Flotilha Yaku Mama chega à COP30 com demandas de povos indígenas

Embarcação saiu do Equador e passou pela Colômbia até chegar a Belém. Iniciativa foi idealizada por entidades indígenas da região, entre elas a brasileira Apib.

Por Agência Brasil
2 Min


logo-agenciabrasil.svg

Mais de 60 lideranças e ativistas ambientais concluíram uma viagem de barco de 25 dias e chegaram a Belém nesta segunda-feira (10) para apresentar reivindicações durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).  ebc.png?id=1667059&o=rss ebc.gif?id=1667059&o=rss

A iniciativa foi idealizada por entidades indígenas da região, entre elas a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). A flotilha Yaku Mama saiu do Equador e passou pela Colômbia até chegar a Belém.


Notícias relacionadas:A porta-voz da Flotilha Yaku Mama, Lucia Ixchiu, diz que o objetivo é criar estratégias conjuntas entre os povos indígenas. 

“Para nós, o mais importante é construir solidariedade além fronteiras, porque a situação mundial é muito difícil. Precisamos, por exemplo, combater a poluição do rio Amazonas”, diz. 



Outra reivindicação é uma maior participação na gestão dos territórios. Também querem acesso à água potável e um combate mais efetivo à mineração, à exploração de petróleo e à violência contra os povos originários.


O líder indígena Pablo Inuma Flores, da região do Baixo Madre de Diós, no Peru, disse que é preciso dialogar de forma construtiva. 



“O objetivo é ter combustíveis limpos, que não poluam e evitar derramamentos queremos zero combustíveis fosseis, zero mineração ilegal, zero extrativismo, zero desmatamento e zero extração ilegal de madeira”.  



Todo o conteúdo é gerado pela Agência Brasil - Empresa Brasil de Comunicação


Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-11/flotilha-yaku-mama-chega-cop30-com-demandas-de-povos-indigenas
FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-11/flotilha-yaku-mama-chega-cop30-com-demandas-de-povos-indigenas