16/09/2021 às 11h43min - Atualizada em 20/09/2021 às 09h22min

Recicla Orla realiza mutirão de limpeza na praia do Leme neste sábado

Projeto de sustentabilidade criado pela Orla Rio fará ação especial no dia mundial de limpeza

SALA DA NOTÍCIA Redação
Divulgação/Maurício Pereira
No próximo sábado, dia 18, o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos criado pela Orla Rio em parceria com a Pólen, vai realizar um mutirão de limpeza na praia do Leme em prol do World Cleanup Day (dia mundial de limpeza). A ação começará às 10h, no Espaço A, reunindo voluntários e também contará com uma roda de conversa com pesquisadores. O quiosque localizado próximo ao posto 01, será o ponto de apoio para o mutirão e é conhecido por realizar ações socioambientais como o projeto filosofia na praia, e mesmo antes mesmo de abrigar um ponto de entrega voluntária da iniciativa, já faziam a separação de alguns resíduos.

A ação é aberta ao público, para quem quiser contribuir, assim como participar do bate-papo sobre o meio ambiente, que terá como intuito conscientizar a população sobre as toneladas que são descartadas de modo incorreto na natureza e como isso afeta todo o ecossistema.

Entre eles os presentes estarão Vinicius Peruzzi (professor de Biologia Marinha da UFRJ), Bruno Meurer (professor da Universidade Santa Úrsula e um dos responsáveis do CRAS USU), Natalie Freret Meurer (professora da Universidade Santa Úrsula e uma das responsáveis do projeto Cavalos Marinhos) e Ana Paula Ramos (Diretora do Departamento de Gestão Ambiental e Territorial da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente).
“É muito importante para nós sempre relembrarmos e conscientizarmos a população do descarte correto do lixo. A Orla Rio criou o projeto Recicla Orla há dois anos como forma de contribuir com o meio ambiente e essa natureza que o carioca gosta tanto de desfrutar. Estamos em franca expansão dos pontos de entrega voluntária, só no primeiro ano já conseguimos dar destino correto para mais de 138 toneladas de resíduos com apenas sete PEVs. Acabamos de atingir 53 pontos e temos perspectiva de instalar em toda a extensão que estamos presentes do Leme ao Pontal e recolher 200 toneladas por mês.” explica João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Desde 2019, a Orla Rio, concessionária que administra 309 quiosques do Leme ao Pontal, vem implementando programas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), sendo um deles o Recicla Orla. O projeto criado há dois anos conta com 53 pontos de entrega voluntária (PEVs) instalados em quiosques de Ipanema, Leblon, Copacabana e Leme reciclando mais de cem toneladas de resíduos por mês. Atualmente, a iniciativa está expandindo para toda a zona sul e prevê, até o final de outubro, um total de 56 PEVs à disposição dos frequentadores e moradores das regiões para o descarte adequado de resíduos sólidos.

Serviço:
Data: 18/09 (sábado)
Horário: 10h (abertura mutirão); 10h10 (início mutirão); 11h10 (início bate papo com Ana Paula Ramos de Almeida e Silva, Vinicius Peruzzi, Bruna Meurer e Natália Meurer.
Local: Quiosque Espaço A - Av. Atlântica, próximo à rua Padre Antônio Vieira - Leme.

Sobre a Orla Rio  
A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2018, a concessionária investiu mais de 133 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia, deixando um importante legado para a cidade. Mais informações: www.orlario.com.vc   

Sobre o Recicla Orla 
O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Desde o início do projeto já foram recicladas mais de 138 toneladas de matérias, sendo 44 de plásticos, 51 de papéis e 35 de vidros. Atualmente, são 53 PEVs distribuídos pelos quiosques do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Mais informações: www.reciclaorla.com.br/

Sobre a Polen 
A Polen foi fundada em 2017, pelo ecólogo Renato Paquet, que atualmente também é Diretor Presidente de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS) e membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN, e por seu sócio, Lucas Sarmento, economista e especialista em tecnologia blockchain. www.brpolen.com.br/  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp