De celulares antigos a geladeiras quebradas e cigarros eletrônicos descartados, o lixo eletrônico é hoje um dos maiores desafios ambientais. Para enfrentar esse problema e estimular o consumo consciente, o projeto “Do Descarte à Arte – Metareciclagem” chega a São João da Barra/RJ, entre os dias 11 e 18 de novembro com uma proposta inovadora voltada para escolas públicas, centros culturais e instituições sem fins lucrativos.
A iniciativa promove oficinas gratuitas de artes plásticas, onde jovens aprendem a transformar resíduos eletrônicos em obras criativas. Ao final, as produções dos alunos serão reunidas em uma exposição aberta ao público, estimulando um diálogo entre educação, arte e sustentabilidade.
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto 'Do Descarte a Arte - Metareciclagem' tem produção da Sancell Produções, apoio da Vast Infraestrutura, Komedi Projetos e SSP Produções e é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal - Do lado do povo brasileiro.
“Apoiar iniciativas como esta reforça o compromisso da Vast com o desenvolvimento sustentável e com o cuidado às comunidades em nossa área de influência. Por meio da nossa Política de Fomento Social, buscamos incentivar ações que aliem educação, cultura e conscientização ambiental, promovendo impacto positivo e duradouro no Norte Fluminense”, ressalta Adriano Lima, diretor de Sustentabilidade da Vast Infraestrutura, empresa apoiadora do projeto, que oferece soluções logísticas e infraestrutura para a movimentação de líquidos no Porto do Açu.
A Vast doou 100 kg de resíduos eletrônicos para as oficinas, como computadores, lâmpadas de led, nobreaks e outros itens que seriam descartados.
Mais do que reciclar, o projeto aposta no conceito de metareciclagem – que vai além da simples reutilização, propondo a ressignificação dos resíduos tecnológicos como matéria-prima para expressão artística, inovação e novas formas de empreender.
Além de incentivar o descarte correto e a conscientização ambiental, a ação busca despertar habilidades criativas e empreendedoras nos jovens, contribuindo para sua formação e preparação para o mercado de trabalho por meio da economia criativa.
A exposição final simboliza não apenas o encerramento das oficinas, mas também a valorização da cultura local e o fortalecimento da comunidade. Por meio das obras, os participantes compartilham visões, reflexões e aprendizados, provocando o debate sobre o impacto do lixo eletrônico e a urgência da sustentabilidade.
Em um cenário em que apenas 4% dos resíduos sólidos no Brasil são reciclados, iniciativas como esta mostram como um grave problema ambiental pode ser transformado em oportunidade de educação, arte e transformação social.
Sobre a Vast Infraestrutura
A Vast Infraestrutura, uma empresa do Grupo Prumo, é a líder no transbordo de petróleo no país e oferece infraestrutura e soluções logísticas para a movimentação de líquidos de forma segura, limpa, eficiente e sustentável. Com atividades iniciadas em 2016, a empresa é proprietária do único terminal privado no país capaz de operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier). Atualmente o terminal de petróleo da Vast (T-Oil), no Porto do Açu, já é responsável por cerca de um terço de toda a exportação de petróleo no Brasil. A companhia também está ampliando o portfólio de serviços por meio da combinação de operações de dutos e tanques de armazenagem voltados para o mercado de petróleo e demais líquidos, com o Terminal de Líquidos do Açu (TLA). Site: https://vastinfra.com.br/
Sobre o Ministério:
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura, contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
Do Descarte à Arte – Metareciclagem" em São João da Barra/RJ
Onde: E.M. Luiz Délio Mendonça
Endereço: Estrada Principal de Campo de Areia -5 Distrito
Quando: 11/11 a 18/11 (exposição final no último dia)
Horários:
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLÁUDIA REGINA CARNEVALLI
[email protected]