17/09/2021 às 12h46min - Atualizada em 20/09/2021 às 09h21min

Transo, filme do documentarista Lucca Messer, busca retratar a vida sexual das pessoas com deficiência no Brasil

Projeto autoral, produzido de maneira independente, filme pretende mostrar a pluralidade e quebrar os tabus que rodeiam a sexualidade dos deficientes no país

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Um documentário em media-metragem que busca afirmar a vida sexual das pessoas com deficiência no Brasil, compartilhando abertamente as suas histórias e experiências. Em síntese, esta é a proposta do projeto Transo, do documentarista Lucca Messer, que acaba de lançar teaser com algumas das personagens que comporão a produção, com previsão de lançamento para 2022.

O documentário – produzido por Lucca Messer de maneira independente – contará com a participação de pessoas de vários pontos do Brasil, de diversas idades e com diferentes tipos de deficiência, visando unir suas vozes para a afirmação de sua sexualidade.

Para isso, Lucca Messer deu início a uma pesquisa minuciosa, em que notou a triste ausência de produções audiovisuais nacionais, que abordassem o tema da sexualidade de pessoas com deficiência no Brasil. Em seguida, munido apenas de câmera e tripé, o cineasta iniciou as filmagens em maio de 2021, buscando retratar a pluralidade sexual destas pessoas e enfatizando também as suas identidades de gênero, com o objetivo de derrubar os diversos tabus que rodeiam o tema.

Dentre os participantes do documentário, destaque para uma das idealizadoras do projeto, a atriz Mona Rikumbi (50 anos), a primeira cadeirante negra a atuar no Theatro Municipal de São Paulo. O filme contará ainda com a participação de personalidades como a paratleta Nilda Martins (63 anos, São Paulo), a ativista Flávia Diniz (36 anos, Rio de Janeiro) e o modelo e ativista Daniel Massafera (33 anos, São Paulo).

Também participam da documentário Kollinn Costa Benvenutti (Homem Trans, 24 anos, Santa Catarina), Ana Maria Norberto (51 anos, São Paulo) e Zilda Gonçalves (50 anos, São Paulo). Como a produção está em curso, este elenco de entrevistados para o filme ainda será acrescido.

Quebrando Tabus - “Busquei enquadrar e focar os entrevistados para que suas deficiências se tornassem secundárias, já que não é isso que as define. Foram conversas ótimas, sem tabus e sem barreiras”, enfatiza Lucca Messer.

Sobre o projeto ser realizado de maneira autoral e independente, Lucca Messer destaca que “ao assumir este conceito, tive mais liberdade e pude ter uma aproximação maior com os entrevistados, possibilitando uma intimidade que os deixou mais à vontade”.

Paralelamente ao lançamento do teaser do documentário, Lucca Messer, colocará no ar a “Plataforma Transo”, com página no Instagram que reunirá bate-papos, entrevistas e making of das gravações. “Será uma maneira de falar sobre o tema e, quem sabe, conhecer novas histórias para o doc”, adianta o documentarista.

Além disso, diante da abrangência do tema, não estão descartadas novas produções com novos personagens relatando as suas histórias.

Lucca Messer – Lucca Messer nasceu na Inglaterra, mas veio para o Brasil aos 4 anos, quando seus pais mudaram-se para São Paulo. Decidiu ingressar na fotografia aos 17 anos e, aos 19, iniciou-se na profissão como assistente de profissionais como Mario Testino. Em seguida, passou a dedicar-se a projetos autorais, trabalhando com cinema e fotografia entre São Paulo e Londres. Atualmente se dedica à produção de conteúdo e documentários de impacto social para marcas, além de implementar estratégias transmídia em seus projetos. Em 2019, ele fundou a ONG Assim Somos, agência que representa, capacita e cria conteúdo com artistas com deficiência.

LANÇAMENTO DO TEASER DO DOCUMENTÁRIO “TRANSO”

FICHA TÉCNICA
Projeto Documental: Lucca Messer
Produção: Lucca Messer e Mona Rikumbi
Figurinos: Flávia Rosette
Participações até o momento: Mona Rikumbi, Nilda Martins, Flávia Diniz, Daniel Massafera, Kollinn Costa Benvenutti, Ana Maria Norberto, Zilda Gonçalves

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=0mIeXJ69-ao
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp