro de um ambiente acolhedor e inspirador para gestores, educadores e estudantes.

Mais informações à imprensa

Heloizi Parra
Tel: + 55 11 99136-2127 / 11 3165-9794
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp