13/09/2021 às 17h44min - Atualizada em 20/09/2021 às 09h21min

Alykham Karim conquista pequenos produtores e cresce

Mais de R$1milhão de faturamento mensal pequenos produtores

SALA DA NOTÍCIA Debora Legnani
 
Após lançamento de marketplace especializada em vinhos, bebidas e alimentos premium no final de 2020, Sonoma Market vem se consolidando como hunter de pequenos produtores pelo Brasil. Empresa também é canal de vendas de outras importadoras – curador de curadores.
 
Comandada pelo empresário californiano (apaixonado e especialista em vinho) Alykhan Karim, o marketplace Sonoma Market comemora os bons resultados e a ampliação de mercado, após a virada do core business da empresa no final do ano passado. Virada esta não somente na atualização da marca, mas também numa mudança completa no modelo de negócio.
 
Desde então a empresa deixa de ser somente varejista e passa a ser uma Plataforma www.sonoma.com.br, permitindo que pequenas vinícolas e produtores de bebidas e comidas artesanais, importadoras especializadas e distribuidoras locais possam engajar e vender diretamente para consumidores que buscam qualidade na curadoria e uma conexão mais direta ao que estão consumindo. “Através da Plataforma, acessível por website desktop e mobile e em breve por aplicativo, hoje os Sellers chegam a vender quase um milhão de reais por mês através da Plataforma, oferecendo alimentos e bebidas de alta qualidade onde os consumidores podem explorar a seleção de dezenas de produtores e curadores”, explica Alykhan que ressalta a marca de 40 sellers e 1.200 itens atualmente disponíveis dentro da plataforma. Com expectativa de aumento para 4mil itens até o final do ano. E o melhor: dos 40 Sellers, 25 são empresa pequenas ou familiares, embasadas pelo Simples Nacional, que vendem mais de 20mil reais por mês através da Plataforma. Na prática isso representa que Sonoma alavanca os negócios e faturamento de seus parceiros. Buscando por novos consumidores e cuidando de toda a logística e tecnologia.
 
Mesmo com toda a competitividade no mercado de engajamento digital dentro do ramo de alimentos e bebidas, a empresa cresceu 205% no ano passado no break even (ponto de equilíbrio entre receita e custo). A expectativa do crescimento para 2021 e mais de 60%.
 
Outro fator atrativo para as marcas e importadoras (sellers) é que o Sonoma Market oferece um “full service” completo através dos dark fulfillment centers (solução de logística para e-commerce) que engloba armazenagem, manuseio, transporte, atendimento e pós venda. Permitindo que produtos tanto de grandes importadoras, como de pequenos produtores alcancem consumidores em diversas cidades do Brasil.
 
Dentre essas histórias de parcerias de sucesso “Seller e Sonoma Market”, a vinícola gaúcha Faccin Vinhos é uma delas. Comandada por Antonio e Bruno Faccin (pai e filho), a empresa familiar de origem italiana, já é a terceira geração de viticultores na região de Monte Belo do Sul, no Rio Grande do Sul. “Hoje a empresa oferece todos os seus vinhos através do Sonoma Market, com uma venda mensal considerável, que chegou a ser a maior fonte de receita única para a empresa”, comemora Alykhan.
 
Mesmo caso também de grandes nomes já conhecidos pelo mercado e consumidores, como a premiada vinícola brasileira Era dos Ventos, comandada por Luiz Henrique Zanini. Seus vinhos cults e em alta - pequenas produções de cepas tradicionais do norte da Itália, muitos quase extintos - está no marketplace há 3 meses e através da Sonoma vem conseguindo oferecer sua linha completa de vinhos para todo o Brasil, algo impossível anteriormente.
 
Nesse carrossel de cases de sucesso com os sellers, há ainda a importadora paulista de Leandro Chicarelli, a Galeria de Vinhos onde a Sonoma Market é uma das principais fontes de receita da empresa e a marca de risoto de altíssima qualidade, Il Riso que integrado diretamente na plataforma, já aumentou alcance através das mídias sociais e pelas dezenas de milhares de pessoas que acessam a nova categoria de alimentos no site da Sonoma Market.
 
“A transição para Sonoma Market de ser varejo para fazer parte das vendas online foi uma mudança impactante. Hoje, 60% da equipe não operacional faz parte da equipe de tecnologia: engenheiros, designers de UX, gerentes de produtos. Transição esta que levou os sellers da empresa a terem resultados positivos não somente na área comercial, mas também de posicionamento. Expansão de suas marcas para todo o Brasil. “Sonoma Market virou curador de curadores, não só dentro do ramo de vinhos, que sempre fará parte da nossa DNA, mas também do universo de alimentos e bebidas no geral. E para os próximos meses, o mercado pode esperar por novas conquistas, pois teremos ainda mais destaques e diversidade em nosso portfólio através de novos sellers com maior foco nos pequenos produtores e artesões que vem fazendo um excelente trabalho no Brasil”, adianta o CEO.
Conheça mais sobre a Sonoma Market em: www.sonoma.com.br e siga-nos em @sonomabrasil 
 
 
Sobre a Sonoma Market 
Criada pelo empresário californiano, Alykhan Karim, o Sonoma Market é uma empresa de modelo “marketplace” capaz de oferecer os melhores produtos do mercado nacional e internacional, seja de vinhos, destilados e alimentos de alta qualidade. A empresa oferece um sistema fulfillment ”full commerce”- um conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final. Hoje o Sonoma Market conta com mais de 1.000 produtos em sua vitrine online (com previsão de chegar a 4.000 até o final de 2021). Vinhos, acessórios para bebidas, massas, azeites, embutidos, destilados, queijos, chocolates entre outros. 
 
Sobre o CEO 
Alykhan Karim é empresário, CEO e co-fundador do Sonoma Market, principal marketplace digital de bebidas e alimentos de alta qualidade da América Latina. Nascido na Califórnia, se formou em Política, Economia e Relações Internacionais, com foco na América Latina, com um dual Bacharel da Brown University. Após começar sua carreira em Wall Street como Equities Trader no fundo de investimento Trillium Management, migrou para o mundo da tecnologia e formou parte da equipe fundadora da Oppa, antes fundar e virar CEO da Sonoma Vinhos e depois Sonoma Market.
 
Serviço:
Site: sonoma.com.br
Contato para sellers: comercial@sonoma.com.br

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