A busca por um estilo de vida mais saudável tem levado cada vez mais pessoas às academias. Mas junto com o aumento da adesão à musculação, também cresceram os casos de dores e lesões nos punhos e mãos. O problema é que, muitas vezes, o uso incorreto dos aparelhos, o excesso de peso ou os movimentos repetitivos acabam sobrecarregando essa região.
No começo deste ano, um caso que ganhou destaque aconteceu em uma academia da Paraíba. Durante um exercício de supino, um homem não conseguiu se soltar do equipamento ao levantar um peso excessivo. Situações como essa mostram como o excesso de carga pode ser perigoso.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Rui Barros, a musculação é uma atividade segura quando praticada com orientação adequada, mas exige atenção aos movimentos e à postura. “Os punhos e as mãos são estruturas muito solicitadas durante os treinos. Quando há excesso de carga ou execução incorreta dos exercícios, podem surgir inflamações nos tendões, entorses e até pequenas fraturas por esforço repetitivo”, explica. “Respeitar os limites do corpo e evitar sobrecarga são medidas essenciais para manter a saúde das mãos e prevenir lesões”, completa.
Cuidados com mãos e punhos durante o treino
A instituição coordena e regulamenta a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. Mais informações em Link.
Raquel Pantaleão – [email protected] / (11) 91112-6611 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] / (11) 97529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani - [email protected] / (11) 99144-5585 WhatsApp
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]