08/09/2021 às 15h55min - Atualizada em 20/09/2021 às 09h21min

Macunaíma renasce em game para Centenário da Semana de Arte Moderna

Projeto da USP propõe novas releituras do personagem ícone da cultura brasileira

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
arquivo
Macunaíma vai renascer e se transformar em jogos para estar presente no Centenário da Semana de Arte Moderna. O ressurgimento do personagem ícone da cultura brasileira é uma das propostas do IX Festival Games for Change América Latina, que será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, de forma on-line.
 
O projeto é aberto para os alunos do 90 ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico, assim como alunos de graduação e pós-graduação interessados em criar games, jogos de carta, tabuleiros, contação de histórias, áudio-jogos, entre outras iniciativas. As propostas podem ser apresentadas para a organização do evento (confira link abaixo). Os projetos selecionados receberão bolsas de estudo.
 
O projeto é uma parceria do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) e do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo com a rede internacional Games for Change América Latina, coordenada pelo professor Gilson Schwartz.
 
“Vamos brasilianizar o mundo com a universidade formando novas redes, novos espaços de criatividade, produção do conhecimento, de liberdade de expressão, de transformação social, inclusão, preservação e até estímulo à diversidade, que são características da obra clássica Macunaíma e do programa do modernismo brasileiro”, provoca Schwartz.
 
A abordagem lúdica para o personagem icônico da cultura brasileira chega em um momento de urgência para abrir novas perspectivas. “A atitude que estamos buscando é uma ruptura com criatividade, não com violência. A proposta é resgatar o nosso passado e nossa memória para criar perspectivas de educação, de divertimento e de um lazer que seja sustentável”, ressalta o professor da ECA.

Mais informações sobre o projeto Macunaíma Digital estão disponíveis no podcast https://youtu.be/KRYWw-PCAS0

Os interessados no projeto podem acompanhar as notícias no site da Games for Change América Latina: https://latam.gamesforchange.org/.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada
Edmir Nogueira – edmir@libris.com.br – (11) 98937-3503
Marco Berringer – marcopaulo@libris.com.br 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp