Lula conversa com Pedro Sánchez e confirma viagem à Espanha
Líderes criticaram guerra no Oriente Médio e compartilharam o desejo de que as negociações de paz possam ter início sob o amparo do direito internacional.
Lula também confirmou participação na quarta reunião de alto nível do grupo "Em Defesa da Democracia", prevista para o dia 18 de abril, também na cidade catalã.
Notícias relacionadas:
- Guerra do Irã viola Carta da ONU, diz missão internacional .
- Lula faz apelo à paz, condena corrida armamentista e critica ONU.
Lula e Sánchez também conversaram sobre a situação no Oriente Médio, no contexto do conflito armado travado entre Estados Unidos e Israel contra o Irã. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, ambos compartilharam o desejo de que a guerra possa chegar a um fim com a maior brevidade possível e que as negociações de paz possam ter início sob o amparo do direito internacional.
Lula e Sánchez ainda reiteraram compromisso com o multilateralismo como caminho para construção da paz e do desenvolvimento sustentável.
Contrário à guerra, o presidente do governo da Espanha provocou a irritação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após negar o uso de bases militares no sul do país para o lançamento de ataques contra o Irã. O norte-americano chegou a ameaçar cortar relações comerciais com o país europeu, mas Sánchez vem mantendo a posição de não cooperar em favor do conflito armado.
Todo o conteúdo é gerado pela Agência Brasil - Empresa Brasil de Comunicação
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2026-03/lula-conversa-com-pedro-sanchez-e-confirma-viagem-espanha