16/09/2021 às 15h31min - Atualizada em 20/09/2021 às 09h22min

Publicitário se inspira no mundo do entretenimento para a criação de Speed Arts interessantes

Em seu canal do Youtube, Régis Mathias mostra o processo criativo de cenários inspirados em filmes, séries e jogos

SALA DA NOTÍCIA Fabiene Mattos
Arquivo pessoal
O mundo do entretenimento tem o poder de influenciar o comportamento do público e serve como estímulo para a criatividade de muitas pessoas. Ideias retiradas de filmes, séries e jogos eletrônicos são usadas com frequência como base de processos criativos interessantes e, até mesmo, como fonte de inspiração para profissionais de áreas que vão da engenharia à comunicação.

Régis Mathias é um desses profissionais que encontrou na Speed Art a liberdade para criar e elaborar projetos seguindo suas próprias ideias, sem precisar dosá-las. Publicitário de formação, construiu seu canal do YouTube como uma válvula de escape, onde mostra o processo criativo de cenários criados a partir de ideias retiradas das telas do cinema.

O artista se aventurou no programa de criação Photoshop aos 15 anos de idade, para expressar a paixão por uma série por meio do desenvolvimento de wallpapers e banners sobre ela. Autodidata, aprendeu a prática por meio de tutoriais na internet e assistindo a outros vídeos já gravados que abordavam a técnica. “Essa habilidade me levou a escolher a faculdade de Propaganda e Marketing alguns anos depois, mas, com pouco tempo livre, precisei me afastar um pouco desse hobby para dar conta das demandas diárias”, comentou Régis Mathias.

Com 35 anos, vinte anos depois, voltou à prática para aliviar as frustrações que a vida profissional lhe trazia, as horas criando funcionavam como uma terapia, uma vez que, profissionalmente, era necessário seguir as orientações do cliente e, nem sempre, iam de acordo com o que ele imaginava e achava visualmente atrativo.
Logo que retornou, percebeu que, embora tinha bastante desenvoltura e conhecimento, sua técnica estava extremamente limitada. Isso o empurrou a recuperar o tempo perdido e atualizar muitas das suas técnicas e da sua visão. Aliás, uma dica do creator é que as pessoas interessadas se mantenham em constante atualização, uma vez que novas ferramentas para esse tipo de trabalho surgem a cada dia.

A inspiração vem de todos os lados

Régis explica que as ideias podem vir de qualquer lugar e qualquer momento: assistindo um filme, jogando videogame, ouvindo uma música. O conceito surge na mente e é quando se inicia o processo de construção da imagem mentalmente, tendo como inspiração os pôsteres de filmes e trailers que tanto marcam a vida das pessoas. A média de construção de uma imagem vai de dois dias, como a criação de Arabian Nights, até dois meses, como foi com Exit Strategy, uma vez que todo o processo depende da disponibilidade de imagens e o quão complexa é uma cena.

Muitas dessas imagens partem de um storytelling: algo acontece, vemos na imagem o presente se desenrolando, e supomos qual será o final. Com a imagem pronta na sua cabeça, inicia-se a busca pelos assets (as imagens que compõe a manipulação), e nessa parte vale tudo: roubar uma árvore de uma foto, o céu de outra, mesclar tudo e construir um horizonte, e assim vai. A última coisa que acrescenta é a sua própria foto. “Comecei a usar minhas próprias fotos como modelo, assim consigo ter mais controle sobre perspectiva, luz, pose e até mesmo atitude, deixando mais fácil o já tão complexo trabalho de fazer uma manipulação de imagem”, comenta Régis.

Durante a pandemia, a audiência do seu canal aumentou significativamente, o vídeo "Expecto Patronum", inspirado no mundo de Harry Potter, por exemplo, teve um crescimento de 100% nas visualizações diárias. Durante o isolamento social, Régis também desenvolveu maior inspiração, como na manipulação " Crushed Kingdom", inspirada em Candy Crush, onde ele criou uma maquete com doces de verdade, papel-marchê e uma técnica de escultura em papel chamada quilling.

Por encarar a produção do canal no Youtube como uma válvula de escape de um publicitário que passou a vida ouvindo de clientes "aumenta o logo e o telefone", não investiu em parcerias com marcas, afinal, se um cliente ou alguma empresa entra na equação, ele acaba perdendo a liberdade que é justamente o que lhe dá tanto prazer em produzir. Mas é claro que isso pode mudar um dia, caso as ideiam entre criador e marca estejam em sinergia.

Em todo vídeo novo publicado, recebe dois ou três pedidos de orçamento (sem contar aqueles que pedem que algo seja criado de graça) de empresas e, embora se sinta extremamente honrado pelo interesse, sempre acaba rejeitando as propostas. Realmente não é uma situação que o deixa cômodo. “Seria como montar um quebra-cabeça com metade das peças da minha caixa e a outra metade da caixa do cliente ou da empresa. Então eu fico bem feliz em ter o canal somente como hobby”, finaliza.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp