21/09/2021 às 10h36min - Atualizada em 21/09/2021 às 11h00min

Tudo sobre Gestão de Marketing Digital para sua empresa

Saiba como fazer, quando terceirizar, como comprovar o ROI, Erros mais comuns e muito mais!

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Lang Buonnacorso
https://www.next4.com.br/todo-sobre-gestao-de-marketing-digital-para-sua-empresa/
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Gestão de Marketing Digital: Com o crescimento exponencial do ambiente digital dentro das empresas, muitos desafios surgiram do dia para noite nos últimos anos, não é mesmo?

Falta de verba para campanhas, mão de obra pouco qualificada, time com baixa produtividade e retorno, limitações de tecnologia entre tantas outras.

 

Com a nossa expertise de 16 anos de mercado, vamos comentar sobre os principais desafios e algumas das soluções a serem abordadas dentro da sua empresa.

 

Obviamente, cada caso é um caso e não podemos generalizar a aplicação das soluções abordadas. Entretanto, é um ponto de partida a ser analisado e, se aplicável, colocá-lo em prática dentro do seu cenário atual.

 

Orçamento de Marketing digital ajustado às necessidades da empresa

 

Assunto bem polêmico não é mesmo? Para se ter uma ideia, o ideal é que a sua empresa invista em média 10 a 11% do faturamento. O minimamente aceitável para qualquer empresa é que ela invista de 2 a 3% do seu faturamento em Marketing.

 

Obviamente que a boa Gestão de Marketing Digital, utilizará indicadores reais para garantir um orçamento ideal dentro da empresa. Saber o orçamento é bem diferente de assegurar o orçamento não é mesmo?

 

Exemplos de investimento dentro da gestão do marketing digital:

 

  • Campanhas de Mídia – ADS (Google, Portais, Redes Sociais, Parceiros)
  • Inbound Marketing (plataforma tipo RD Station)
  • Criação de conteúdo (Redatores)
  • E-mail Marketing (plataformas)
  • Gestão de redes sociais (conteúdo, impulsionamento, relatórios)
  • Criação de landing Pages (novas portas de conversão para suas estratégias)
  • SEO (Planejamento e execução de projeto de SEO)
  • Design (criativos para suas campanhas)
  • Manutenção Site e Blog (ajustes para adequação das campanhas)

 

Conquistar o engajamento do time de líderes

 

O importante é que sua liderança reconheça o trabalho e importância do Marketing dentro da empresa. O apoio deles é fundamental! Ter um líder que apoie a área e a defende é fundamental para a gestão do marketing digital dentro da sua empresa.

 

Existem 3 possibilidades (cenários) mais presentes nas empresas, são eles:

  • Entender quem é o líder dentro da sua estrutura que possui as características de incentivador da sua área.
  • Montar um time com diferentes áreas e setores que demandará o investimento por si.
  • Você ser a pessoa que fará toda a educação sobre a necessidade do Marketing digital da empresa e seus benefícios, contornando os desafios e objeções de cada um deles.

 

ROI-marketing-digital

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O desafio de comprovar ROI e mensurar todas as KPI’s

 

Considerado o principal desafio da área de Marketing pelos principais gestores da área. Felizmente, com a evolução da tecnologia, atualmente já temos diversas ferramentas para auxiliar na criação dos relatórios.

 

Ferramentas como: RD Station Marketing, Google Data Studio, Google Analytics, Google Tag Manager, Hotjar, Google Search Console, Similarweb, Canva, HubSpot, entre outras…

 

Para produção, colaboração e controle temos também a ekyte, Artia, Runrun.it, trello, todoist, slack, evernote e muitas outras.

 

Essas ferramentas estimulam a colaboração entre o time e utilizam modelos para acelerar a produtividade.

 

Outra forma inteligente para comprovação dos resultados é a utilização de um CRM integrado a plataformas como RD Station por exemplo para analisar a quantidade e qualidade dos Leads gerados pelo seu time de Marketing.

 

Com auxilio das plataformas citadas, você irá conseguir rastrear mais facilmente os seus anúncios, canais de aquisição, campanhas com maior resultado, engajamento nas redes sociais, evolução das suas principais palavras-chave no SEO e comprovar o tão desejado ROI.

 

Gerenciamento de Sites e Blogs

 

A sua plataforma de conexão com o mundo digital é o seu website. Você deve mantê-lo sempre atualizado (código e conteúdo) para obter melhores posicionamentos nos resultados de buscas – SEO.

 

Pensando nisso, invista em um CMS que facilite o gerenciamento por parte do time, tais como: WordPress, Joomla, Opencart entre outros.

 

Esses já possuem integrações nativas com outras ferramentas que vão ser uma mão na roda quando se fala em gestão do Marketing Digital para a sua empresa, como o Yoast SEO por exemplo.

 

Se você não tiver conhecimento, opte por uma agência de criação de sites que possua experiência no mercado e tenha cases de sucesso significativos. Avaliar o posicionamento orgânico das palavras-chave é um bom sinal de que foi realizado um ótimo trabalho.

 

Criar um mapa de conteúdo de cada página vai auxiliar seu trabalho quando pensar em atualizar algum tipo de conteúdo. Deixe claro a função e a intenção de cada conteúdo para poder avaliar qualquer tipo de alteração e seu impacto.

 

Contratar talentos e treinar o time de Marketing

 

Em um cenário caótico como qual vivemos em 2020 / 2021 o mais interessante é saber identificar as necessidades e especificar detalhadamente quais são as principais atribuições que o candidato precisa desenvolver.

 

Caso contrário, podemos perder muito tempo no processo seletivo com um estagiário que deveria ter conhecimento em .php, falar inglês fluente e ter um MBA.

 

Tendo um documento com as principais características do profissional, sugiro utilizar o LinkedIn para anunciar e buscar candidatos com o perfil desejado. Quando chegar as entrevistas, aplique testes ligados à área de atuação do candidato.

 

Assim que completar o processo de contratação, tenha desenvolvido um onboarding que contenha detalhadamente todas as atividades a serem desenvolvidas pelo profissional.

 

Fique disponível para dúvidas, mas faça com que ele(a) se sinta à vontade para colocar a mão na massa e entregar os resultados seguindo o playbook.

 

Mantenha um processo de aprendizagem constante com todo o time, estimule a participação em eventos e treinamentos da área e crie uma cultura de apresentações de determinados temas dentro da equipe.

 

alinhamento-equipes

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Alinhamento entre setores – Marketing e Vendas principalmente

 

Como sua empresa trata o endomarketing (comunicação interna)? É feito um trabalho nesse sentido atualmente?

 

Saiba que o melhor jeito para unir as equipes é através da educação, os resultados de cada uma atividade desenvolvida e como foi criado determinada ação.

 

O ideal é que se faça semanalmente a integração do time e o treinamento das equipes como forma de alinhamento e troca de informações sobre dores, expectativas, soluções e metas de cada área.

 

Uma boa gestão de Marketing fará com que a comunicação interna esteja em dia através de Newsletter semanal, ambiente fechado para colaboradores, registro de atividades com histórico da marca, etc…

 

Seguindo essa ideia de integração, o mais importante para a Gestão de Marketing é a integração com a área de vendas da empresa.

 

É muito importante que as equipes conversem e entendam se o material produzido, as campanhas criadas e os Leads gerados estão em conformidade com o perfil ideal de cliente.

 

Deve existir um SLA entre a equipe de Marketing e validar os conteúdos antes da publicação.

 

MQL – Marketing qualified leads (leads qualificados pelo marketing)

SQL – Sales qualified leads (leads qualificados por vendas)

O alinhamento é essencial para não haver discussão sobre a quantidade gerada x vendas realizadas no período.

 

Por isso, mais importante que criar as personas do negócio da empresa, a área de marketing deve ter contato diário com os consumidores para o entendimento a fundo dos seus desejos, dores e necessidades em detalhes.

 

Desta forma, a criação de conteúdo terá muito mais qualidade e autenticidade sendo mais assertivos e atraindo o público-alvo para o time comercial.

 

Dica: Utilize softwares para agilizar essa troca de informações entre as áreas de Marketing e Vendas.

 

Como gerar insumos para a produção de conteúdo?

 

Saber o que produzir as vezes não é uma tarefa tão simples quanto aparenta ser. Para quem está iniciando com o Inbound Marketing pode parecer até mesmo assustador sobre o que escrever naquele momento.

 

Quando você estiver nessa situação, utilize ao menos essas 4 fontes básicas para criar seu conteúdo:

 

  1. Search console: Pesquise as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio (produto, serviço, mercado). Observe as com maior volume de pesquisas e com menor concorrência.
  2. Levantamento de problemas e dúvidas dos consumidores: Anote sempre o feedback dos seus clientes e crie conteúdo a partir disso. Você terá um material altamente rico e segmentado sobre a sua solução.
  3. Novidades internas: Compartilhe com seu público as principais novidades da sua empresa (status do time como por exemplo contratações, conquistas e premiações, participações em eventos, cases de sucesso).
  4. Conteúdo concorrente: Acompanha aquela empresa concorrente que está sempre publicando material de qualidade, que está posicionada entre os primeiros nas buscas orgânicas, que é referência em seu mercado de atuação. Faça algo melhor que eles!

 

gestão-mkt-digital

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Como fazer a gestão de Marketing Digital

 

Aprenda rápido com seus erros, mas principalmente com os erros dos outros para encurtar o caminho.

 

O Marketing Digital é algo novo, com cerca de apenas 10 anos e pouco. Na falta de processos consolidados e profissionais com experiência o que sobra é o ciclo de tentativa e erro até encontrarmos o melhor caminho.

 

Quem dita o ritmo do mercado são os grandes players como Google, Facebook, Microsoft … São eles que promovem a base de conhecimento.

 

Dessa forma temos uma educação tendenciosa, cada qual superestimando a sua solução.

A discussão não é se o Marketing Digital é eficaz ou não.

Crescer e ser cada vez mais competitivo requer competência no Marketing Digital e esta tendência não para de crescer.

 

O que temos que ter em mente é que o Marketing Digital está sendo feito pela maioria dos seus concorrentes. O que temos obrigação de fazer agora é ser mais efetivo do que eles.

 

Para atingir esse objetivo, é necessário ter as respostas para as seguintes perguntas:

  1. Estratégia: Como superar meus concorrentes no âmbito Digital?
  2. Produção: Como aumentar minha performance na produção do time e reduzir custos?
  3. Alta performance: Como otimizar meus investimentos em mídia e gerar mais retorno?
  4. ROI (retorno de investimento): Como melhorar meus resultados operacionais.

A excelência na Gestão de Marketing Digital é a resposta mais simples, porém bem complexa de se explicar.

 

A importância do Marketing Digital nas empresas de ponta

 

Visto anteriormente como um “peso morto” para muitos, atualmente o Departamento de Marketing das empresas estruturadas é indispensável.

 

Com novas responsabilidades para o setor de Marketing, a principal delas é a participação direta no processo de vendas da empresa, o que antes era algo exclusivo do departamento comercial. Veja algumas outras atribuições:

 

  • Apresentação de produtos com nível extremamente avançado de detalhamento
  • Educação dos clientes para o reconhecimento da necessidade de soluções
  • SAC nas redes sociais – atendimento inicial
  • Acompanhar o consumidor na jornada de compra
  • Eliminar possíveis barreiras na etapa de decisão de compra pelo consumidor
  • Criação do funil em Y juntamente com o processo Outbound

 

Nesse momento o comercial das empresas passou a receber Leads mais quentes (qualificados) e atuam mais no final do processo de vendas.

 

O consumidor mudou suas características de consumo na era digital e, a partir desse momento, não tolera interrupções frias feitas pela prospecção ativa com o modelo antigo de abordagem.

 

O Gestor de Marketing tem um papel mais decisivo nos resultados gerais da empresa e com o aumento dos investimentos neste canal, a cobrança pelo ROI é inevitável.

 

O que é gestão de Marketing Digital?

 

A gestão de Marketing Digital é feita por profissional mais experiente e visa organizar e controlar recursos para se obter os resultados esperados.

 

Os principais objetivos são:

 

  • Menos Custos – elevar a produtividade na produção do marketing da empresa
  • Maior receita – aumentar os resultados das campanhas criadas por Marketing
  • Aumentar o ROI – melhorar sempre a relação entre receita e despesas – Retorno do investimento

 

Traduzindo a fórmula: +Receita – custo} = + ROI

 

 

desafios-gestao-mkt

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Quais são os principais desafios na Gestão de Marketing Digital

 

Os principais desafios são: Definir prioridades, coordenar o time e as ações a serem realizadas, cumprir todos os prazos, comprovar ROI e superar os concorrentes.

 

Dentro da variedade de ações e cenários possíveis, contamos ainda com a imaturidade do segmento, veja:

  • Não existem protocolos padrões
  • Faltam profissionais de Marketing capacitados no mercado de trabalho
  • Os grandes players (vanguarda) oferecem uma educação tendenciosa
  • Poucas possibilidades de ferramentas focadas em gestão de Marketing Digital

 

O investimento em capacitação, processos e tecnologia é mais do que necessário para atingir os níveis de excelência. É de responsabilidade dos gestores de Marketing superar esse cenário!

 

Dois fatores pelo menos são prioridade na gestão de marketing digital:

  1. Experiência do time (equipe)
  2. Maturidade digital da empresa

 

Se uma determinada empresa não possui maturidade ou investiu pouco em marketing digital e contrata uma equipe para tocar as demandas, precisará estar ciente que existem etapas a serem cumpridas, tais como:

  • criação de site
  • identificar e estabelecer seu tom de voz (comunicação)
  • criar posicionamento e relevância no Google
  • criar uma base de dados (leads, seguidores – e-mail e tráfego para remarketing

 

Esse processo consome um certo tempo e não se faz do dia para noite. Precisa ficar claro que, durante esse período, diversos tipos de ações ficarão inviáveis, caras ou menos eficazes.

 

Identifique qual é a prioridade da sua empresa na gestão de marketing digital

Veja o infográfico abaixo e o quadrante entre experiência e maturidade digital da empresa.

 

maturidade e experiencia do time

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Fonte: eKyte

 

Vejamos:

  • Equipe com baixa experiência + empresa com baixa maturidade digital:
    Ou seja, uma empresa que está iniciando no marketing digital com sua própria equipe, que fazia apenas o marketing tradicional.

Prioridade: conhecimento.

  • Equipe com alta experiência + empresa com baixa maturidade digital:
    Ou seja, uma empresa que está iniciando e contratou uma agência ou criou um departamento de marketing digital com profissionais do mercado.

Prioridade: planejamento.

  • Equipe com alta experiência + empresa com alta maturidade digital:
    Estamos falando de um pioneiro ou líder, que tem uma equipe experiente e completa.

Prioridade: compliance.
Ou seja, padronização para que todas as ações sigam os conceitos da marca, nenhuma campanha se sobreponha à outra e para que os recursos trabalhem em sincronia.

 

Agora analise em que momento a sua empresa se encontra e priorize o que é mais importante.

 

Como fazer a gestão de marketing digital

 

Defina os objetivos e meça o tempo todo para aprender e evoluir. É um processo que precisa de sincronia e persistência dos gestores.

 

A cada rodada nova de campanhas e estratégias de marketing digital a expertise da sua equipe e a maturidade digital da sua empresa deve evoluir também.

 

O resultado desse processo será uma melhora significativa dos resultados da empresa.

 

Como funciona o ciclo contínuo do marketing digital?

 

Com duração limitada de tempo, as ações sempre surtem resultados e aprendizados. A gestão de marketing é responsável por todo ciclo que podemos resumir desta forma:

 

Planejamento > Criação > Aprovação > Publicação > Monitoramento > Aprendizagem > Aprimoramento > Repetição do processo com mais inteligência.

 

Quais são as fases da gestão de marketing digital?

 

Com diferentes habilidades que se complementam, a gestão se divide em 4 importantes fases onde o sucesso de uma depende ativamente da outra. Veja quais são:

 

Estratégia >> Produção >> Performance >> Conhecimento

 

Estratégia: Briefing, análise, aprovação e envio para produção.

Produção: Briefing, análise, conceito, redação, design, homologação, construção e publicação.

Performance: Divulgação, monitoramento e otimização

Conhecimento: Aprendizado humano, aprendizado de máquina, aprimoramento da base estatística, provimento de inteligência para a estratégia.

 

Origem das demandas do marketing Digital

 

As demandas chegam de diversos canais e origens: campanhas, projetos, do cliente, da equipe ou de forma avulsa.

 

Um grande desafio é atender as tarefas e controlar toda a produção. Para isso precisamos:

  • Definir os mecanismos de entrada, processos e ferramentas;
  • Centralizar a demanda e transformá-las em tarefas de forma visual;
  • Priorizar as tarefas mais importantes de forma inteligente;
  • Estabelecer uma comunicação fluida entre as equipes e clientes;
  • Dimensionar e capacitar o time de marketing;
  • Cumprir com os prazos e expectativa de qualidade;

 

Profissionais que compõe uma equipe de marketing digital

 

Sabemos que existem diversas formas de nomenclaturas para a mesma função / cargo dentro da área de Marketing Digital. Ainda mais se a sua empresa prefere utilizar os nomes dos cargos em Inglês.

 

Não existe certo ou errado aqui e vamos listar a forma mais simples de uma equipe padrão.

Para montar uma equipe de Marketing Digital padrão para sua empresa, será necessário a contratação de:

 

  1. Diretor ou Gerente de MKT, CMO ou Gestor da área.
  2. Coordenador de Marketing.
  3. Analista de Marketing Digital.
  4. Assistente de Marketing Digital
  5. Redator
  6. Designer – Criação
  7. Desenvolvedor web – Front-end e Back-end

 

Em um padrão médio de salários, a sua empresa estará investindo em média R$ 45.000,00 em salários + benefícios + impostos (base 2021) segundo pesquisas de mercado.

 

Quanto custa uma equipe mais enxuta de Marketing Digital

 

Onde um profissional terá que desempenhar mais de um papel dentro do cenário ideal.

 

  1. Analista e coordenador.
  2. Assistente e redator.
  3. Designer e desenvolvedor web

Neste cenário, entendemos que a qualidade da entrega já cai bastante pois, cada profissional terá que desempenhar funções que não são sua especialidade. Uma base de investimento para esse cenário ficaria em média R$ 17.000,00 em salários + benefícios + impostos (base 2021) segundo pesquisas de mercado.

 

Quanto custa uma equipe completa e ampla de Marketing Digital para sua empresa

 

Com um orçamento maior, conseguimos fragmentar as atividades em um maior número de especialistas, veja como ficaria.

 

  1. Especialista de Redes Sociais.
  2. Analista de SEO e Analista de CRO.
  3. Profissional de UX (usabilidade).
  4. Cientista de dados (BI).
  5. Growth Hacking.
  6. Analista de marca.
  7. Programador front-end.
  8. Programador back-end.
  9. Arquiteto de Softwares – Sistemas
  10. Especialista em infraestrutura – Banco de dados – servidor
  11. Redator
  12. Designer
  13. Mídia – ADS
  14. Analista de MKT
  15. Assistente MKT
  16. Coordenador de MKT
  17. CMO – Gestor da área de marketing

 

Com um time completo de Marketing Digital, sua empresa terá um investimento médio de R$ 87.000,00 em salários + benefícios + impostos (base 2021) segundo pesquisas de mercado.

 

A gestão de marketing digital é a responsável pela contratação, treinamento e infraestrutura necessária (Maquinário adequado, plataformas SaaS, Softwares, suporte, Internet), capacitação e divisão de responsabilidades do time.

 

Vantagens da terceirização do Marketing digital com uma agência especialista

 

Uma outra opção vantajosa é a terceirização da sua área de Marketing Digital com uma agência especializada.

 

A contratação é feita com base em um escopo de atividades pré-determinadas (fechado) ou banco de horas a ser utilizado sob demanda.

 

Aqui você teria um investimento menor em pessoal (para fazer o acompanhamento junto a agência) e cobraria os resultados de um único pilar (agência).

 

Outro fator é a questão de encargos e riscos trabalhistas que se envolve na contratação de funcionários para qualquer empresa.

 

Sem contar ainda com o investimento em infraestrutura que será feito pela a agência e não mais pela empresa.

 

São alguns dos benefícios de terceirizar a área de Marketing Digital para sua empresa.

 

Considere um investimento de pelo menos 50% menor sobre as outras opções.

 

* Lembrando que é uma estimativa de valores e cada caso deve ser individualizado e respeitado as características de cada negócio.

 

Como ser eficiente na gestão de marketing digital

 

Com uma boa gestão de mkt digital esperamos ter mais resultado com menos investimentos.

 

Traduzindo:

 

Fazer mais = mais resultado: nos referimos ao retorno final em vendas ou meta projetada. Bem diferente de fazer mais no sentido de ter mais criações ou tarefas desenvolvidas.

Com menos = menor custo: planejar e produzir com menor custo de mão de obra ou obter o maior retorno possível sobre os investimentos em mídia (ROAS), fruto de otimizações e estratégias mais assertivas durante o processo.

 

Os erros mais comuns na gestão de MKT Digital

 

Alguns dos principais erros que os gestores precisam superar para não prejudicar todo o processo:

 

Erro na própria estratégia: Quando o analista dimensiona uma quantidade equivocada de ações e o budget é inviável para cumprir o planejado.

 

Exemplo: Foi definido 1 postagem por dia nas redes sociais de forma orgânica (sem impulsionamento).
O ideal seria uma vez por semana por ser um canal que não gera resultados nem para pagar o investimento da criação.

 

Erro de produção: O profissional não utiliza padrões validados ou templates para otimizar sua hora de criação.
Além disso, acarreta várias revisões adicionais por conta de ser um conceito novo a cada criação.
Além de custar caro, essas apostas podem comprometer a performance das campanhas.

 

Erro de performance: Muitas variedades de publicações para um orçamento reduzido. Diversos públicos diferentes para as campanhas.
Isso acarretará em uma tempestade perfeita! Rodarão vários anúncios para uma pequena parcela de público e o resultado será desastroso.
Alcance muito baixo e difícil chegar a uma conclusão de qual caminho seguir com tantas informações picadas.

 

Erro de conhecimento: Tomada de conclusão com base no “achismo” por falta de conhecimento adequado.
Não há expertise ou cultura para a análise correta dos dados após o termino de uma campanha.
Querer alterar toda a campanha e iniciar novamente (melhorar o criativo, fazer outro tipo de publicação, ampliar o público).

 

Resumindo os erros para facilitar o seu entendimento:

 

  • Iniciar sem estratégia e planejamento adequados;
  • Insistir em volume antes da qualidade;
  • Não saber analisar métricas e interpretar os dados corretamente;
  • Pensamento imediatista, sem visão de longo prazo;

 

Principais ferramentas para a gestão do marketing digital

 

Com a explosão de novas soluções no mercado nos últimos anos, listaremos aqui algumas das principais ferramentas utilizadas pelas equipes de marketing digital.

 

Em sua grande maioria, são ferramentas que fazem apenas uma parte do processo (execução) e não pensam na gestão de marketing como um todo.

 

Separamos as ferramentas que empregamos em cada fase da gestão de marketing digital:

 

Estratégia: Pacote Microsoft ou Google Docs, mindmeister (mapa mental)

Produção: Asana, Basecamp, Zendesk, Artia, Trello, Runrun.it, Wrike

Performance: MOZ, SEMrush, Ubersuggest, Cyfe, Hotjar, Google (data studio, console, analytics – todas).

Conhecimento: HUBspot, RD Station, Rockcontent, Facebook, Google ADS

 

Conheça as principais atividades desenvolvidas no Marketing Digital

 

Cada projeto é um desafio único dentro das atividades do Marketing digital de sucesso. Listarei aqui algumas das mais comuns e importantes atividades desenvolvidas neste processo:

 

Tarefas de Criação

 

  • Artigo para Blog
  • Logotipo / Marca / Identidade visual
  • Anúncios em geral e seus diferentes formatos
  • Vídeos e produção
  • Webinars / Meeting
  • Layout gráfico (banner, impressos, propagandas, papelaria)
  • Relatórios
  • Apresentações
  • E-mail marketing e Newsletter
  • Podcast
  • Perfil em redes sociais
  • Página de site ou Landing Pages
  • Material rico (eBook, infográfico, planilhas inteligentes)
  • Release / comunicados
  •  

Tarefas de planejamento de Marketing

  • Campanhas (de mídia ou off-line)
  • SEO (planejamento)
  • Automação de marketing
  • Calendário de publicações
  • Planejamento estratégico de Marketing
  • Eventos / Palestras / Cursos

 

Tarefas de configuração

 

  • Instalação de Código de monitoramento nas ferramentas (Google ADS, Analytics, Pixel Redes Sociais)
  • Configuração de metas
  • Instalação de plugins de acompanhamento
  • Configuração de mídia e canais
  • Plataformas (sites, e-commerces, blogs e Apps)
  • Ferramentas de automação e monitoramento (RD Station, Hub Spot, Mlabs)

 

 

Tarefas de Divulgação

 

  • Divulgação ou impulsionamento nas plataformas (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Tic-Toc)
  • Otimização e revisão de campanhas existentes

 

Tarefas de monitoramento

 

  • Campanhas e anúncios
  • Redes Sociais
  • Atendimento SAC 4.0, Canais e Fóruns
  • Concorrentes
  • SEO
  • CRO
  • Automação do Marketing
  • CRM

 

Tarefas diversas inerentes ao Marketing Digital

 

  • Atualização de planilhas
  • Dados e informações em websites
  • Contratação de plataformas e ferramentas
  • Contratação de fornecedores
  • Agendamento de reuniões
  • Pesquisas diversas
  • Documentação

 

Como fazer a gestão de tarefas no MKT Digital

 

Este é um dos maiores desafios. Gerir diversas tarefas em execução ao mesmo tempo, realizadas por diversos profissionais diferentes, criar um fluxo ágil e colaborativo para realizar as entregas.

 

Isso requer cuidados extras especiais para criar fluxos e processos que mantenham a produtividade desejada.

 

O entendimento das rotinas diárias, semanais e mensais é primordial. Automatize tudo aquilo que for recorrente dentro deste processo.

 

Diferença entre tarefa e fluxo de trabalho

 

Tarefa é qualquer atividade para realização de uma entrega e pode surgir de uma campanha, projeto, do próprio cliente ou ser criada de forma aleatória e avulsa.

 

Já o fluxo de trabalho são as etapas e personagens envolvidos para entregar uma determinada tarefa do início ao fim (definição – conclusão – monitoramento).

 

Principais tipos de tarefas na gestão de marketing digital

 

Diárias: Organização e priorização de demanda, reunião de planejamento, execução de tarefas, engajamento nas redes sociais (atendimento SAC), Monitoramento e ajustes de campanhas.

 

Semanais: Monitorar e otimizar campanhas, criar anúncios e conteúdo, publicar nas redes sociais, monitorar e evoluir o website / blog.

 

Mensais: Acompanhamento de metas, criação de relatórios de desempenho, reunião estratégica com superiores ou clientes, planejamento de próximas campanhas.

 

Conclusão

 

Devido ao grande volume de tarefas e afazeres na gestão de Marketing Digital, é essencial que o gestor tenha processos e ferramentas que lhe trarão mais produtividade e desempenho.

 

O mercado é cada vez mais competitivo e o alto desempenho determinante para o resultado das empresas.

A Agência Next4 possui experiência de 16 anos no mercado Digital e mais de 700 clientes atendidos.

Auxiliamos empresas planejar, produzir e otimizar campanhas de Marketing Digital com o objetivo de ganho de escala e performance.

 

Fale agora com um especialista e conte-nos qual é o maior desafio da sua empresa. Com toda certeza teremos uma solução criativa para as suas necessidades atuais.

 

Fonte: ekyte guia
Referências: Material ekyte, Agência Next4.


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